Motivi di una rileitura delle Vici Vindiciale

Autores

  • Franco Ratto Università “La Sapienza” di Roma.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-609

Palavras-chave:

G. Vicco, Filosofia Moderna, Filosofia da Religião, Filosofia da História

Resumo

O artigo discute a resposta de Vico à crítica anônima publicada no número de agosto de 1727 na Acta Eruditorum de Leipzig sobre a primeira edição da Scienza nuova (1725). O autor escreveu unicamente para rebater o artigo lipsiense; as respostas não ficaram limitadas apenas à polêmica com o resenhista estrangeiro, indo mias além, Vico percorre o ambiente ideológico e cultural no qual o autor se encontrava no contexto napolitano sobre os quais ele tinha necessidade de esclarecer a própria posição. Esta é a razão que fez das Vindiciae não uma composição “ocasional” e “imediata”, mas uma resposta mediata que está inserida no arco do extenso trabalho de reelaboração da Scienza Nuova.

Palavras-chave: G. Vico; Filosofia Moderna; Filosofia da Religião; Filosofia da História.

 

Riassunto: L'articolo discute la risposta di Vico alla critica anonima uscita nel numero di agosto del 1727 dell' Acta Eruditorum di Lipsia sulla prima êdizione Scienza nuova (1725). La risposta di Vico, oppure le Vici Vindiciae, fuorono pubblicate nel 1729, l' autore ha scritto appositamente per ribattere l' articolo lipsiense, vanno considerate non tanto come limitata polemica verso il recensore straniero quanto comemente ed aver chiesto notizie sull' autore ad un collaboratore italiano della rivista  decise di pubblicare, nel numero di agosto del 1727, una recensione piuttosto critica nella quale furono mosse soprattutto due acuse.

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Biografia do Autor

Franco Ratto, Università “La Sapienza” di Roma.

Professore e Ricercatore confirmato del Departimento – Università “La Sapienza” di Roma.

Referências

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

RATTO, F. Motivi di una rileitura delle Vici Vindiciale. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 34, p. 81–100, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-609. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/609. Acesso em: 26 jul. 2024.