G-H

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (G-H)  - 35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.72/2020)

GABRIEL, Carmen Teresa

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção

GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira

GARANHANI, Marynelma Camargo

GARCÍA, Emelia Lázaro

  • Propuesta para el uso del juego de roles en la institución pré-escolar. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 153 a 174).

GARCÍA, Jorge Tomás

  • La incapacidad mayéutica del arte en la sociedad platônica (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 255 a 280).

GARCÍA, Laura Domínguez

  • El desarrollo psicológico humano como proceso de continuidad y ruptura: la “situación social del desarrollo” (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 21 a 42).

GARCIA, Marco               

  • Formación de las habilidades matemáticas básicas em preescolares mayores de una comunidad suburbana. (v.26 n. Especial 2012 p. 157 a 178).

GARCIA, Maria de Lourdes Miranda

  • Pré-escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

GARCIA, Maria Manuela Alves

GARCIA, Pablo S.             

  • CAMILLONI, Alicia R. W. et alli. La evaluación de los aprendizajes em el debate didáctico contemporáneo. Buenos Aires, Paidós, 1998, 176 p. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 283 a 286).

GARCIA, Sônia Maria dos Santos

  • O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 294 a 295).

GARCIA, Valéria Aroeira

GARCÍA, Xus Martín

GARFINKEL, Mirian        

  • A abordagem reflexivo-dialógica na formação de formadores on-line: possibilidades e desafios (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 13 a 38).

GARLIPP, José Rubens Damas

  • DANTAS, José A. Mourão. Trabalho e Ideologia. São Paulo, Fundação de Amparo ao Material Didático, 1986. 40 p. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 259 a 268).

GAROTTI, Ilar   

  • O Homem e a gente (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 91 a 104).

GARRÉ, Bárbara Hees

  • O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 275 a 296).

GATTI JÚNIOR, Décio

  • Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
  • Fernando de Azevedo: marcos conservadores de uma ação reformista (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 51 a 66).
  • História da educação: consolidação da pesquisa nacional e ampliação dos espaços de divulgação cientifica (v. 18 n. Especial 2004 p. 05 a 22)
  • Colégio Santa Teresa: um estudo a respeito do ensino confessional em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, MG (1939-1942) (v. 18 n. Especial 2004 p. 105 a 130).
  • A criação e a consolidação da Faculdade de Filosofia, Ciências E Letras Santo Tomás de Aquino em Uberaba, Minas Gerais: uma experiência singular da congregação dominicana no Brasil (1948-1961) (v. 18 n. Especial 2004 p. 131 a 150).
  • Apresentação do Dossiê Escolas, escolarizações e utensilagens materiais no espaço luso-brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 15 a 18).
  • História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 119 a 144).
  • MATTOS, Selma Rinaldi de. (2000) O Brasil em lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. (Coleção Aprendizado do Brasil; 1) Rio de Janeiro. Access, 2000, 141 p. (v. 18 n. Especial 2004 p. 237 a 244).
  • A atuação da congregação do sagrado coração de Maria de Berlaar em Minas Gerais, Brasil (1907-1971): apontamentos históricos e histográficos da educação a partir de arquivos e fontes. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 23 a 52).

GATTI, Bernadete

  • A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 241 a 252).

GATTI, Giseli Cristina do Vale

  • História e representações sociais da escola estadual de Uberlândia (1929 - 1950) (v. 18 n. Especial 2004 p. 69 a 104).
  • História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 119 a 144).

GATTO, Alfredo

GAWRYSZEWSKI, Bruno              

  • Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).

GELAMO, Rodrigo Pelloso

  • O ensino da filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008 (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 331 a 350).
  • Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 959 a 988) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46679

GENIS, Andrea Diáz

GERMANOS, Erika

  • Felix Mikhailov: a life devoted to the self-other, individual-society dialects. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 265 a 289).

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo

  • Contribuição para as discussões ao projeto de implantação do curso de pedagogia na faculdade de ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Bauru) (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 247 a 284).
  • O que é um "bom professor"? O professor no discurso pedagógico do mundo moderno e contemporâneo (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 245 a 262).

                                                                                                                                                                                    

GIBBS, Paul

GIFFONE JÚNIOR, Alexandre Avelino

  • Cooperativismo de ensino: um estudo de caso (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 288).

GODOI, Eliamar

  • FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática de Língua de Sinais. – [reimpr.]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273p (v.29 n. Especial 2015 p. 397 a 408).

GODOY, Ana

GOMES, Luiz Roberto

  • Indústria cultural, resistência e educação. A teoria do agir comunicativo enquanto possibilidade de emancipação (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 115 a 138).
  • A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).

GOMES, Rita Helena Souza Ferreira

  • Lei natural e lei civil em Hobbes (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 143 a 164).

GÓMEZ, Tania Aillón

  • Lo singular y lo plural de la realidad boliviana: el derecho a la educación en el contexto de las reformas educativas (v.28 n. Especial 2014 p. 201 a 223).

GOMIDE, Ana Paula de Ávila

GOMIDE, Elfrida Félix de Sousa

  • Carimbos na pré-escola: uma experiência (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 89 a 92).

GONÇALVES JÚNIOR, Arlindo Ferreira

  • A pessoa humana como protagonista da história ética na filosofia de María Zambrano (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 155 a 168).

GONÇALVES NETO, Wenceslau

  • Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
  • Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
  • Rumos da pós-graduação brasileira: geração de conhecimento, formação de pessoal e abertura de novos cursos (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 231 a 248).

GONÇALVES, Ruth Maria de Paula

GONDRA, José Gonçalves

  • Disciplina, corpo e civilização (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 65 a 100).

GONZÁLES, Carlos Gustavo

  • Paradoxos, o infinito e a intuição geométrica (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 717 a 740).
  • David Hilbert e o axioma de Arquimedes: entre a geometria e a física (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 343 a 379).

GONZÁLES, Juana M. Remedios

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).

GOTO, Roberto Akira

  • ALTHUSSER, Louis. Os Aparelhos Ideológicos do Estado. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 128).
  • Delírio e Paixão (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 39 48).
  • Idéias e Histórias (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 229 a 232).
  • SAVIANI, Dermeval. “A Filosofia na Formação do Educador”. Revista Didata. n° 1, 1975, P. 63-78. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 273 a 278).
  • O ceticismo de Hume (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 11 a 14).
  • Liberdade e democracia em Rousseau (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 89 a 96).
  • A letra na vida (Sobre as palavras) (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 95 a 106).
  • A revolta cínica (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 125 a 130).
  • Porque e para que alfabetizar (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 33 a 42).
  • Uma ontologia negativa do indivíduo em Althusser (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1055 a 1088) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30925

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornélia

  • O paradoxo do ensino da perspectiva de uma epistemologia do uso (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 659 a 674).

GOUVEIA, Mariley Simões Flória

  • Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 227 a 258).

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi

  • SILVA, Aracy Lopes (Org.). A questão indígena na sala de aula: subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo, Brasiliense, 1987, 253p., ilustrado (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 192 a 193).

GUELFI, Maria Lúcia Fernandes

  • Literatura infantil - fantasia que constrói realidades (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 131 a 154).

GUENANCIA, Pierre

GUIDO, Humberto Aparecido de Oliveira

  • O problema da linguagem na transição da filosofia humanista para a filosofia moderna (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 225 a 244).
  • Synaxis. Catarina: Studio Teologico S. Paolo & Istituto per la Documentazione e la Ricerca S. Paolo. Nuova serie XIV/1 - 1996. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 311 a 314).
  • Vico e Horkheimer: a idéia de barbárie (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 273 a 296).
  • A positivização da história como negação do projeto de Vico para as ciências humanas (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 193 a 210).
  • RATTO, Franco (ed.) All’ombra de Vico, testimonianze e saggi Vichiani in ricordo di Giorgio Tagliacozzo. Ripatransone: Edizioni Sestante, 1999. pp. 239 e TAGLIACOZZO, G. e RATTO, F. Da Napoli a New York: l’itinerario vichiano di Giorgio Tagliacozzo. Ripatransone: Edizioni Sestante, 1999. pp. 239. (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 281 a 286).
  • SCHILLACI, G. Relazione senza relazione: il ritrarsi e il darsi di Dio come itinerário metafísico nel pensiero di Lévinas. Catania: Galatea Editrice, 1996, 428p. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 283 a 292).
  • Razão e violência: notas sobre a crise da filosofia moderna. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 199 a 210).
  • REMAUD, Olivier. Michelet, la magistrature de l' histoire Paris: Éditions Michalon, 1998. (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 205 a 208).
  • REBOLLO, Maria José E. Dioses, héroes y hombres. G. Vico, teórico de la educación. Sevilha: G.I.H.U.S. / C.I.V., 2000. 493 p. Biblioteca Viquiana — serie Monografías y ensayos (nº 1) (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 201 a 204).
  • NUZZO, Enrico. Tra ordine della storia e storicità. Saggi sui saperi della storia in Vico (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 199 a 203).
  • CACCIATORE, Giuseppe. L’etica dello storicismo. Lecce: Milella edizione, 2000. (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 211 a 214).
  • Obituário: Franco Ratto (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 223).
  • Obituário: Moacir Bortolozo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 299 a 303).
  • Tradução: Nota introdutória a tradução da Sinopse do Diritto Universale de Giambattista Vico (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 303 a 310).
  • Tradução: Sinopse do Direito Universal. Giambattista Vico (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 311 a 332).
  • Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).
  • Leibniz e Arnauld – entendimento e consenso: a língua e alógica dos modernos (v.25 n. Especial 2011 p. 167 a 180).
  • Apresentação - Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1527 a 1537) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43114
  • Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1625 a 1642) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668

GUIMARÃES, Alexandre Queiroz

  • Algumas notas sobre a filosofia política de Hobbes (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 113 a 138).

GUIMARÃES, Elizabeth da Fonseca

  • Quem é o aluno da escola noturna? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 71 a 82).

GUIMARÃES, Iara

  • A educação escolar na produção discursiva da revista Veja (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 71 a 98).

GUIMARÃES, Mariza Rocha

  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).

GUIMARÃES, Áurea Maria

  • Vigilância, punição e depredação escolar (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 69 a 76).

GUSTSACK, Felipe           

  • Formação de educadores na perspectiva da complexidade: autonarrativas e autoconstituição (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 225 a 243).

HADDOCK-LOBO, Rafael

  • Notas sobre o trajeto aporético da noção de experiência no pensamento de Derrida. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 259 a 274).
  • "Não aprendi dizer adeus" (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 547 a 566).

HARBSMEIER, Eberhard              

  • Kierkegaard - pessoa e obra - biografia e filosofia (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 193 a 206).
  • A vitória do abstrato sobre os indivíduos (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 157 a 166).

HARTMANN, Hélio Roque

  • John Dewey: exponete del pragmatismo clássico (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 105 a 122).

 

HECK, José Nicolau

  • Sistema de cotas versus exclusão racial: a síndrome do colapso da democracia social (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 275 a 283).

HELFER, Carmen Lúcia de Lima

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

HENNING, Paula Correa

  • Educação e humanidades – rastros éticos e políticas do projeto filosófico moderno (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 91 a 104).
  • O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 275 a 296).

HERRERA, Martha Cecilia

  • Educación feminina e inclusión social en Colombia a través del siglo XX. (v.28 n. Especial 2014 p. 181 a 199).

HUPFFER, Haide Maria

  • A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 193 a 216).