A formação docente e a necessidade de ser percebido

Autores

  • Luciana Azevedo Rodrigues Universidade Federal de Lavras
  • Márcio Norberto Farias Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p829a841

Palavras-chave:

Exploração. Concentração. Tecnologia. Formação de professores.

Resumo

*Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

**Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pro­fessor do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Apoio: FAPEMIG. 

A formação docente e a necessidade de ser percebido

Resumo: Este ensaio visa refletir sobre o enfraquecimento dos estudos desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula e a progressiva fixação na superioridade da comunicação mediada tecnologicamente. Com base na teoria da exploração estético nervosa, desenvolvida pelo filósofo contemporâneo C. Türcke, o texto argumenta que a referida fixação dissimula a expropriação a que professores e estudantes estão sendo submetidos e a angústia de não serem percebidos, em meio à imensa oferta de mercadorias - informações, dados e imagens veiculadas. Por fim, a partir da compreensão da percepção como um produto histórico e social, tal como desenvolvida pelo referido filósofo, o ensaio acena para necessidade da formação de professor se comprometer com a recusa do impulso de poder que chega a exaltar a comunicação mediada e a esquecer que ela só tem sentido quando voltada para a comunicação concreta e direta.

Palavras-chave: Exploração. Concentração. Tecnologia. Formação de professores.

A formação docente e a necessidade de ser percebido

Abstract: This work aims to reflect on the weakening of the studies developed by teachers and students in the classroom and the progressive fixation of communication through technology. Based on the aesthetic nerve exploration developed by the contemporary philosopher C. Türcke, the text claimed that the referred fixation conceals expropriation to which teachers and students have been submitted, and the anguish of not being perceived, due to the huge offer of commodities - information, data and available images. Finally, from the comprehension of perception as a historical and social commodity, such as developed by the philosopher studied, the study shows the necessity of teacher's formation to impact on denying of the boosting of power that gets to the point of highlighting communication mediated and forgetting that it just makes sense when referring to concrete and direct communication

Keywords: Exploration. Concentration. Technology. Teacher's formation.

Data de registro: 16/02/2014

Data de aceite: 22/10/2014

Referências: 

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Biografia do Autor

Luciana Azevedo Rodrigues, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). E-mail: luazevedo@ ded.ufla.br

Márcio Norberto Farias, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pro­fessor do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA). E-mail: marxio@gmail.com

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

RODRIGUES, L. A.; FARIAS, M. N. A formação docente e a necessidade de ser percebido. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 58, p. 829–841, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p829a841. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24799. Acesso em: 27 jul. 2024.