O trabalho escolar nos cursos de Engenharia:

suas funções como instrumento formativo

Autores

  • José Carlos da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2076

Palavras-chave:

Trabalho escolar, Processo didático, Formação, Engenharia, Professor

Resumo

O Trabalho Escolar (TE) é o mais importante elo de ligação entre o aluno e o professor. Como tal, constitui instrumento de ação do professor sobre o aluno e deste sobre o conteúdo a ser aprendido. Sob esta visão em que se coloca tal instrumento de ensino-aprendizagem e avaliação, vem o presente artigo descrever as funções do TE no processo didático, para, em seguida, discorrer sobre alguns meios de viabilizar a execução de cada uma dessas funções. Com isto, objetiva-se resgatar o verdadeiro significado e prestígio do TE nos cursos de engenharia da maior parte das IES do país. Sabe-se que, do ponto de vista didático, o processo envolvendo o TE é mal conduzido em toda a sua extensão. É mal preparado pelo professor, ao omitir os objetivos visados, ao não enunciar com suficiente clareza e precisão a situação-problema e ao não fornecer ao aluno orientação metodológica. Consequentemente, é mal executado pelo aluno, que se limita a apresentar alguma solução para o problema, resultante de uma exploração paupérrima do tema, ante a ausência de objetivos expressos, que o conduzissem a um processo de investigação metódica e de aprendizagem mesmo. [...]

Palavras-chave: Trabalho escolar; Processo didático; Formação; Engenharia; Professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

SILVA, J. C. "Preparação do trabalho escolar em cursos de engenharia: recomendações ao professor". São Paulo, Revisa de Ensino de Engenharia; jan-jun, 1984.

SILVA, J. C. "Metodologia de trabalho escolar em cursos de engenharia: recomendações ao aluno". São Paulo, Revista de Ensino de Engenharia, jan-jun, 1984.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico 5 ed., São Paulo, Conez e Moraes, 1980.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

SILVA, J. C. da. O trabalho escolar nos cursos de Engenharia: : suas funções como instrumento formativo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 105–107, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2076. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2076. Acesso em: 22 abr. 2024.