Ainda assim, a docência...

Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação inicial, Licenciatura, Pibid

Resumo

Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério

Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas.

Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid.

 

Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching

Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice.

Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid.

 

Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium

Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica.

Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid.

 

Data de registro: 29/10/2020

Data de aceite: 22/09/2021

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Biografia do Autor

Lorene dos Santos, PUC Minas / UEMG

Graduada em História pela UFMG; Mestre e Doutora em Educação pela UFMG; Professora de Cursos de licenciatura e do Programa de Pós-Grduação em Educação da PUC Minas; Professora da Faculdade de Educação da UEMG; Pesquisadora na área do ensino de História, educação para a diversidade e a educação das relações étnico-raciais, formação e trabalho docente, políticas públicas de formação docente; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC/DGP/CNPq;

Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (FE UNICAMP). Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: admir.almeidajunior@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000.0002-7489-4161. CV: http://lattes.cnpq.br/9515279129277383

José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Educação Física; Mestre em Educação pela UFMG; Doutor em Educação pela PUC Rio; Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Sevilla, Espanha; Professor do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG;

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

dos Santos, L., Almeida Júnior, A. S. de, & Gariglio, J. Ângelo. (2021). Ainda assim, a docência.: Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 35(74), 679–717. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975

Edição

Seção

Artigos