O trabalho escolar nos cursos de Engenharia: suas funções como instrumento formativo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2076Palavras-chave:
Trabalho escolar, Processo didático, Formação, Engenharia, ProfessorResumo
O Trabalho Escolar (TE) é o mais importante elo de ligação entre o aluno e o professor. Como tal, constitui instrumento de ação do professor sobre o aluno e deste sobre o conteúdo a ser aprendido. Sob esta visão em que se coloca tal instrumento de ensino-aprendizagem e avaliação, vem o presente artigo descrever as funções do TE no processo didático, para, em seguida, discorrer sobre alguns meios de viabilizar a execução de cada uma dessas funções. Com isto, objetiva-se resgatar o verdadeiro significado e prestígio do TE nos cursos de engenharia da maior parte das IES do país. Sabe-se que, do ponto de vista didático, o processo envolvendo o TE é mal conduzido em toda a sua extensão. É mal preparado pelo professor, ao omitir os objetivos visados, ao não enunciar com suficiente clareza e precisão a situação-problema e ao não fornecer ao aluno orientação metodológica. Consequentemente, é mal executado pelo aluno, que se limita a apresentar alguma solução para o problema, resultante de uma exploração paupérrima do tema, ante a ausência de objetivos expressos, que o conduzissem a um processo de investigação metódica e de aprendizagem mesmo. [...]
Palavras-chave: Trabalho escolar; Processo didático; Formação; Engenharia; Professor.
Downloads
Referências
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico 5 ed., São Paulo, Conez e Moraes, 1980.
SILVA, J. C. "Preparação do trabalho escolar em cursos de engenharia: recomendações ao professor". São Paulo, Revisa de Ensino de Engenharia; jan-jun, 1984.
SILVA, J. C. "Metodologia de trabalho escolar em cursos de engenharia: recomendações ao aluno". São Paulo, Revista de Ensino de Engenharia, jan-jun, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Carlos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.