Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-64064

Palavras-chave:

Hannah Arendt, Educação e Crise, Educação Superior, Cidadania

Resumo

Resumo: O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel da educação no mundo contemporâneo. De fato, sua reflexão assevera que a educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da sociedade humana, e, por isso, tem de ser continuamente repensada em função das transformações do mundo no qual nascem novos seres humanos. Hannah Arendt questiona e faz pensar como que a crise da e na educação impede todo desenvolvimento de tarefas e dinâmicas que ajudem, especialmente aos estudantes (em qualquer área de conhecimento), a possuírem e produzirem um conhecimento que leve a um enfrentamento de situações críticas do quotidiano.

Palavras-Chave: Hannah Arendt; Educação Superior; Crise na Educação; Cidadania; Direito Educacional

From Crises to Possibilities of Higher Education in Brazil: a Reading Based on Hannah Arendt

Abstract: The text aims to understand assumptions of higher education in Brazil and makes considerations about limits and potentialities concerning those assumptions in the light of Hannah Arendt. According to Hannah Arendt, the crisis in education refers to a crisis of stability of all political and social institutions. And to envisage this crisis, Hannah Arendt suggests reconsidering the crisis of modernity to critically rethink the role of education in the contemporary world. In fact, her reflection asserts that education is among the most fundamental and necessary activities of human society, and, therefore, it must be continually rethought considering transformations in the world in which new human beings are born. Hannah Arendt questions and makes us think about how the crisis of and in education prevents any development of tasks and dynamics that help, especially for students (in any area of knowledge), to possess and produce knowledge that leads to facing critical situations in the everyday.

Keywords: Hannah Arendt; Higher Education; Crisis on Education; Citizenship; Educational Law

Des crises aux possibilités d e l’enseignement supérieur au Brésil : une lecture chez Hannah Arendt

Résumé: Le texte a le but de comprendre les présupposés de l'enseignement supérieur au Brésil et fait des considérations sur ses limites et ses potentialités à la lumière d'Hannah Arendt. Selon Hannah Arendt, la crise de l'éducation renvoie à une crise de stabilité de toutes les institutions politiques et sociales. Et pour faire face à cette crise, Hannah Arendt propose de reconsidérer la crise de la modernité afin de repenser de manière critique le rôle de l'éducation dans le monde contemporain. En effet, sa réflexion affirme que l'éducation fait partie des activités les plus élémentaires et les plus nécessaires de la société humaine et qu'elle doit, donc, être continuellement repensée à la lumière des transformations du monde dans lesquelles de nouveaux êtres humains voient le jour. Hannah Arendt interroge et fait réfléchir sur la façon dont la crise de et dans l'éducation empêche tout développement de tâches et de dynamiques qui aident, en particulier pour les étudiants (dans n'importe quel domaine de la connaissance), à posséder et produire des connaissances qui conduisent à faire face à des situations critiques dans le quotidien.

Mots-Clés: Hannah Arendt ; Enseignement Supérieur; Crise de l'éducation ; Citoyenneté; Droit Educatif.

Data de registro: 23/12/2021

Data de aceite: 15/03/2022

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Biografia do Autor

Leandro José de Souza Martins, Instituto Federal Minas Gerais

Doutorando em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).  E-mail: leandro.martins@ifmg.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8239895889023815. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8334-2107.

Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal Minas Gerais

Doutorando em Educação na Universitat de Girona (UdG). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Professor no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). E-mail: jefferson.silva@ifmg.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0246316357702468. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8334-2107.

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

MARTINS, L. J. de S.; RODRIGUES-SILVA, J. Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1593–1624, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-64064. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64064. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos