R-S
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (R-S) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
RABELO, Jackline
- Gênese e processo histórico do complexo da arte no cotidiano do ser social na Estética de Lukács (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 19).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62122
RATTO, Cleber Gibbon
- Educação e humanidades – rastros éticos e políticas do projeto filosófico moderno (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 91 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7415
RATTO, Franco
- Vv. Humanitas Studi in memória di Antonio Verri, a cura di A Quarta e P. Pellegrino. Galatina: Mario Congedo Editore, 1999, v. I, pp. XVI, 460; v. II, pp. 510. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 269 a 276).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/745
- DAMIANI, A. M. La dimensión política de la “Scienza Nuova” y otros estudios sobre Giambattista Vico. Buenos Aires: Editorial Universitária de Buenos Aires, 1998. 160 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 297 a 302).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/729
- Vv. Metáfora y discurso filosófico, a cura di José M. Sevilla e Manuel Barrios, Madrid, Tecnos, 2000, pp. 236 (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 191 a 194).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/704
- HIDALGO-SERNA, E., MARASSI, M., SEVILLA, J. M. & VILLALOBOS, J. (Eds.). Pensar para el nuevo siglo. Giambattista Vico y la cultura europea. Actas del Congreso Internacional [Sevilla, 4-9 ottobre 1999]. Napoli, La Città del Sole, 2001, I-III, pp. 1259 (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 191 a 200).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/688
- BATTISTI, Eugenio. Archeologia industriale, architettura, lavouro, tecnologia, economia e la vera Rivoluzione Industriale; a cura di Francesco Maria Battisti, Prefazione di Paolo Galluzzi, com contributi di Aldo Castellano, Ornella Selvafolta Milano: Jaca Book, 2002. 357 pp. e 154 [illustrazioni] (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 193 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/675
- Thomas Hobbes e la fondazione della politica moderna, a cura di Giuseppe Sorgi, Milano, Dott. A. Giuffrè Editore, 1999, p.847. (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 215 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/635
- Motivi di uma rilettura delle Vici Vindiciae (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 81 a 100).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/609
RECH, Hildemar Luiz
- Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 853 a 889)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52620
REIS, Andréia Ermantina
- História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119
- BURKE, Peter. A revolução francesa da historiografia: a escola dos Annales (1929-1989). São Paulo, Ed. Universidade Estadual Paulista, 1991(v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 303 a 308).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1040
REIS, Helena Esser dos
- Sobre o processo de formação do cidadão (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 81 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600
RENAULT, Laurence
- Generosidade e substancialidade da alma segundo Descartes (v.25 n. Especial 2011 p. 63 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30001
- Causa sui et substantialité - La réforme de la notion de substance, de Descartes à Spinoza (v.29 n. Especial 2015 p. 123 a 146).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30734
RESENDE, Haroldo de
- A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sartre (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 53 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696
- Família, infância e higienização na imprensa de Uberlândia do Estado-Novo. (v.26 n. Especial 2012 p. 115 a 143).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17696
REZENDE, Marilza Abrahão Pires
- História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119
- Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/971
REZENDE, Vani Terezinha de
- A imagem humana da trindade: um estudo sobre o Livro XIII, 11, 12, das Confissões de Santo Agostinho. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 259 a 276).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/725
REZINO, Larissa
- Outrem como desafio à diferença. Por uma nova ética dos afetos no mundo contemporâneo (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59998
RIBEIRO, Adriano Machado
- As belas mortes de Sócrates e o encantamento da celebração dos mortos em Atenas (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 39 a 54).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7411
RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza
- Estudo fenomenológico do ensino-aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 285).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/943
RIBEIRO, Carlos Eduardo
- Um preâmbulo ao curso O Poder psiquiátrico: o problema da antipsiquiatria em Foucault (ou a genealogia de uma a-historicidade) (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 371 a 400) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46682
RIBEIRO, José Augusto Lopes
- A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 887 a 914).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22200
RIBEIRO, Luis Távora Furtado
- O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1373 a 1400)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo
- A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 149 a 167).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578
RIBEIRO, Maria Luisa Santos
- A pedagogia histórico-crítica e a dimensão histórica da educação escolar (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 223).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1129
RIBEIRO, Marlene
- Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 141 a 160).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719
RIBEIRO, Sônia Tereza da Silva
- História da educação ou do ensino? Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954
- Obituário: Carlos Alberto Storti (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 225).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/638
RICO, Antón Costa
- El nuevo panorama de los saberes de la educación: debates, estudios y propuestas (1950 – 1990) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 89 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/416
RINALDI, Renata Portela
- A fenomenologia e a história de vida (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 489-507) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530
RIPE, Fernando
- Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII) (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1379 a 1408) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54865
ROCHA, Cláudio César Torquato
- Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 923 a 964) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536
ROCHA, Deise Ramos
- Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 111 a 129).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375
ROCHA, Dorothy
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008, 74 p. (Coleção Como Ler Filosofia). (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 197 a 200).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7422
ROCHA, Ethel Menezes da
- Notas sobre o argumento da loucura na Primeira Meditação (v.25 n. Especial 2011 p. 103 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30005
RODRIGO, Lídia Maria
- Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1149
- Entre a sabedoria silenciosa e a fala sem fim (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 207 a 228).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1034
- Da ausência à presença da filosofia: o desafio da iniciação à reflexão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 19 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986
RODRIGUES, Augusto
- Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 813 a 853).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62439
RODRIGUES, Alcione
- Pedagogia pelo e para o trabalho: ação disciplinadora da burguesia e a resistência dos trabalhadores (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 87 a 106).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1026
RODRIGUES, Alexsandro
- Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 103 a 131) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51976
RODRIGUES, Arlindo Manuel Esteves
- Utopia como potencial crítico da Modernidade Capitalista (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 817 a 844) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40592
RODRIGUES, Carlos Henrique
- A língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais (v.29 n. Especial 2015 p. 247 a 278).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29981
RODRIGUES, Carla Gonçalves
- Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 369 a 384)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081
RODRIGUES, Cláudio Eduardo
- Durkheim por paradigmas e modelos (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 63 a 84).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/667
RODRIGUES, Elisandro
- A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463
RODRIGUES, Fernando Augusto da Rocha
- A inter-relação estrutural entre alguns livros da Metafísica. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 501 a 520).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13361
RODRIGUES, Luciana Azevedo
- A formação docente e a necessidade de ser percebido (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 829 a 841).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24799
RODRIGUES, Luiz Alberto Ribeiro
- Resenha: Política Pública e Sofrimento: Possíveis Associações (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1367 a 1372) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/42593
RODRIGUES, Margarita Victoria
- Para uma releitura do “mestre” Makarenko: notas de uma pedagogia concreta... (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 311 a 330).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/596
RODRIGUES, Maria Manuela P. F.
- A educação popular em Portugal no dealbar do século XX: o caso da Vila Operária do Barreiro (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 299 a 330).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7972
RODRIGUES, Marilúcia de Menezes
- Extensão universitária: um texto em questão (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 89 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/888
- A instabilidade da universidade vista à partir das contradições de suas crises: crise da hegemonia, crise de legitimidade e crise institucional (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 129 a 140).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/717
- A extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da universidade (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 65 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/681
RODRIGUES, Raísla Girardi
- Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 819 a 852)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402
RODRIGUES, Rose Mary
- Tarefa de casa: um dos determinantes do rendimento escolar (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 227 a 254).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/854
RODRIGUES, Rubens Luiz
- Educação para a liberdade em Paulo Freire: desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59781
RODRIGUES, Thiago
- Da metáfora como mediação pedagógica (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 687 a 701).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237
ROHLING, Marcos
- Formação Moral, Florescimento Humano e Público Educado. A Educação na Teoria Moral de MacIntyre (v.32 n.66 set./dez. 201 p. 1099 a 1129)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46615
ROIZ, Diogo da Silva
- JASMIN, M.G.; FRERES Jr., J. (Org). História dos conceitos: debates e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Loyola. IUPERJ, 2006. 174 p. (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 487 a 493).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7979
ROJAS, Luis Quintanar
- Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914
- Formación de las habilidades matemáticas básicas em preescolares mayores de una comunidad suburbana. (v.26 n. Especial 2012 p. 157 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914
ROMAGUERA, Alda Regina Tognini
- Ciranda de experimentações: giros que ressoam forças (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1539 a 1557) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40667
ROMANINI, Renata
- CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14411
RORTY, Richard
- Habermas, Lyotard e a pós-modernidade (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 75 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1246
ROSA, Geraldo Antonio da
- A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107
- A vontade amorosa de mudar o mundo: reflexiones sobre uma práctica pedagógica (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 589 a 608)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27416
ROSA, Roberto
- O geógrafo: atividades e mercado de trabalho (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 79 a 84).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1947
ROSSETTO, Elisabeth
- Inclusão e ensino superior: práticas pedagógicas com alunos com deficiência/NEE na perspectiva da psicologia histórico-cultural (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 133 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60453
ROSSI, Rafael
- Exclusão social: esboço de uma crítica ontológica marxiana (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 321 a 343) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35464
ROTH, Wolff-Michael
- Felix Mikhailov: a life devoted to the self-other, individual-society dialects. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 265 a 289).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34227
RUSCHEINSKY, Aloísio
- CALDART, Roseli Salete. Educação em movimento: formação de educadoras e educadores no MST. Petrópolis, Vozes, 1997, 180 p.(v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 221 a 228).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/872
SÁ, Nicanor Palhares
- A historiografia "clássica" da educação de Mato Grosso e avanços contemporâneos implementados pelo grupo de pesquisa em história do IE/UFMT (v. 18 n. Especial 2004 p. 41 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11221
SAES, Silvia Faustino de Assis
- SARTRE, Jean Paul. Verdade e existência. Marcos Bagno, ed. Nova Fronteira, São Paulo, 1990, 124p. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 215 a 216).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1126
SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva
- A consciência cívica no pensamento político de Rousseau (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 29 a 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/679
- O problema da guerra na política de Rousseau (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 111 a 138).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/629
SAID, Ana Maria
- O projeto político-pedagógico do Teatro de Arena de São Paulo (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 111 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1233
- Tecnologia e ética: a reforma intelectual e moral em Gramsci (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 277 a 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/726
- Apresentação Dossiê: Filosofia da Educação: Atualidade de Marx e Gramsci (Orgs) (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 23 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27788
- Apresentação Dossiê: Filosofia Política: Atualidade de Marx e Gramsci (Orgs) (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 531-533).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27806
- Estado: sociedade civil e luta hegemônica. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 603 a 615).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25038
- Teatro de Arena de São Paulo: reflexões sobre política, arte e formação (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 539 a 588) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31534
SALAZAR, Rocío Díaz
- La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17935
SALVADORI, Maria Ângela R.
- Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2178
SALVIA, André Luis La
- Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 339 a 360)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524
- As possibilidades do cinema no ensino das humanidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62999
SAMPAIO, Tânia Maria Marinho
- Justificativas para a institucionalização da linguagem pedagógica como distorção social (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 23 a 32).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1049
- O método Paulo Freire: a inter-relação da teoria do conhecimento com a teoria da sociedade (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 151 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1030
- A questão freireana da educação como práxis político-filosófica (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 79 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1005
- Os níveis de existencialialidade na sala de aula (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 59 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/988
- A práxis freireana na educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 07 a 16).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/964
SANCHES, Eduardo Oliveira
- As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 405 a 420)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699
- A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1203 a 1228)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38748
SANTANA, Wellington Jose
- Jacques Derrida e a condição de (im) possibilidade de dom (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 421 a 441) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28583
SANTIAGO, Gabriel Lomba
- Da crise da história tradicional para uma nova história (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 135 a 148).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1161
SANTOS, Anabela Cruz
- Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal uma reflexão sobre a sua inclusão (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 269 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469
SANTOS, Andréia Mendes dos
- As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 241 a 267).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460
SANTOS, Alckmar Luiz dos
- A filosofia do símbolo literário. a recusa da alienação, a recusa da ideologização (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 53 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1135
SANTOS, Ana Isabel
- Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 727 a 750) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507
SANTOS, Benedita Kátia de Araújo
- AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 765 a 770).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15014
SANTOS, Emanuel José Maroco
- Unamuno: la universidad y la autonomía universitária. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 447 a 466).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32101
SANTOS, Evaniel Brás dos
- A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 695 a 724)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38877
SANTOS, Evelyn
- Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 37 a 63).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485
SANTOS, Genivaldo Souza
- Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 959 a 988) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46679
SANTOS, Janine Martins de Castro
- A questão da cidadania no sistema social-político brasileiro (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 35 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2070
SANTOS, João Wilson Sobral
- A filosofia na Pedagogia do Oprimido (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 943 a 969).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63371
SANTOS, Leandro Assis
- Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 375 a 402).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64964
SANTOS, Lorene dos
- Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 679 a 717).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975
SANTOS, Luciano Campos dos
- Sociedade pós-literária e os desafios da educação moral (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 305 a 320).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348
SANTOS, Magnólia Costa
- A percepção do Belo (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 71 a 84).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1114
SANTOS, Maria Teresa
- Elaboração de uma proposta de projeto de tese. Notas destinadas aos doutorandos de Filosofia da Educação (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 423 a 446).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57239
SANTOS, Paula Ângela Coelho Henriques dos
- Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 37 a 63).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485
SANTOS, Renato
- Às voltas com a questão do sujeito: da transparência à encarnação (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1213 a 1234).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51907
SANTOS, Rogério Lopes
- O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo Epicuro (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 475 a 490)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31512
- A crítica cristã ao prazer epicureu (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 167 a 196) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46815
SANTOS, Silvia Gombi Borges dos
- Violência e poder em Hannah Arendt (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 119 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1028
SANTOS, Sônia Maria dos
- O caminho suave no cotidiano das professoras alfabetizadoras (v.26 n. Especial 2012 p. 305 a 328).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17955
SANTOS, Teresa
- Em busca de coisas vivificantes da memória escolar: a escola normal e a escola do magistério de Évora (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 73 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2189
SANTOS, Vanessa Matos dos
- Editorial – n.71 v.34 - maio/ago. 2020 (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 479 a 482) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59515
- Editorial v.35 n.74 mai./ago 2021 (v.35 n.74 maio/ago. 2021 p. xxx a xxx).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64482
SANTOS, Vladimir Chaves dos
- A Atlântida e os ciclos em Vico (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 15 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7410
- Editorial v.35 n.74 mai./ago 2021 (v.35 n.74 mai./ago 2021 p.585 a 590)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64482
SANTUCCI, Antonio A.
- Economia e weltliteratur nel “Manifesto” (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 49 a 64).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/680
SARDEIRO, Leandro de Araújo
- Tradução: Algumas regras em História da Filosofia - Jean-Luc Marion (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 199 a 220).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1976
SASS, Simeão Donizete
- O ser-para-si e a práxis (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 169 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/869
- A concepção sartriana de ego transcendental (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 263 a 274).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/779
SAVI NETO, Pedro
- Teoria, Crítica e Prática Educacional: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63139
SAVIANI, Dermeval
- A função docente e a produção do conhecimento (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 127 a 140).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889
- O pensamento pedagógico brasileiro: da aspiração à ciência à ciência sob suspeição (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 13 a 35).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/463
SAVINI, Massimiliano
- Evidenza e verità nel pensiero di René Descartes (v.29 n. Especial 2015 p. 85 a 122).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30733
SCARELI, Giovana
- Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1235 a 1252) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53256
SCHER, Marluce Martins de O.
- A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933
SCHLESENER, Anita Helena
- Percepção e conhecimento na aprendizagem infantil a partir de escritos de Benjamin (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 387 a 408).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2033
- Educação e Filosofia: uma leitura a partir de Freud e Benjamin (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1467 a 1499) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50448
SCHNEIDER, Jakob Hans Josef
- Philosophie des gartens. Zu Immanuel Kant kritik der urteilskraft (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 209 a 246).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2195
- Teorias do Intelecto na Idade Média Latina. De anima III, cap. 5 de Aristóteles e sua tradição medieval (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1445 a 1522)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53142
SCHNORR, Samuel Molina
- Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 369 a 384)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081
SCHULER, Betina
- A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463
SCHULZ, Almiro
- Confiança na educação – fundamentos para o ato educativo protestante no Brasil (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 31 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/666
- Educação superior presbiteriana no Brasil (v. 18 n. Especial 2004 p. 175 a 192).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227
- Teorias éticas como parâmetro da gestão das organizações educacionais superiores (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 219 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/420
SCHÜTZ, Rosalvo
- Por um outro princípio de realidade: novos lugares e motivos sociais da negação segundo Herbert Marcuse (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 699 a 718).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17344
SCHWANTZ, Josimara Wikboldt
- Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 369 a 384)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081
SEIDENGART, Jean
- A evolução das ideias cosmológicas de Kant em seus últimos escritos (v.27 n. Especial 2013 p. 167 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22765
SEMERARO, Giovanni
- A concepção de “trabalho” na filosofia de Hegel e de Marx (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 87 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14991
- Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 131 a 148).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025
SENEDA, Marcos César
- DIAS, Maria Clara (Org.). O Que é Filosofia? Ouro Preto: Instituto de Filosofia, Artes e Cultura/Universidade Federal de Ouro Preto, 1996, 154 p.(v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 293 a 298). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/900
- Entrevista: Valério Rohden (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 9 a 26). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/793
- O Platão tomista (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 171 a 192). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/802
- GUIDO, Humberto A. de Oliveira. Giambattista Vico: a filosofia e a educação da humanidade (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 311 a 314).
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/581
- DUARTE, L. J. C. A natureza da inteligência no tomismo e na filosofia de Hume. Tradução de Antonio Carlos Mangueira Viana. Edição bilíngüe: português/francês. Aracaju: J. Andrade, 2003. 477 p. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 741 a 748).
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13375
- O ceticismo inacabado de Descartes. (v.25 n. Especial 2011 p. 215 a 238). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30013
- Entrevista com Fausto Castilho: uma vida filosófica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 17 a 72). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22697
- Apresentação (Orgs.) Dossiê: Immanuel Kant (v.27 n. Especial 2013, p. 163 a 166). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23146
- A gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant. (v.27 n. Especial 2013 p. 259 a 280).
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22774
- Obituário - Wagner de Mello Elias (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 17 a 22). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27787
- Editorial (v. 31 n. 61 jan./abr. 2017)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40609
- Entrevista com Francis Wolff: Anos de formação, Brasil, Filosofia e cosmopolitismo - em busca da nossa humanidade (v.32 n.66 set./dez. 2018 921 a 941) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46915
- Editorial v.33 n.69 set./dez. 2019: Dias melhores demorarão, mas continuaremos na faina! (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1091 a 1098)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58696
- Editorial v.34 n.72–2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1041 a 1049)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59824
SEQUEIRA, Renatauim
- Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 727 a 750) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507
SEVERINO, Antônio Joaquim
- A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 67 a 76).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925
- ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, FAE/UFMG, 1996. 183 p.(v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 269 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/808
SEVILLA, José M.
- Crítica da razão problemática. Introdução ao humanismo historicista de Vico (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 23 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/694
SEVILLA, Sergio
- La tecnica y la crisis filosofica del humanismo. (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 229 a 250).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/470
SHIMAMOTO, Delma Faria
- O mondo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola pública de 1º grau (5º a 8º séries) (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/944
SIEBENEICHLER, Flávio B.
- A interdisciplinaridade na crise atual das ciências (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 105 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1918
SILVA FILHO, Adauto Lopes da
- O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135
SILVA FILHO, Lauro de Barros
- A educação no imaginário liberal (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 185 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1011
SILVA FILHO, Luiz Marcos da
- A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação" (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 307 a 347) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da
- A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 231 a 250).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483
SILVA JUNIOR, Bento Selau da
- As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 241 a 267).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460
SILVA JUNIOR, João dos Reis
- O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador (v.28 n.55 jan./jun. 2014p. 445 a 472).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/20910
SILVA NETO, Sertório de Amorim e
- As críticas de Vico e Horkheimer ao racionalismo: a negação da razão naturalista em nome da filosofia humanista. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 175 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/721
- Barbárie e esclarecimento tardio: uma reconstrução do pensamento de Horkheimer a partir da dicotomia entre teoria tradicional e teoria crítica da sociedade (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 17 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/567
- Tradução: Hermenêutica do evento. A filosofia da interpretação de Giambattista Vico. Francesco Botturi. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 689 a 709).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13385
- Presentazione Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 15 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27802
- Vico e la scienza dei giganti: implicazioni per l’analise dela cultura brasiliana. (v.28 n. Especial 2014 p. 115 a 131).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24833
- Atomismo e metafísica- notas sobre o cartesianismo na Nápoles de Vico. (v.29 n. Especial 2015 p. 147 a 167).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30736
SILVA, Adilson Xavier da
- A tarefa da filosofia segundo Merleau-Ponty (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 49 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/733
SILVA, Aldemir Barbosa da
- Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 885 a 924)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925
SILVA, Aloirmar José da
- O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1703 a 1717) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47643
SILVA, Carlos Manique da
- A expressão da reforma de António Rodrigues Sampaio no município de Lisboa ou a afirmação de um “governo dos assuntos educacionais” (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 449 a 464).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17645
SILVA, Cíntia Vieira da
- Três leituras de Proust: Blanchot, Ricouer, Deleuze. (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 161 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/672
- Diferença como abertura de mundos possíveis: evanescência de outrem em proveito da alteridade. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 711 a 728).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22815
SILVA, Divino José da
- A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1203 a 1228)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38748
- Apresentação do Dossiê Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potência da vida na educação (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 511 a 525) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58349
- Apresentação do Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: Entre a arte a política (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 23 a 30) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59227
- Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 45 a 71) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56419
SILVA, Edna Mariana Machado
- Educação e trabalho: como a escola trabalha a questão do trabalho. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 41 a 46).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1111
- A participação dos pais no processo de alfabetização de estudo (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.10 jul./dez. 1996 p. 289).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/950
SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz
- Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17695
SILVA, Ezequiel Theodoro da
- ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez e Editora da UNICAMP, 1988. 118p. (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 153 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1876
SILVA, Fidel Machado de Castro
- O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 789 a 818)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52940
SILVA, Flávia Santos da
- A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1033 a 1054) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32926
SILVA, Franklin Leopoldo e
- A história da filosofia em Heidegger e Merleau-Ponty (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 79 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1154
SILVA, Gildemarks Costa e
- O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani: uma contribuição para a relação da educação e filosofia (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 49 a 76).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713
SILVA, Heraldo Aparecido
- A filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 509 a 526).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11385
- Angústia da influência e desleitura na filosofia da educação pragmatista: Dewey, Rorty e Lipman. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 189 a 207).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28202
SILVA, Idalice Ribeiro
- Natureza e história: os sentidos da liberdade e da igualdade (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 35 a 76).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1024
SILVA, Isaíde Bandeira da
- O livro didático de história: escolhas, usos e percepções de professores e alunos no cotidiano escolar (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 565 a 597).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033
SILVA, Jaime Carvalho e
- A importância do uso da história da matemática na sala de aula de matemática: razões, dificuldades e propostas (v.26 n. Especial 2012 p. 145 a 156).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19673
SILVA, Jefferson Idelfonso da
- Estruturalismo e educação (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 179 a 192).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1123
- Formação de professores: relato de uma experiência no mestrado em educação (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 225 a 229).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934
- Perfil dos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 155 a 170).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/801
- As raízes epistemológicas do mito (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 145 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/739
- Gestão escolar e administração empresarial: aproximação e confronto (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 163 a 186).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418
- Aprendizagem e conhecimento escolar: a interface pesquisa e docência (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 11 a 32).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/909
- DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e Educação: Textos selecionados. Organização e Introdução Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral; Tradução por Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EDUSP – Editora da Universidade de São Paulo, 2010. 528 p. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 327 a 336).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17639
SILVA, Jefferson Rodrigues
- Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64064
SILVA, José Carlos da
- O trabalho escolar nos cursos de engenharia - suas funções como instrumento formativo (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 105 a 108).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2076
SILVA, José Fernando da
- É fenomenológica a linguagem do Tractatus? (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 69 a 84).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/569
SILVA, Josie Agatha Parrilha da
- Um precursor do manifesto dos pioneiros da educação nova: as contribuições de Carneiro Leão (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 353 a 365).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/598
SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e
- Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
SILVA, Kássia Nunes da
- GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. 5. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2005. Coleção Prospectiva. v. 4. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 749 a 756).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13376
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
- Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 111 a 129).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375
SILVA, Lazara Cristina da
- Participação e sucesso escolar: construções cotidianas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 215 a 236).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776
- A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29989
SILVA, Luiz Carlos Santos
- Críticas antiedipianas à modernidade antropocêntrica. Uma metafísica canibal devoradora de homens-máquina (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 443 a 478).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60180
SILVA, Marcelo Lira
- Habermas leitor de Marx: análise dos escritos dos anos de 1960. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 291 a 330).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28750
SILVA, Marcelo Soares Pereira da
- Questões da prática e da formação do profissional da educação (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 85 a 100).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1115
- Elementos para a construção teórica da historicidade das práticas educativas escolares (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 173 a 184). (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 301 a 302).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1010
- Relações de trabalho na escola pública: práticas sociais em educação em Minas Gerais (1983 - 1994).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/817
- A formação dos profissionais do magistério no contexto das políticas educacionais no governo Lula e seus desdobramentos no governo Dilma (v.26 n. Especial 2012 p. 229 a 257).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17703
SILVA, Marcos
- Muss logik für sich selber sorgen? On logical paradigm of exclusions by contrariety and the explosion of alternatives as problems to the neutrality of logic. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 245 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22976
SILVA, Maria Aparecida da
- A transposição do primado do sujeito ao primado do objeto: da história do “absoluto” à história dos homens em suas relações sociais de produção (Reflexões iniciais) (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 47 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1112
- HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. ed. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p.(v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 677 a 681).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13623
- PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 761 a 764).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14409
SILVA, Maria Ivonete S.
- O eu e o meu em: as cabeças trocadas e o Srimad Baghavad Gita (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 31 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/986
SILVA, Maria Vieira
- Gerência da qualidade total: conservação ou superação do processo de alienação? (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 209 a 226).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1013
- Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educador (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 211 a 212).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/983
- Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educador (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 291).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/952
- Entrevista: Tiago Adão Lara (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 229 a 255).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/935
- FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2ª ed. Campinas, Papirus, 1995. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 235 a 238).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/874
- O papel dos gestores na reestruturação da esfera produtiva e seus impactos na organização escolar (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 195 a 214).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/775
- O declínio dos paradigmas de modernidade e as experiências pós-modernas: tudo que é sólido desmancha no ar? (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 127 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/588
- Dilemas da relação teoria/prática na construção do currículo educacional (v.26 n. Especial 2012 p. 357 a 382).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17702
- Apresentação- Dossiê: Educação pública como direito – desafios às políticas governamentais na América Latina (v.28 n. Especial 2014 p. 133 a 137).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27803
- Lo singular y lo plural de la realidad boliviana: el derecho a la educación en el contexto de las reformas educativas (v.28 n. Especial 2014 p. 201 a 223).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24610
SILVA, Maria Zélia Pinto da
- O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63135
SILVA, Mário Alves de Araújo
- LARA, Tiago Adão. Caminhos da razão no ocidente; a filosofia ocidental; do Renascimento aos nossos dias. Petrópolis, Vozes, 1986. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 87).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2027
- SOUZA, Rômulo Cândido de. Palavra, Parábola: uma aventura no mundo da linguagem. Aparecida, São Paulo, Editora Santuário, 1990. 316p. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 217 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1127
- NASCIMENTO, Carlos Arthur R. Santo Tomás de Aquino: O boi mudo da Sicília. São Paulo, EDUC, 1992. 112p (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 209 a 210).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1083
- Entrevista: Tiago Adão Lara (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 229 a 255).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/935
SILVA, Rafael Cordeiro
- A concepção de filosofia em Adorno (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 157 a 172).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1009
- GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E.P.U., 1995. 73 p (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 279 a 285).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/940
- A revisão kuhniana na imagem da ciência (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 263 a 280).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/896
- A teoria kuhniana da ciência: um discurso de homenagem (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 255 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/896
- A atualidade da crítica de Adorno à indústria cultural (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.27 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/794
SILVA, Roberto Rafael Dias da
- Apresentação: Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução (v.32 n.64 jan./abr. 2018)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43194
- Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo (v.32 n.64 jan./abr. 2018)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476
SILVA, Regina Swirk
- O ensino de educação artística nas escolas de 1º grau de Uberlândia/MG (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 219).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1091
SILVA, Roberto Rafael Dias da
- Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 199 a 223).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731
SILVA, Sandra Maria Glória da
- PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 761 a 764).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14409
SILVA, Sandro Damião Ribeiro da
- O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da química: reflexões didático-filosóficas (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 275 a 305)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46410
SILVA, Sarita Medina da
- Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 193 a 226).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/469
- A formação dos profissionais do magistério no contexto das políticas educacionais no governo Lula e seus desdobramentos no governo Dilma (v.26 n. Especial 2012 p. 229 a 257).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17703
SILVA, Sérgio Pereira da
- Para os que lecionam filosofia no ensino médio: definição de conceitos e conteúdos (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 71 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/989
- O “romantismo”, o “enciclopedismo” e o “criticismo” manifestos no magistério da filosofia no ensino médio em Uberlândia (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 181 a 188).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/977
- Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 169 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931
- "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo". Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. (Resumo de teses de dissertação e doutorado) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 287).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947
- Exclusão e retorno do ensino da filosofia nas escolas públicas estaduais mineiras (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 77 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/887
- A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 69 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557
- Avaliação, exames e poderes: a "docimologia" a partir de algumas contribuições de Foucault de Nietzsche (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 669 a 693) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31385
SILVA, Sidney Reinaldo
- Educação e razoabilidade na teoria da justiça de Rawls (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 43 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253
SILVA, Silvia Maria Cintra da
- A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 237 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777
SILVA, Tatiane
- Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 891 a 922)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49974
SILVA, Vinícius Carvalho da
- Resenha: Contra o utilitarismo na educação e na ciência (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 427 a 430) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47305
SILVA, Vivian B. da
- Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2178
SILVEIRA, Carlos Roberto da
- Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 279 a 306)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51259
SILVEIRA, Denis Coitinho
- Moral e Direito: uma relação peculiar (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 131 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59351
SILVEIRA, Eliana
- Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1158
SILVEIRA, Fillipa Carneiro
- Editorial (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 915 a 919) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47907
- Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020 (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 17 a 21) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451
SILVEIRA, Luís Gustavo Guadalupe
- Tradução: A ideologia da Morte. Herbert Marcuse (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 337 a 349).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/12340
- Tradução: Teoria e terapia em Freud (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 385 a 390) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36122
SILVEIRA, Marli Teresinha Silva da
- Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 819 a 852) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402
SILVEIRA, Renê José Trentin
- Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 99 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21014
SILVEIRA, Paloma Dias
- A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1027 a 1050)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398
SILVEIRA, Paulo Henrique Fernandes
- O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comum (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 175 a 191) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51971
SIMÕES, Maria de Fátima
- Conforme as análises das diversas constituições na política pode-se falar de um conservadorismo de Aristóteles? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 07 a 14).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1131
SINI, Stefania
- Le finte persone del serioso poema: sull’antropologia vichiana della “letteratura” (v.28 n. Especial 2014 p. 93 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24832
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias
- Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863
SMOCZYNSKI, Rafael
- Naming and affect. Ontological function of ideology in the School of Essex’s discourse theory. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 655 a 674).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13368
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante
- LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens a (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber. São Paulo, Vozes, 1993. (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 211 a 212).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1084
SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de
- Tradução: Carta-Prefácio aos Princípios da Filosofia de Descartes. Claude Picot (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 215 a 256).
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/563
- Tradução: Da atualidade à atividade: pensamento humano e ato puro em Espinosa. Laurence Renault (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 343 a 365).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13334
- Editorial Dossiê Descartes e o Grande Século. (Orgs) (v25 n. Especial 2011 p.13 a 15) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30020
- O sentido da cogitatio em A busca da verdade de Descartes. (v.25 n. Especial 2011 p. 293 a 310) https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30019
- Entrevista com Fausto Castilho: uma vida filosófica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 17 a 72). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22697
- Apresentação Dossiê Descartes (Orgs) (v.29 n. Especial 2015 p. 15 a 16). https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34302
- Considerações sobre o sentido da Moral em Descartes (v.29 n. Especial 2015 p. 215 a 236). https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30739
- Apresentação Dossiê Marion (Orgs) (v.30 n. Especial 2016 p.15 a 17). http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36963
- Apresentação Dossiê A ideia de homem em Descartes (Orgs). v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1051 a 1053. http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59588
- Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1157 a 1188)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59282
- Apresentação do Dossiê - A ideia de homem em Descartes. (v. 34 n. 72 (2020): v.34 n.72 set./dez. 2020)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59588
SOARES, Daniel
- Uma apresentação da categoria weiliana da obra (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 447 a 480).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60787
SOARES, Jean Dyêgo Gomes
- “Positivista feliz” ou “hipermilitante pessimista”? Sobre os atos de problematização em Michel Foucault (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 333 a 354)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50879
SOARES, Maria Lúcia de Amorim
- Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367
SOARES NETO, Cícero José Alves
- Reflexões sobre o uso de um instrumento tecnológico, o gravador sonoro, na investigação social: algumas questões. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 83 a 86).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2026
- Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou muito tempo perdido? (resposta à “provocação geraldina” ou “ao corpo discente”? (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 95 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1998
- Os procedimentos idealista e materialista do investigador no trabalho de campo (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 109 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2000
- O poder da linguagem no trabalho de campo da pesquisa social (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 97 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2075
- Coronelismo: interpretações controversas (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 33 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2075
SOLOVIEVA, Yulia
- Formación de las habilidades matemáticas básicas em preescolares mayores de una comunidad suburbana (v.26 n. Especial 2012 p. 157 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17764
- Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914
SOMMERHALDER, Cínara
- A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 237 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777
SOUSA, Carlos Eduardo Batista de
- Resenha crítica do livro Incógnito – as vidas secretas do cérebro, David Eagleman, Editora Rocco, Rio de Janeiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 467 a 478).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27108
SOUSA, Claudiney José de
- A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 243 a 274)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646
SOUSA, Marcos Paulo de
- Família, infância e higienização na imprensa de Uberlândia do Estado-Novo. (v.26 n. Especial 2012 p. 115 a 143).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17696
SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de
- Contribuições à questão operária: abordagem preliminar das relações entre classe, luta e consciência de classe (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 13 a 32).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1941
- Reflexões sobre a ideologia enquanto uma questão política: o caso dos trabalhadores da construção (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 171 a 182).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1923
- A questão da cultura operária: considerações preliminares sobre o caso inglês (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 105 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1870
SOUSA, Thiago Weslei de Almeida
- Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica um diálogo de convergências? (v.35 n.73 jan./abr.2021 p. 299 a 338).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53769
SOUZA, Ana Maria Costa de
- A questão da avaliação na pré-escola (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 117 a 122).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2001
- A televisão e a criança: sim ou não? (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 167 a 172).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1275
SOUZA, Antonio Escandiel de
- O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1255 a 1271)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41731
SOUZA, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de
- Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 37 a 63).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485
SOUZA, Jane Bezerra
- Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 241 a 267).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13345
SOUZA, Kellcia Rezende
- Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. (v.31 n.61 jan./abr. 2017)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099
SOUZA, Leonardo Lemos de
- Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 103 a 131) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51976
SOUZA, Rosa Fátima de
- Demandas populares pela educação na primeira República: aspectos da modernidade brasileira (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 63 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1136
SOUZA, Thana Mara de
- Da irredutibilidade e inseparabilidade entre percepção e imaginação em Sartre (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 311 a 338)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35096
SOUZA JUNIOR, Arlindo José
- A autoria de mapas como estratégia formativa de professores (v.26 n. Especial 2012 p. 289 a 303).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17710
SPACEK, Iuri Kieslarck
- Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 49 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57450
SPINELLI, Miguel
- A tese pitagórico-platônica da metempsicose enquanto “teoria genética” da antiguidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 731 a 754).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19692
STARZYŃSKI, Wojciech
- A filosofia primeira de Descartes segundo Michel Henry (v.25 n. Especial 2011 p. 81 a 102).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30003
- O fenômeno de Deus a partir da idea infinitatis em Husserl, Sartre, Lévinas e Marion (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 491 a 508).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17647
- La subjectivité cartésienne selon le premier Levinas (v.29 n. Especial 2015 p. 199 a 213).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30738
- L’admiration comme principe phénoménologique de la subjectivité humaine (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1123 a 1140)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59283
STEFENON, Daniel Luiz
- Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a Geografia¹ (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 59 a 90)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40442
STOLTZ, Tania
- Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14577