FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed. Campinas, Papirus, 1995.

Autores

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação, Teoria e Pesquisa, Interdisciplinaridade

Resumo

A interdisciplinaridade requer um árduo esforço no sentido de um redimensionamento epistemológico das disciplinas científicas para a reaproximação de seus objetos que, na verdade, são indissociados.

Apreender o real a partir das relações e nexos que lhes são intrínsecos, desvelando suas contradições, essência e movimento, talvez seja o mais importante papel dos profissionais da educação. Neste sentido, a obra em questão traz significativas contribuições para o repensar da prática pedagógica que, tradicionalmente, foi organizada de forma fragmentada através do “acantonamento” das disciplinas curriculares, organizadas de forma estanque pela grade curricular.

A autora já é conhecida do público brasileiro, por ter publicado treze produções anteriores, sendo duas, além desta, sobre interdisciplinaridade. Atualmente é professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Supervisão e Currículo, da PUC/SP, e orienta o núcleo de estudos e pesquisas sobre interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Educação; Teoria e Pesquisa; Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

SILVA, M. V. FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed. Campinas, Papirus, 1995. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 235–238, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/874. Acesso em: 20 abr. 2024.