A EXPRESSÃO DA REFORMA DE ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO NO MUNICÍPIO DE LISBOA OU A AFIRMAÇÃO DE UM "GOVERNO DOS ASSUNTOS EDUCACIONAIS"

Autores

  • Carlos Manique da Silva Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p449a464

Resumo

Este artigo procura captar a ação educativa do município de Lisboa durante a primeira grande experiência descentralizadora do ensino, enquadrada pela Reforma de António Rodrigues Sampaio (Lei de 2/5/1878). Ao longo da década de 1880, período em que decorre a referida experiência, a Câmara de Lisboa, na assunção de uma vontade local e procurando dar corpo a um projeto republicano de educação popular, protagoniza um interessante movimento de renovação educacional. O Estado, no entanto, tenta a todo o custo refreá-lo. Mas a verdade é que a iniciativa reformadora da Câmara prossegue bem explícita nos seus objetivos e firmada numa série de medidas e realizações. É paradigmática, por exemplo, a aposta na escola graduada (ou central). Trata-se, porém, de uma dinâmica que contrasta com a da generalidade dos outros municípios do país, destituídos de uma elite política forte e de recursos financeiros.

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SILVA , Carlos Manique da. Do modo de aprender e de ensinar. Renovação pedagógica e cenários de experimentação da escola graduada (1834- 1892). 2008. 381f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2008.

Data de registro: 13/01/2012

Data de aceite: 21/03/2012

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Publicado

2012-07-19

Como Citar

SILVA, C. M. da. A EXPRESSÃO DA REFORMA DE ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO NO MUNICÍPIO DE LISBOA OU A AFIRMAÇÃO DE UM "GOVERNO DOS ASSUNTOS EDUCACIONAIS". Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 449–464, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p449a464. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17645. Acesso em: 26 jul. 2024.