G-H
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (G-H) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
GABRIEL, Carmen Teresa
- Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 25 a 58)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40437
GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção
- Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a Geografia¹ (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 59 a 90)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40442
GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira
- Ética, ciência e educação na perspectiva anarquista (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 07 a 30).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/996
- Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 55 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1967
- Educação, devir e acontecimento: para além da utopia formativa (v.26 n. Especial 2012 p. 41 a 72).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19672
- Apresentação - Dossiê: Diferenças e Educação - explorações conceituais entre o Brasil e a França (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1331 a 1337)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41103
- Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1497 a 1523) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722
- René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 793 a 815) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34238
GARANHANI, Marynelma Camargo
- A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1051 a 1073)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582
- A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1583 a 1622)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146
GARCIA, Amanda Veloso
- A filosofia erva-daninha como uma proposta para a descolonização de saberes na educação e resistência aos desafios contemporâneos (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55781
GARCÍA, Emelia Lázaro
- Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29914
GARCÍA, Jorge Tomás
- La incapacidad mayéutica del arte en la sociedad platônica (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 255 a 280).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22017
GARCÍA, Laura Domínguez
- El desarrollo psicológico humano como proceso de continuidad y ruptura: la “situación social del desarrollo” (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 21 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28059
GARCIA, Marco
- Formación de las habilidades matemáticas básicas em preescolares mayores de una comunidad suburbana. (v.26 n. Especial 2012 p. 157 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17764
GARCIA, Maria de Lourdes Miranda
- Pré-escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1232
GARCIA, Maria Manuela Alves
- Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 833 a 863)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32668
GARCIA, Pablo S.
- CAMILLONI, Alicia R. W. et alli. La evaluación de los aprendizajes em el debate didáctico contemporáneo. Buenos Aires, Paidós, 1998, 176 p. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 283 a 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/812
GARCIA, Sônia Maria dos Santos
- O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 294 a 295).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957
GARCIA, Valéria Aroeira
- Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 133 a 154)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51974
GARCÍA, Xus Martín
- Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1273 a 1306)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017
GARFINKEL, Mirian
- A abordagem reflexivo-dialógica na formação de formadores on-line: possibilidades e desafios (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 13 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/295
GARIGLIO, José Ângelo
- Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 679 a 717).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975
GARLIPP, José Rubens Damas
- DANTAS, José A. Mourão. Trabalho e Ideologia. São Paulo, Fundação de Amparo ao Material Didático, 1986. 40 p. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 259 a 268).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1934
GAROTTI, Ilar
- O Homem e a gente (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 91 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1917
GARRÉ, Bárbara Hees
- O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 275 a 296).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13564
GATTI JÚNIOR, Décio
- Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/971
- Fernando de Azevedo: marcos conservadores de uma ação reformista (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 51 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/924
- História da educação: consolidação da pesquisa nacional e ampliação dos espaços de divulgação cientifica (v. 18 n. Especial 2004 p. 05 a 22).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11219
- Colégio Santa Teresa: um estudo a respeito do ensino confessional em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, MG (1939-1942) (v. 18 n. Especial 2004 p. 105 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223
- A criação e a consolidação da Faculdade de Filosofia, Ciências E Letras Santo Tomás de Aquino em Uberaba, Minas Gerais: uma experiência singular da congregação dominicana no Brasil (1948-1961) (v. 18 n. Especial 2004 p. 131 a 150).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11224
- Apresentação do Dossiê Escolas, escolarizações e utensilagens materiais no espaço luso-brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 15 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2186
- História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 119 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2191
- MATTOS, Selma Rinaldi de. (2000) O Brasil em lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. (Coleção Aprendizado do Brasil; 1) Rio de Janeiro. Access, 2000, 141 p. (v. 18 n. Especial 2004 p. 237 a 244).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231
- A atuação da congregação do sagrado coração de Maria de Berlaar em Minas Gerais, Brasil (1907-1971): apontamentos históricos e histográficos da educação a partir de arquivos e fontes. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 23 a 52).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32296
GATTI, Bernadete
- A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 241 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615
GATTI, Giseli Cristina do Vale
- História e representações sociais da escola estadual de Uberlândia (1929 - 1950) (v. 18 n. Especial 2004 p. 69 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11222
- História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 119 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2191
GATTO, Alfredo
- Descartes et la généalogie de la théodicée moderne chez Leibniz et Malebranche (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 721 a 746)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56628
- Friedrich Nietzsche e a crítica da subjetividade cartesiana (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1105 a 1122) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59279
GAWRYSZEWSKI, Bruno
- Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/15184
GELAMO, Rodrigo Pelloso
- O ensino da filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008 (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 331 a 350).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7973
- Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 959 a 988) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46679
- Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 813 a 853)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62439
GENIS, Andrea Diáz
- El aporte de la filosofía y la cultura a la vida buena de un cuerpo precario (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 659 a 684)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51967
GERMANOS, Erika
- Felix Mikhailov: a life devoted to the self-other, individual-society dialects. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 265 a 289).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34227
GHEDIN, Evandro
- A formação política do professor: um olhar sobre a história (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53523
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo
- Contribuição para as discussões ao projeto de implantação do curso de pedagogia na faculdade de ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Bauru) (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 247 a 284).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1037
- O que é um "bom professor"? O professor no discurso pedagógico do mundo moderno e contemporâneo (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 245 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/895
GIBBS, Paul
- The paths and the ways: an insight into transdisciplinarity (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1295 a 1322) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56406
GIFFONE JÚNIOR, Alexandre Avelino
- Cooperativismo de ensino: um estudo de caso (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 288).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/949
GODOI, Eliamar
- FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática de Língua de Sinais. – [reimpr.]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273p (v.29 n. Especial 2015 p. 397 a 408).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29990
GODOY, Ana
- das escritas, dos corpos. afetos e entretempos (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1559 a 1569) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40673
GOMES, Luiz Roberto
- Indústria cultural, resistência e educação. A teoria do agir comunicativo enquanto possibilidade de emancipação (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 115 a 138).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41478
- A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11247
- Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? (v.35 n.73 set./dez. 2021 p. 197 a 228).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57274
GOMES, Marcelo
- Totalidade dialética: contribuições para derruir os limites entre a filosofia e a interdisciplinaridade (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59947
GOMES, Raphael Carmesin
- Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação.
GOMES, Rita Helena Souza Ferreira. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 643 a 677)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175
- Lei natural e lei civil em Hobbes (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 143 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/572
GÓMEZ, Tania Aillón
- Lo singular y lo plural de la realidad boliviana: el derecho a la educación en el contexto de las reformas educativas (v.28 n. Especial 2014 p. 201 a 223).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24610
GOMIDE, Ana Paula de Ávila
- A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1075 a 1097)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41595
GOMIDE, Elfrida Félix de Sousa
- Carimbos na pré-escola: uma experiência (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 89 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2074
GONÇALVES JÚNIOR, Arlindo Ferreira
- A pessoa humana como protagonista da história ética na filosofia de María Zambrano (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 155 a 168).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/467
GONÇALVES NETO, Wenceslau
- Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/971
- Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932
- Rumos da pós-graduação brasileira: geração de conhecimento, formação de pessoal e abertura de novos cursos (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 231 a 248).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/805
GONÇALVES, Ruth Maria de Paula
- O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 925 a 957) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626
GONDRA, José Gonçalves
- Disciplina, corpo e civilização (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 65 a 100).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2175
GONZÁLES, Carlos Gustavo
- Paradoxos, o infinito e a intuição geométrica (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 717 a 740).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13374
- David Hilbert e o axioma de Arquimedes: entre a geometria e a física (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 343 a 379).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23826
GONZÁLES, Juana M. Remedios
- Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/419
GOTO, Roberto Akira
- ALTHUSSER, Louis. Os Aparelhos Ideológicos do Estado. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2005
- Delírio e Paixão (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 39 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1943
- Idéias e Histórias (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 229 a 232).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1928
- SAVIANI, Dermeval. “A Filosofia na Formação do Educador”. Revista Didata. n° 1, 1975, P. 63-78. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 273 a 278).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1936
- O ceticismo de Hume (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 11 a 14).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1861
- Liberdade e democracia em Rousseau (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 89 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1155
- A letra na vida (Sobre as palavras) (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 95 a 106).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1139
- A revolta cínica (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 125 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1076
- Porque e para que alfabetizar (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 33 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1050
- Uma ontologia negativa do indivíduo em Althusser (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1055 a 1088) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30925
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornélia
- O paradoxo do ensino da perspectiva de uma epistemologia do uso (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 659 a 674).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14866
GOUVEIA, Mariley Simões Flória
- Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 227 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi
- SILVA, Aracy Lopes (Org.). A questão indígena na sala de aula: subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo, Brasiliense, 1987, 253p., ilustrado (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 192 a 193).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1959
GUELFI, Maria Lúcia Fernandes
- Literatura infantil - fantasia que constrói realidades (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 131 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/929
GUENANCIA, Pierre
- Descartes et l’idée de l’homme. Imperfection et perfection de l’homme (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1055 a 1076)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59278
GUIDO, Humberto Aparecido de Oliveira
- O problema da linguagem na transição da filosofia humanista para a filosofia moderna (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 225 a 244).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/894
- Synaxis. Catarina: Studio Teologico S. Paolo & Istituto per la Documentazione e la Ricerca S. Paolo. Nuova serie XIV/1 - 1996. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 311 a 314).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/904
- Vico e Horkheimer: a idéia de barbárie (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 273 a 296).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/856
- A positivização da história como negação do projeto de Vico para as ciências humanas (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 193 a 210).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/803
- RATTO, Franco (ed.) All’ombra de Vico, testimonianze e saggi Vichiani in ricordo di Giorgio Tagliacozzo. Ripatransone: Edizioni Sestante, 1999. pp. 239 e TAGLIACOZZO, G. e RATTO, F. Da Napoli a New York: l’itinerario vichiano di Giorgio Tagliacozzo. Ripatransone: Edizioni Sestante, 1999. pp. 239. (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 281 a 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/781
- SCHILLACI, G. Relazione senza relazione: il ritrarsi e il darsi di Dio come itinerário metafísico nel pensiero di Lévinas. Catania: Galatea Editrice, 1996, 428p. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 283 a 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/747
- Razão e violência: notas sobre a crise da filosofia moderna. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 199 a 210).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/722
- REMAUD, Olivier. Michelet, la magistrature de l' histoire Paris: Éditions Michalon, 1998. (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 205 a 208).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/707
- REBOLLO, Maria José E. Dioses, héroes y hombres. Vico, teórico de la educación. Sevilha: G.I.H.U.S. / C.I.V., 2000. 493 p. Biblioteca Viquiana — serie Monografías y ensayos (nº 1) (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 201 a 204).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/689
- NUZZO, Enrico. Tra ordine della storia e storicità. Saggi sui saperi della storia in Vico (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 199 a 203).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/676
- CACCIATORE, Giuseppe. L’etica dello storicismo. Lecce: Milella edizione, 2000. (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 211 a 214).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/634
- Obituário: Franco Ratto (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 223).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/637
- Obituário: Moacir Bortolozo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 299 a 303).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/621
- Tradução: Nota introdutória a tradução da Sinopse do Diritto Universale de Giambattista Vico (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 303 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2281
- Tradução: Sinopse do Direito Universal. Giambattista Vico (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 311 a 332).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2281
- Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13365
- Leibniz e Arnauld – entendimento e consenso: a língua e alógica dos modernos (v.25 n. Especial 2011 p. 167 a 180).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30011
- Apresentação - Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1527 a 1537)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43114
- Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1625 a 1642)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668
GUIMARÃES, Alexandre Queiroz
- Algumas notas sobre a filosofia política de Hobbes (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 113 a 138).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1007
GUIMARÃES, Elizabeth da Fonseca
- Quem é o aluno da escola noturna? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 71 a 82).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1137
GUIMARÃES, Iara
- A educação escolar na produção discursiva da revista Veja (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 71 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13336
GUIMARÃES, Mariza Rocha
- As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555
GUIMARÃES, Áurea Maria
- Vigilância, punição e depredação escolar (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 69 a 76).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1992
GUSMÃO, Luka Carvalho
- A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782
GUSTSACK, Felipe
- Formação de educadores na perspectiva da complexidade: autonarrativas e autoconstituição (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 225 a 243).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23563
HADDOCK-LOBO, Rafael
- Notas sobre o trajeto aporético da noção de experiência no pensamento de Derrida. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 259 a 274).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14271
- "Não aprendi dizer adeus" (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 547 a 566).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29879
HARBSMEIER, Eberhard
- Kierkegaard - pessoa e obra - biografia e filosofia (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 193 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1124
- A vitória do abstrato sobre os indivíduos (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 157 a 166).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1079
HARTMANN, Hélio Roque
- John Dewey: exponete del pragmatismo clássico (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 105 a 122).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798
HECK, José Nicolau
- Sistema de cotas versus exclusão racial: a síndrome do colapso da democracia social (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 275 a 283).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/618
HELFER, Carmen Lúcia de Lima
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795
HENNING, Paula Correa
- Educação e humanidades – rastros éticos e políticas do projeto filosófico moderno (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 91 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7415
- O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 275 a 296).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13564
HERRERA, Martha Cecilia
- Educación feminina e inclusión social en Colombia a través del siglo XX. (v.28 n. Especial 2014 p. 181 a 199).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24609
HOSTINS, Regina Célia Linhares
- Universidade Contemporânea: Pressões da Modernidade Líquida (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59936
HUPFFER, Haide Maria
- A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 193 a 216).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13717