Formação de pesquisadores

comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU

Autores

  • Jefferson Ildefonso da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934

Palavras-chave:

Formação de Pesquisadores, Pós-graduação, Ensino Superior

Resumo

Os programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação.

A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...]

Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Ildefonso da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Coordenador do Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

DA SILVA, J. I. Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 225–228, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicações