R-S

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (R-S)  - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)

RABELO, Jackline

  • Gênese e processo histórico do complexo da arte no cotidiano do ser social na Estética de Lukács (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 19).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62122

RATTO, Cleber Gibbon

  • Educação e humanidades – rastros éticos e políticas do projeto filosófico moderno (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 91 a 104).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7415

RATTO, Franco

  • Vv. Humanitas Studi in memória di Antonio Verri, a cura di A Quarta e P. Pellegrino. Galatina: Mario Congedo Editore, 1999, v. I, pp. XVI, 460; v. II, pp. 510. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 269 a 276).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/745

  • DAMIANI, A. M. La dimensión política de la “Scienza Nuova” y otros estudios sobre Giambattista Vico. Buenos Aires: Editorial Universitária de Buenos Aires, 1998. 160 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 297 a 302).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/729

  • Vv. Metáfora y discurso filosófico, a cura di José M. Sevilla e Manuel Barrios, Madrid, Tecnos, 2000, pp. 236 (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 191 a 194).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/704

  • HIDALGO-SERNA, E., MARASSI, M., SEVILLA, J. M. & VILLALOBOS, J. (Eds.). Pensar para el nuevo siglo. Giambattista Vico y la cultura europea. Actas del Congreso Internacional [Sevilla, 4-9 ottobre 1999]. Napoli, La Città del Sole, 2001, I-III, pp. 1259 (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 191 a 200).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/688

  • BATTISTI, Eugenio. Archeologia industriale, architettura, lavouro, tecnologia, economia e la vera Rivoluzione Industriale; a cura di Francesco Maria Battisti, Prefazione di Paolo Galluzzi, com contributi di Aldo Castellano, Ornella Selvafolta Milano: Jaca Book, 2002. 357 pp. e 154 [illustrazioni] (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 193 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/675

  • Thomas Hobbes e la fondazione della politica moderna, a cura di Giuseppe Sorgi, Milano, Dott. A. Giuffrè Editore, 1999, p.847. (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 215 a 218).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/635

  • Motivi di uma rilettura delle Vici Vindiciae (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 81 a 100).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/609

RECH, Hildemar Luiz

  • Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 853 a 889)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52620

REIS, Andréia Ermantina

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119

  • BURKE, Peter. A revolução francesa da historiografia: a escola dos Annales (1929-1989). São Paulo, Ed. Universidade Estadual Paulista, 1991(v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 303 a 308).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1040

REIS, Helena Esser dos

  • Sobre o processo de formação do cidadão (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 81 a 92).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600

RENAULT, Laurence

  • Generosidade e substancialidade da alma segundo Descartes (v.25 n. Especial 2011 p. 63 a 80).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30001

  • Causa sui et substantialité - La réforme de la notion de substance, de Descartes à Spinoza (v.29 n. Especial 2015 p. 123 a 146).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30734

RESENDE, Haroldo de

  • A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sartre (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 53 a 66).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696

  • Família, infância e higienização na imprensa de Uberlândia do Estado-Novo. (v.26 n. Especial 2012 p. 115 a 143).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17696

REZENDE, Marilza Abrahão Pires

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119

  • Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/971

REZENDE, Vani Terezinha de

  • A imagem humana da trindade: um estudo sobre o Livro XIII, 11, 12, das Confissões de Santo Agostinho. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 259 a 276).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/725

REZINO, Larissa

  • Outrem como desafio à diferença. Por uma nova ética dos afetos no mundo contemporâneo (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59998

RIBEIRO, Adriano Machado

  • As belas mortes de Sócrates e o encantamento da celebração dos mortos em Atenas (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 39 a 54).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7411

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza

  • Estudo fenomenológico do ensino-aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 285).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/943

RIBEIRO, Carlos Eduardo

RIBEIRO, José Augusto Lopes

  • A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 887 a 914).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22200

RIBEIRO, Luis Távora Furtado

  • O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1373 a 1400)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo

  • A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 149 a 167).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578

RIBEIRO, Maria Luisa Santos

  • A pedagogia histórico-crítica e a dimensão histórica da educação escolar (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 223).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1129

RIBEIRO, Marlene           

  • Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 141 a 160).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719

RIBEIRO, Sônia Tereza da Silva

  • História da educação ou do ensino? Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 292).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954

  • Obituário: Carlos Alberto Storti (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 225).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/638

RICO, Antón Costa

  • El nuevo panorama de los saberes de la educación: debates, estudios y propuestas (1950 – 1990) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 89 a 130).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/416

RINALDI, Renata Portela

RIPE, Fernando

ROCHA, Cláudio César Torquato

ROCHA, Deise Ramos

  • Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 111 a 129).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375

ROCHA, Dorothy

  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008, 74 p. (Coleção Como Ler Filosofia). (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 197 a 200).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7422

ROCHA, Ethel Menezes da

  • Notas sobre o argumento da loucura na Primeira Meditação (v.25 n. Especial 2011 p. 103 a 116).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30005

RODRIGO, Lídia Maria

  • Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1149

  • Entre a sabedoria silenciosa e a fala sem fim (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 207 a 228).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1034

  • Da ausência à presença da filosofia: o desafio da iniciação à reflexão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 19 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986

RODRIGUES, Augusto

  • Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 813 a 853).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62439

RODRIGUES, Alcione      

  • Pedagogia pelo e para o trabalho: ação disciplinadora da burguesia e a resistência dos trabalhadores (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 87 a 106).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1026

RODRIGUES, Alexsandro

RODRIGUES, Arlindo Manuel Esteves

RODRIGUES, Carlos Henrique

  • A língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais (v.29 n. Especial 2015 p. 247 a 278).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29981

RODRIGUES, Carla Gonçalves

  • Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 369 a 384)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081

RODRIGUES, Cláudio Eduardo

  • Durkheim por paradigmas e modelos (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 63 a 84).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/667

RODRIGUES, Elisandro

  • A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463

RODRIGUES, Fernando Augusto da Rocha

  • A inter-relação estrutural entre alguns livros da Metafísica. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 501 a 520).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13361

RODRIGUES, Luciana Azevedo

  • A formação docente e a necessidade de ser percebido (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 829 a 841).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24799

RODRIGUES, Luiz Alberto Ribeiro

RODRIGUES, Margarita Victoria

  • Para uma releitura do “mestre” Makarenko: notas de uma pedagogia concreta... (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 311 a 330).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/596

RODRIGUES, Maria Manuela P. F.

  • A educação popular em Portugal no dealbar do século XX: o caso da Vila Operária do Barreiro (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 299 a 330).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7972

RODRIGUES, Marilúcia de Menezes

  • Extensão universitária: um texto em questão (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 89 a 126).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/888

  • A instabilidade da universidade vista à partir das contradições de suas crises: crise da hegemonia, crise de legitimidade e crise institucional (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 129 a 140).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/717

  • A extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da universidade (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 65 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/681

RODRIGUES, Raísla Girardi

  • Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 819 a 852)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402

RODRIGUES, Rose Mary

  • Tarefa de casa: um dos determinantes do rendimento escolar (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 227 a 254).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/854

RODRIGUES, Rubens Luiz

  • Educação para a liberdade em Paulo Freire: desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59781

RODRIGUES, Thiago

  • Da metáfora como mediação pedagógica (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 687 a 701).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237

ROHLING, Marcos

  • Formação Moral, Florescimento Humano e Público Educado. A Educação na Teoria Moral de MacIntyre (v.32 n.66 set./dez. 201 p. 1099 a 1129)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46615

ROIZ, Diogo da Silva

  • JASMIN, M.G.; FRERES Jr., J. (Org). História dos conceitos: debates e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Loyola. IUPERJ, 2006. 174 p. (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 487 a 493).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7979

ROJAS, Luis Quintanar    

  • Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914

  • Formación de las habilidades matemáticas básicas em preescolares mayores de una comunidad suburbana. (v.26 n. Especial 2012 p. 157 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini

ROMANINI, Renata

  • CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14411

RORTY, Richard               

  • Habermas, Lyotard e a pós-modernidade (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 75 a 96).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1246

ROSA, Geraldo Antonio da

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107

  • A vontade amorosa de mudar o mundo: reflexiones sobre uma práctica pedagógica (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 589 a 608)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27416

ROSA, Roberto  

  • O geógrafo: atividades e mercado de trabalho (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 79 a 84).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1947

ROSSETTO, Elisabeth

  • Inclusão e ensino superior: práticas pedagógicas com alunos com deficiência/NEE na perspectiva da psicologia histórico-cultural (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 133 a 174).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60453

ROSSI, Rafael

ROTH, Wolff-Michael

  • Felix Mikhailov: a life devoted to the self-other, individual-society dialects. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 265 a 289).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34227

RUSCHEINSKY, Aloísio

  • CALDART, Roseli Salete. Educação em movimento: formação de educadoras e educadores no MST. Petrópolis, Vozes, 1997, 180 p.(v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 221 a 228).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/872

SÁ, Nicanor Palhares

  • A historiografia "clássica" da educação de Mato Grosso e avanços contemporâneos implementados pelo grupo de pesquisa em história do IE/UFMT (v. 18 n. Especial 2004 p. 41 a 66).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11221

SAES, Silvia Faustino de Assis

  • SARTRE, Jean Paul. Verdade e existência. Marcos Bagno, ed. Nova Fronteira, São Paulo, 1990, 124p. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 215 a 216).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1126

SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva

  • A consciência cívica no pensamento político de Rousseau (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 29 a 48).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/679

  • O problema da guerra na política de Rousseau (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 111 a 138).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/629

SAID, Ana Maria

  • O projeto político-pedagógico do Teatro de Arena de São Paulo (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 111 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1233

  • Tecnologia e ética: a reforma intelectual e moral em Gramsci (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 277 a 286).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/726

  • Apresentação Dossiê: Filosofia da Educação: Atualidade de Marx e Gramsci (Orgs) (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 23 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27788

  • Apresentação Dossiê: Filosofia Política: Atualidade de Marx e Gramsci (Orgs) (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 531-533).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27806

  • Estado: sociedade civil e luta hegemônica. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 603 a 615).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25038

SALAZAR, Rocío Díaz

  • La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17935

SALVADORI, Maria Ângela R.

  • Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2178

SALVIA, André Luis La

  • Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 339 a 360)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524

  • As possibilidades do cinema no ensino das humanidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62999

SAMPAIO, Tânia Maria Marinho

  • Justificativas para a institucionalização da linguagem pedagógica como distorção social (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 23 a 32).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1049

  • O método Paulo Freire: a inter-relação da teoria do conhecimento com a teoria da sociedade (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 151 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1030

  • A questão freireana da educação como práxis político-filosófica (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 79 a 90).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1005

  • Os níveis de existencialialidade na sala de aula (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 59 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/988

  • A práxis freireana na educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 07 a 16).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964

SANCHES, Eduardo Oliveira

  • As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 405 a 420)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699

  • A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1203 a 1228)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38748

SANTANA, Wellington Jose

SANTIAGO, Gabriel Lomba

  • Da crise da história tradicional para uma nova história (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 135 a 148).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1161

SANTOS, Anabela Cruz

  • Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal uma reflexão sobre a sua inclusão (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 269 a 310).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469 

SANTOS, Andréia Mendes dos

  • As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 241 a 267).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460

SANTOS, Alckmar Luiz dos

  • A filosofia do símbolo literário. a recusa da alienação, a recusa da ideologização (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 53 a 62).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1135

SANTOS, Ana Isabel

SANTOS, Benedita Kátia de Araújo

  • AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 765 a 770).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15014

SANTOS, Emanuel José Maroco

  • Unamuno: la universidad y la autonomía universitária. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 447 a 466).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32101

SANTOS, Evaniel Brás dos

  • A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 695 a 724)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38877

SANTOS, Evelyn

  • Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 37 a 63).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485

SANTOS, Genivaldo Souza

SANTOS, Janine Martins de Castro

  • A questão da cidadania no sistema social-político brasileiro (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 35 a 40).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2070

SANTOS, João Wilson Sobral

  • A filosofia na Pedagogia do Oprimido (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 943 a 969).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63371

SANTOS, Leandro Assis

  • Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 375 a 402).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64964

SANTOS, Lorene dos

  • Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 679 a 717).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975

SANTOS, Luciano Campos dos

  • Sociedade pós-literária e os desafios da educação moral (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 305 a 320).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348

SANTOS, Magnólia Costa

  • A percepção do Belo (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 71 a 84).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1114

SANTOS, Maria Teresa

  • Elaboração de uma proposta de projeto de tese. Notas destinadas aos doutorandos de Filosofia da Educação (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 423 a 446).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57239

SANTOS, Paula Ângela Coelho Henriques dos

  • Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 37 a 63).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485

SANTOS, Renato

  • Às voltas com a questão do sujeito: da transparência à encarnação (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1213 a 1234).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51907

SANTOS, Rogério Lopes

  • O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 475 a 490)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512

SANTOS, Silvia Gombi Borges dos

  • Violência e poder em Hannah Arendt (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 119 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028

SANTOS, Sônia Maria dos

  • O caminho suave no cotidiano das professoras alfabetizadoras (v.26 n. Especial 2012 p. 305 a 328).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17955

SANTOS, Teresa

  • Em busca de coisas vivificantes da memória escolar: a escola normal e a escola do magistério de Évora (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 73 a 98).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2189

SANTOS, Vanessa Matos dos

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64482

SANTOS, Vladimir Chaves dos

  • A Atlântida e os ciclos em Vico (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 15 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7410

  • Editorial v.35 n.74 mai./ago 2021 (v.35 n.74 mai./ago 2021 p.585 a 590)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64482

 

SANTUCCI, Antonio A.

  • Economia e weltliteratur nel “Manifesto” (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 49 a 64).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/680

SARDEIRO, Leandro de Araújo

  • Tradução: Algumas regras em História da Filosofia - Jean-Luc Marion (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 199 a 220).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1976

SASS, Simeão Donizete

  • O ser-para-si e a práxis (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 169 a 184).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/869

  • A concepção sartriana de ego transcendental (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 263 a 274).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/779

SAVI NETO, Pedro

  • Teoria, Crítica e Prática Educacional: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63139

SAVIANI, Dermeval         

  • A função docente e a produção do conhecimento (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 127 a 140).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889

  • O pensamento pedagógico brasileiro: da aspiração à ciência à ciência sob suspeição (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 13 a 35).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/463

SAVINI, Massimiliano

  • Evidenza e verità nel pensiero di René Descartes (v.29 n. Especial 2015 p. 85 a 122).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30733

SCARELI, Giovana

SCHER, Marluce Martins de O.

  • A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933

SCHLESENER, Anita Helena

  • Percepção e conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escritos de Benjamin (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 387 a 408).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033

SCHNEIDER, Jakob Hans Josef

  • Philosophie des gartens. Zu Immanuel Kant kritik der urteilskraft (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 209 a 246).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2195

  • Teorias do Intelecto na Idade Média Latina. De anima III, cap. 5 de Aristóteles e sua tradição medieval (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1445 a 1522)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53142

SCHNORR, Samuel Molina

  • Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 369 a 384)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081

SCHULER, Betina

  • A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463

SCHULZ, Almiro               

  • Confiança na educação – fundamentos para o ato educativo protestante no Brasil (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 31 a 62).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/666

  • Educação superior presbiteriana no Brasil (v. 18 n. Especial 2004 p. 175 a 192).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227

  • Teorias éticas como parâmetro da gestão das organizações educacionais superiores (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 219 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/420

SCHUTZ, Rosalvo

  • Por um outro princípio de realidade: novos lugares e motivos sociais da negação segundo Herbert Marcuse (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 699 a 718).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17344

SCHWANTZ, Josimara Wikboldt

  • Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 369 a 384)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081

SEIDENGART, Jean

  • A evolução das ideias cosmológicas de Kant em seus últimos escritos (v.27 n. Especial 2013 p. 167 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22765

SEMERARO, Giovanni

  • A concepção de “trabalho” na filosofia de Hegel e de Marx (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 87 a 104).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14991

  • Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 131 a 148).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025

SENEDA, Marcos César

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/581

  • DUARTE, L. J. C. A natureza da inteligência no tomismo e na filosofia de Hume. Tradução de Antonio Carlos Mangueira Viana. Edição bilíngüe: português/francês. Aracaju: J. Andrade, 2003. 477 p. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 741 a 748).

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13375

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22774

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40609

  • Entrevista com Francis Wolff: Anos de formação, Brasil, Filosofia e cosmopolitismo - em busca da nossa humanidade (v.32 n.66 set./dez. 2018 921 a 941) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46915
  • Editorial v.33 n.69 set./dez. 2019: Dias melhores demorarão, mas continuaremos na faina! (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1091 a 1098)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58696

  • Editorial v.34 n.72–2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1041 a 1049)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59824

SEQUEIRA, Renatauim

SEVERINO, Antônio Joaquim

  • A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 67 a 76).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925

  • ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.(v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 269 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808

SEVILLA, José M.            

  • Crítica da razão problemática. Introdução ao humanismo historicista de Vico (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 23 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/694

SEVILLA, Sergio

  • La tecnica y la crisis filosofica del humanismo. (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 229 a 250).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/470

SHIMAMOTO, Delma Faria

  • O mondo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola pública de 1º grau (5º a 8º séries) (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 286).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/944

SIEBENEICHLER, Flávio B.         

  • A interdisciplinaridade na crise atual das ciências (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 105 a 114).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1918

SILVA FILHO, Adauto Lopes da

  • O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135

SILVA FILHO, Lauro de Barros

  • A educação no imaginário liberal (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 185 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1011

SILVA FILHO, Luiz Marcos da

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da

  • A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 231 a 250).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483

SILVA JUNIOR, Bento Selau da

  • As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 241 a 267).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460

SILVA JUNIOR, João dos Reis

  • O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador (v.28 n.55 jan./jun. 2014p. 445 a 472).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/20910

SILVA NETO, Sertório de Amorim e

  • As críticas de Vico e Horkheimer ao racionalismo: a negação da razão naturalista em nome da filosofia humanista. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 175 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/721

  • Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheimer a partir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria crítica da sociedade (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 17 a 50).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567

  • Tradução: Hermenêutica do evento. A filosofia da interpretação de Giambattista Vico. Francesco Botturi. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 689 a 709).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13385

  • Presentazione Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 15 a 18).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27802

  • Vico e la scienza dei giganti: implicazioni per l’analise dela cultura brasiliana. (v.28 n. Especial 2014 p. 115 a 131).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24833

  • Atomismo e metafísica- notas sobre o cartesianismo na Nápoles de Vico. (v.29 n. Especial 2015 p. 147 a 167).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30736

SILVA, Adilson Xavier da

  • A tarefa da filosofia segundo Merleau-Ponty (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 49 a 66).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/733

SILVA, Aldemir Barbosa da

  • Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 885 a 924)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925

SILVA, Aloirmar José da

SILVA, Carlos Manique da

  • A expressão da reforma de António Rodrigues Sampaio no município de Lisboa ou a afirmação de um “governo dos assuntos educacionais” (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 449 a 464).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17645

SILVA, Cíntia Vieira da

  • Três leituras de Proust: Blanchot, Ricouer, Deleuze. (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 161 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672

  • Diferença como abertura de mundos possíveis: evanescência de outrem em proveito da alteridade. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 711 a 728).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22815

SILVA, Divino José da

  • A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1203 a 1228)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38748

SILVA, Edna Mariana Machado

  • Educação e trabalho: como a escola trabalha a questão do trabalho. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 41 a 46).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1111

  • A participação dos pais no processo de alfabetização de estudo (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.10 jul./dez. 1996 p. 289).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/950

SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz

  • Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17695

SILVA, Ezequiel Theodoro da

  • ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez e Editora da UNICAMP, 1988. 118p. (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 153 a 154).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1876

SILVA, Fidel Machado de Castro

  • O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 789 a 818)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52940

SILVA, Flávia Santos da

SILVA, Franklin Leopoldo e

  • A história da filosofia em Heidegger e Merleau-Ponty (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 79 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1154

SILVA, Gildemarks Costa e

  • O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani: uma contribuição para a relação da educação e filosofia (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 49 a 76).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713

SILVA, Heraldo Aparecido

  • A filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 509 a 526).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11385

  • Angústia da influência e desleitura na filosofia da educação pragmatista: Dewey, Rorty e Lipman. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 189 a 207).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28202

SILVA, Idalice Ribeiro

  • Natureza e história: os sentidos da liberdade e da igualdade (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 35 a 76).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1024

SILVA, Isaíde Bandeira da

  • O livro didático de história: escolhas, usos e percepções de professores e alunos no cotidiano escolar (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 565 a 597).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033

SILVA, Jaime Carvalho e

  • A importância do uso da história da matemática na sala de aula de matemática: razões, dificuldades e propostas (v.26 n. Especial 2012 p. 145 a 156).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19673

SILVA, Jefferson Idelfonso da

  • Estruturalismo e educação (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 179 a 192).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1123

  • Formação de professores: relato de uma experiência no mestrado em educação (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 225 a 229).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934

  • Perfil dos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 155 a 170).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/801

  • As raízes epistemológicas do mito (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 145 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/739

  • Gestão escolar e administração empresarial: aproximação e confronto (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 163 a 186).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418

  • Aprendizagem e conhecimento escolar: a interface pesquisa e docência (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 11 a 32).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/909

  • DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e Educação: Textos selecionados. Organização e Introdução Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral; Tradução por Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EDUSP – Editora da Universidade de São Paulo, 2010. 528 p. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 327 a 336).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17639

SILVA, Jefferson Rodrigues

  • Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64064

SILVA, José Carlos da

  • O trabalho escolar nos cursos de engenharia - suas funções como instrumento formativo (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 105 a 108).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2076

SILVA, José Fernando da

  • É fenomenológica a linguagem do Tractatus? (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 69 a 84).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/569

SILVA, Josie Agatha Parrilha da

  • Um precursor do manifesto dos pioneiros da educação nova: as contribuições de Carneiro Leão (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 353 a 365).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/598

SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e

  • Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257

SILVA, Kássia Nunes da

  • GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. 5. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2005. Coleção Prospectiva. v. 4. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 749 a 756).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13376

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro

  • Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 111 a 129).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375

SILVA, Lazara Cristina da             

  • Participação e sucesso escolar: construções cotidianas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 215 a 236).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776

  • A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29989

SILVA, Luiz Carlos Santos

  • Críticas antiedipianas à modernidade antropocêntrica. Uma metafísica canibal devoradora de homens-máquina (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 443 a 478).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60180

SILVA, Marcelo Lira

  • Habermas leitor de Marx: análise dos escritos dos anos de 1960. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 291 a 330).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28750

SILVA, Marcelo Soares Pereira da

  • Questões da prática e da formação do profissional da educação (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 85 a 100).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1115

  • Elementos para a construção teórica da historicidade das práticas educativas escolares (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 173 a 184). (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 301 a 302).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1010

  • Relações de trabalho na escola pública: práticas sociais em educação em Minas Gerais (1983 - 1994).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/817

  • A formação dos profissionais do magistério no contexto das políticas educacionais no governo Lula e seus desdobramentos no governo Dilma (v.26 n. Especial 2012 p. 229 a 257).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17703

SILVA, Marcos  

  • Muss logik für sich selber sorgen? On logical paradigm of exclusions by contrariety and the explosion of alternatives as problems to the neutrality of logic. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 245 a 262).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22976

SILVA, Maria Aparecida da

  • A transposição do primado do sujeito ao primado do objeto: da história do “absoluto” à história dos homens em suas relações sociais de produção (Reflexões iniciais) (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 47 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1112

  • HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. ed. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p.(v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 677 a 681).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13623

  • PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 761 a 764).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14409

SILVA, Maria Ivonete S.

  • O eu e o meu em: as cabeças trocadas e o Srimad Baghavad Gita (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 31 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/986

SILVA, Maria Vieira

  • Gerência da qualidade total: conservação ou superação do processo de alienação? (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 209 a 226).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1013

  • Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educador (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 211 a 212).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/983

  • Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educador (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 291).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/952

  • Entrevista: Tiago Adão Lara (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 229 a 255).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/935

  • FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2ª ed. Campinas, Papirus, 1995. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 235 a 238).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/874

  • O papel dos gestores na reestruturação da esfera produtiva e seus impactos na organização escolar (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 195 a 214).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/775

  • O declínio dos paradigmas de modernidade e as experiências pós-modernas: tudo que é sólido desmancha no ar? (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 127 a 144).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/588

  • Dilemas da relação teoria/prática na construção do currículo educacional (v.26 n. Especial 2012 p. 357 a 382).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17702

  • Apresentação- Dossiê: Educação pública como direito – desafios às políticas governamentais na América Latina (v.28 n. Especial 2014 p. 133 a 137).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27803

  • Lo singular y lo plural de la realidad boliviana: el derecho a la educación en el contexto de las reformas educativas (v.28 n. Especial 2014 p. 201 a 223).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24610

SILVA, Maria Zélia Pinto da

  • O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135

SILVA, Mário Alves de Araújo

  • LARA, Tiago Adão. Caminhos da razão no ocidente; a filosofia ocidental; do Renascimento aos nossos dias. Petrópolis, Vozes, 1986. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 87).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2027

  • SOUZA, Rômulo Cândido de. Palavra, Parábola: uma aventura no mundo da linguagem. Aparecida, São Paulo, Editora Santuário, 1990. 316p. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 217 a 218).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1127

  • NASCIMENTO, Carlos Arthur R. Santo Tomás de Aquino: O boi mudo da Sicília. São Paulo, EDUC, 1992. 112p (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 209 a 210).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1083

  • Entrevista: Tiago Adão Lara (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 229 a 255).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/935

SILVA, Rafael Cordeiro

  • A concepção de filosofia em Adorno (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 157 a 172).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1009

  • GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E.P.U., 1995. 73 p (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 279 a 285).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/940

  • A revisão kuhniana na imagem da ciência (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 263 a 280).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/896

  • A teoria kuhniana da ciência: um discurso de homenagem (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 255 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/896

  • A atualidade da crítica de Adorno à indústria cultural (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.27 a 42).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/794

SILVA, Roberto Rafael Dias da

  • Apresentação: Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução (v.32 n.64 jan./abr. 2018)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43194

  • Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo (v.32 n.64 jan./abr. 2018)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476  

SILVA, Regina Swirk

  • O ensino de educação artística nas escolas de 1º grau de Uberlândia/MG (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 219).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1091

SILVA, Roberto Rafael Dias da

  • Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 199 a 223).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731

SILVA, Sandra Maria Glória da

  • PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 761 a 764).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14409

SILVA, Sandro Damião Ribeiro da

  • O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da química: reflexões didático-filosóficas (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 275 a 305)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46410

SILVA, Sarita Medina da

  • Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 193 a 226).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/469

  • A formação dos profissionais do magistério no contexto das políticas educacionais no governo Lula e seus desdobramentos no governo Dilma (v.26 n. Especial 2012 p. 229 a 257).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17703

SILVA, Sérgio Pereira da

  • Para os que lecionam filosofia no ensino médio: definição de conceitos e conteúdos (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 71 a 80).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/989

  • O “romantismo”, o “enciclopedismo” e o “criticismo” manifestos no magistério da filosofia no ensino médio em Uberlândia (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 181 a 188).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/977

  • Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 169 a 184).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931

  • "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo". Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 287).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947

  • Exclusão e retorno do ensino da filosofia nas escolas públicas estaduais mineiras (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 77 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/887

  • A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 69 a 96).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557

SILVA, Sidney Reinaldo

  • Educação e razoabilidade na teoria da justiça de Rawls (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 43 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253

SILVA, Silvia Maria Cintra da

  • A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 237 a 258).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777

SILVA, Tatiane

  • Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 891 a 922)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49974

SILVA, Vinícius Carvalho da

SILVA, Vivian B. da

  • Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2178

SILVEIRA, Carlos Roberto da

  • Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 279 a 306)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51259

SILVEIRA, Denis Coitinho

  • Moral e Direito: uma relação peculiar (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 131 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59351

SILVEIRA, Eliana            

  • Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1158

SILVEIRA, Fillipa Carneiro

SILVEIRA, Luís Gustavo Guadalupe

  • Tradução: A ideologia da Morte. Herbert Marcuse (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 337 a 349).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/12340

SILVEIRA, Marli Teresinha Silva da

SILVEIRA, Renê José Trentin

  • Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 99 a 130).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21014

SILVEIRA, Paloma Dias

  • A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1027 a 1050)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398

SILVEIRA, Paulo Henrique Fernandes

SIMÕES, Maria de Fátima

  • Conforme as análises das diversas constituições na política pode-se falar de um conservadorismo de Aristóteles? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 07 a 14).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1131

SINI, Stefania

  • Le finte persone del serioso poema: sull’antropologia vichiana della “letteratura” (v.28 n. Especial 2014 p. 93 a 114).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24832

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias

  • Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863

SMOCZYNSKI, Rafael

  • Naming and affect. Ontological function of ideology in the School of Essex’s discourse theory. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 655 a 674).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13368

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante

  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens a (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber. São Paulo, Vozes, 1993. (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 211 a 212).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1084

SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de

  • Tradução: Carta-Prefácio aos Princípios da Filosofia de Descartes. Claude Picot (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 215 a 256).

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/563

  • Tradução: Da atualidade à atividade: pensamento humano e ato puro em Espinosa. Laurence Renault (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 343 a 365).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13334

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59282

  • Apresentação do Dossiê - A ideia de homem em Descartes. (v. 34 n. 72 (2020): v.34 n.72 set./dez. 2020)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59588

SOARES, Daniel

  • Uma apresentação da categoria weiliana da obra (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 447 a 480).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60787

SOARES, Jean Dyêgo Gomes

  • “Positivista feliz” ou “hipermilitante pessimista”? Sobre os atos de problematização em Michel Foucault (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 333 a 354)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50879

SOARES, Maria Lúcia de Amorim

  • Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367

SOARES NETO, Cícero José Alves

  • Reflexões sobre o uso de um instrumento tecnológico, o gravador sonoro, na investigação social: algumas questões. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 83 a 86).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2026

  • Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou muito tempo perdido? (resposta à “provocação geraldina” ou “ao corpo discente”? (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 95 a 98).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1998

  • Os procedimentos idealista e materialista do investigador no trabalho de campo (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 109 a 116).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2000

  • O poder da linguagem no trabalho de campo da pesquisa social (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 97 a 104).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2075

  • Coronelismo: interpretações controversas (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 33 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2075

SOLOVIEVA, Yulia

  • Formación de las habilidades matemáticas básicas em preescolares mayores de una comunidad suburbana (v.26 n. Especial 2012 p. 157 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17764

  • Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914

SOMMERHALDER, Cínara          

  • A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 237 a 258).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777

SOUSA, Carlos Eduardo Batista de

  • Resenha crítica do livro Incógnito – as vidas secretas do cérebro, David Eagleman, Editora Rocco, Rio de Janeiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 467 a 478).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27108

SOUSA, Claudiney José de

  • A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 243 a 274)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646

SOUSA, Marcos Paulo de

  • Família, infância e higienização na imprensa de Uberlândia do Estado-Novo. (v.26 n. Especial 2012 p. 115 a 143).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17696

SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de

  • Contribuições à questão operária: abordagem preliminar das relações entre classe, luta e consciência de classe (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 13 a 32).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1941

  • Reflexões sobre a ideologia enquanto uma questão política: o caso dos trabalhadores da construção (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 171 a 182).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1923

  • A questão da cultura operária: considerações preliminares sobre o caso inglês (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 105 a 114).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1870

SOUSA, Thiago Weslei de Almeida

  • Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica um diálogo de convergências? (v.35 n.73 jan./abr.2021 p. 299 a 338).

              https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53769

SOUZA, Ana Maria Costa de

  • A questão da avaliação na pré-escola (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 117 a 122).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2001

  • A televisão e a criança: sim ou não? (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 167 a 172).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1275

SOUZA, Antonio Escandiel de

  • O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1255 a 1271)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41731

SOUZA, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de

  • Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 37 a 63).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485

SOUZA, Jane Bezerra

  • Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 241 a 267).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13345

SOUZA, Kellcia Rezende

  • Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. (v.31 n.61 jan./abr. 2017)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099

SOUZA, Leonardo Lemos de

SOUZA, Rosa Fátima de

  • Demandas populares pela educação na primeira República: aspectos da modernidade brasileira (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 63 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1136

SOUZA, Thana Mara de

  • Da irredutibilidade e inseparabilidade entre percepção e imaginação em Sartre (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 311 a 338)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35096

SOUZA JUNIOR, Arlindo José

  • A autoria de mapas como estratégia formativa de professores (v.26 n. Especial 2012 p. 289 a 303).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17710

SPACEK, Iuri Kieslarck

  • Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 49 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57450

SPINELLI, Miguel

  • A tese pitagórico-platônica da metempsicose enquanto “teoria genética” da antiguidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 731 a 754).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19692

STARZYŃSKI, Wojciech

  • A filosofia primeira de Descartes segundo Michel Henry (v.25 n. Especial 2011 p. 81 a 102).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30003

  • O fenômeno de Deus a partir da idea infinitatis em Husserl, Sartre, Lévinas e Marion (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 491 a 508).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17647

  • La subjectivité cartésienne selon le premier Levinas (v.29 n. Especial 2015 p. 199 a 213).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30738

  • L’admiration comme principe phénoménologique de la subjectivité humaine (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1123 a 1140)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59283

STEFENON, Daniel Luiz

  • Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a Geografia¹ (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 59 a 90)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40442

STOLTZ, Tania

  • Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14577