A questão freireana da educação como práxis político-filosófica

Autores

  • Tânia Maria Marinho Sampaio Universidade Federal Fluminense - RJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1005

Palavras-chave:

Marxismo, Paulo Freire, Filosofia da práxis, Política da educação

Resumo

Não nos dirigimos, neste texto, ao tratamento da crise das forças políticas que envolveram o regime socialista. mas abordamos, sim, a conseqüente transformação do Marxismo, na qual posicionamos a política educacional formulada por Paulo Freire. Respondendo. no campo da educação, a tais transformações, sua política educacional tem, na "filosofia da práxis", o esteio filosófico que, varando do século XX, faz-se frente absoluta para que o velho Marx, renovado, possa ser pensado também no século XXI. Pretendemos, assim, dar uma contribuição às discussões quanto a novas respostas do Marxismo, especificamente no que tange à esfera política da educação.

Palavras-chave: Marxismo; Paulo Freire; Filosofia da práxis; Política da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Marinho Sampaio, Universidade Federal Fluminense - RJ

Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense - RJ.

Referências

BEISEGEL, Celso Rui. O método Paulo Freire de alfabetização de adultos. In: Estado e educação popular: um estudo sobre a educação. São Paulo, Pioneira, 1974, p. 164-172.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) A questão política da educação popular. São Paulo. Brasiliense, 1980.

BUFFA, Ester e NOSELLA, Paolo. A educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. São Paulo, Cortez, 1991.

BUFFA, Ester, Miguel G. Arroyo, Paolo Nosella. Educação e cidadania. São Paulo, Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros ensaios. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982, 88 edição.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Moraes, 1990, 38 edição.

FREIRE, Paulo. Conscientización y revolución. In: Documentos IDAC, no l, Genebra, 1973.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, 158 edição

FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. In: Revista Paz e Terra. no 9, out, 1969, Rio de Janeiro.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, 128 edição.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1993

GADOTTI, Moacir. A educação como ato político: a pedagogia do oprimido. In: Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo. Atica- 1987, pp. 2638.

GIROUX, Henry A. Paulo Freire e o conceito de alfabetização crítica. In: Pedagogia radical. São Paulo, Cortez-Autores Associados, 1983, pp. 80-87.

GIROUX, Henry A. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis. Vozes, 1986.

HABERMAS, Jürgen. Connaissance et intéret. In: La tecnique et Ia science comme 'ideologie '. Paris, Gallimard, 1973

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. RIO de Janeiro, Zahar, 1982

HABERMAS, Jürgen. Théorie et pratique. Payot, Paris, 1975, vol. 1 e 2.

L, Simões Jorge. A ideologia de Paulo Freim São Paulo, Loyola, 1973.

L, Simões Jorge. Libertação como alienação? A Metodologia antropológica de Paulo Freire. São Paulo, Loyola, 1979.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século MI. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.

MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo, CortezAuditores Associados. 1991

MCLAREN, Peter. Paulo Freire e o pós-moderno. In: Educação e Realidade. Porto Alegre. 12(1): 3-13. jan/jun" 1987.

ROUANET, Paulo Sérgio. Teoria crítica e psicanálise. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1986.

STANLEY, Aronovitz, e GIROUX, Henry. Postmoderm education. Politics. culture and social criticism. University of Minnesota Press. Minneapolis, Oxford, 1991

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense. 1988, 28 edição.

TORRES, Carlos Alberto. Consciência histórica: a práxis educativa de Paulo Freire. São Paulo, Loyola, 1979

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terras 1977.

Downloads

Publicado

2008-10-30

Como Citar

SAMPAIO, T. M. M. A questão freireana da educação como práxis político-filosófica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 78–89, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1005. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1005. Acesso em: 23 nov. 2024.