Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal - uma reflexão sobre a sua inclusão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60469Palavras-chave:
Ensino Superior, Estudantes surdos, InclusãoResumo
Resumo: O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem ampliado nos últimos anos, e com isso, a inclusão desses estudantes, passa a ser um desafio. Nesse sentido, objetivamos neste estudo analisar a sua inclusão no ensino superior em Portugal. O estudo compreende a trajetória de três estudantes surdos vinculados a duas instituições de ensino superior, e cuja comunicação se estabelece pela Língua Portuguesa. Como forma de levantamento de dados, foram realizadas entrevistas semiestruradas, nas modalidades presencial e por videoconferência. Salientamos que a escolha pela língua oral utilizada durante a entrevista foi dos estudantes, uma vez que estes alunos utilizam na maior parte do seu tempo a Língua Portuguesa, na sua vertente oral e escrita. Os resultados apontam para a importância de repensar a oferta de ensino permeado pela presença da Língua Gestual Portuguesa (LGP) nas atividades acadêmicas tendo em conta as principais necessidades apontadas pelos estudantes que participaram neste estudo: a) presença do intérprete de LGP nas salas de aula; b) colaboração dos professores da educação superior; c) interações sociais na universidade, e d) inclusão de estudantes surdos, o que demonstra a importância de repensar as práticas inclusivas para estudantes universitários surdos nas Instituições que frequentam.
Palavras-chave: Ensino Superior; Estudantes Surdos; Inclusão
Deaf students in Higher Education in Portugal - a reflection on inclusion
Abstract: The enrollment of deaf students in higher education has increased in recent years, and with that, the inclusion of these students, becomes a challenge. In this sense, we aim in this study to analyze its inclusion in higher education in Portugal. The study comprises the trajectory of three deaf students linked to two higher education institutions, and whose communication is established by the Portuguese Language. For data collection, semi-structured interviews were conducted, in person and by video conference. We emphasize that the choice of the oral language used during the interview was of the students, since these students use most of their time the Portuguese language, in its oral and written components. The results point to the importance of rethinking the teaching offer permeated by the presence of the Portuguese Sign Language (PSL) in academic activities taking into account the main needs pointed out by the students who participated in this study: a) presence of the PSL interpreter in the classroom; b) collaboration of higher education teachers; c) social interactions at the university, and d) inclusion of deaf students, which demonstrates the importance of rethinking inclusive practices for deaf students in the Institutions they attend.
Keywords: Higher Education; Deaf Students; Inclusion
Estudiantes sordos en Educación Superior en Portugal - una reflexión sobre su inclusión
Resumen: La matrícula de estudiantes sordos en la educación superior se ha incrementado en los últimos años, y con ello, la inclusión de estos estudiantes, se convierte en un desafío. En este sentido, nuestro objetivo en este estudio es analizar su inclusión en la educación superior en Portugal. El estudio comprende la trayectoria de tres estudiantes sordos vinculados a dos instituciones de educación superior, cuya comunicación está establecida por la lengua portuguesa. Como medio de recopilación de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas, en persona y por videoconferencia. Destacamos que la elección del idioma portugués utilizado durante la entrevista fue de los estudiantes, ya que estos estudiantes utilizan la mayor parte de su tiempo el idioma portugués, en sus aspectos oral y escrito. Los resultados apuntan a la importancia de repensar la oferta docente permeada por la presencia de la Lengua de Signos Portuguesa (LSP) en las actividades académicas teniendo en cuenta las principales necesidades señaladas por los estudiantes que participaron en este estudio: a) presencia del intérprete LSP en las aulas; b) colaboración de profesores de educación superior; c) interacciones sociales en la universidad, y d) inclusión de estudiantes sordos, lo que demuestra la importancia de repensar las prácticas inclusivas para los estudiantes universitarios sordos en las Instituciones a las que asisten.
Palabras clave: Educación Superior; Estudiantes Sordos; Inclusión
Data de registro: 15/04/2021
Data de aceite: 01/12/2021
Downloads
Referências
ALVES, Francislene; SOUZA, Jorgina de Cassia Tannus; CASTANHO, Maria Eugênia de Lima Montes. Educação d1e surdos em nível superior: desafios .vivenciados nos espaços acadêmicos. In: ALMEIDA, Wolney Gomes. (Org.). Educação de surdos: formação, estratégia e prática docente. Ilhéus: Editus, 2015. https://doi.org/10.7476/9788574554457.0003
BRAZAROTTO, Joseli Soares; SPERI, Maria Raquel Basílio. Acessibilidade à informação e aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva no ensino superior. In: MELO, Ricardo Lins Vieira de (Org.). Inclusão no ensino superior: docência e necessidades educacionais especiais. Natal: EDUFRN, 2013.
CARVALHO, Paulo Vaz de. História da Educação de Surdos: O que dizem as fontes documentais. Mediação, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol. 7, n.1, p. 101-110, 2019. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=20&idart=506#:~:text=A%20Hist%C3%B3ria%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20surdos%20em%20Portugal%20a%20n%C3%ADvel,Mudos%20e%20Cegos%20na%20Su%C3%A9cia. Acesso em: 09 de março de 2021.
COELHO, Orquídea. (E) depois da escola (?): formação, autoformação e a transição para a vida activa dos surdos em Portugal. Dissertação de Mestrado Animação e gestão da formação. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 1998.
CORREIA, L. M. Fundamentos da Educação Especial: Um guia para educadores e professores. Braga: Flora Editora, 2017.
Resolução nº 48/1996
Decreto-Lei nº 3/2008. Ministério da Educação. Diário da República, 1ª série – Nº 4 – 7de janeiro de 2008, 154-164.
Decreto-Lei nº 16/2018. Ministério da Educação. Diário da República, 1ª série – Nº 6/84 – 11 de maio de 2018, 65 – 98.
Decreto-Lei n.º 54/2018. Ministério da Educação. Diário da República,1ª série- N 129/2018-06 de julho de 2018.
DORZIART, Ana. Estudos surdos: diferentes olhares (Org.). Porto Alegre: Mediação, 2011.
FARIA, Evangelina Maria Brito de; ALVES, Edineia de Oliveira; BATISTA, Maria Gorett Dantas de A. e M. Batista; MONTEIRO, Regina de Fátima F.V. Língua de Sinais: um instrumento viabilizador do desenvolvimento cognitivo e interacional do surdo in: DORZIART, Ana. Estudos surdos: diferentes olhares (Org.). Porto Alegre: Mediação, 2011.
GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro no processo de construção de produções escritas por sujeitos surdos. 2004. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, UFPR, Curitiba, PR. https://doi.org/10.5380/rel.v65i0.4317
KARAGIANIS, A.; STAINBACK, W.; STAINBACK, S. Fundamentos do ensino inclusivo. In: STAINBACK, W.; STAINBACK, S. (Orgs.). Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SALES, Adriane de Castro Menezes. Reflexões sobre o papel e a prática de intérprete de língua de sinais no ensino fundamental. In: BAGAROLLO, Maria Fernanda; FRANÇA, Denise Maria Vaz Romano (Orgs.). Surdez, escola e sociedade: reflexões sobre a fonoaudiologia e educação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
MIRANDA, Wilson; PERLIN, Gladis. A perfomatividade em educação de surdos. In: SÁ, Nídia de. Surdos: qual surdos, qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011.
MOURA, Maria Cecília. O surdo, caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro (RJ): Revinter – FAPESP, 2000.
ONU. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. 2008. Disponível em: https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundacao/deficiencia-visual/convencao-da-onu-sobre-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 05 abril de 2021.
PORTUGAL. Constituição da República Portuguesa de 1997. Reconhece a LGP como língua da comunidade surda Portuguesa, 1997. Diário da República n.º 218/1997, Série I-A de 1997-09-20. Lei Constitucional. Disponível em: http://bdjur.almedina.net/item.php?field=item_id&value=275341. Acesso em 21 de março de 2021.
PORTUGAL. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Programa curricular de língua gestual portuguesa educação pré-escolar e ensino básico. Ministério da educação, direcção-geral de inovação e de desenvolvimento curricular, 2007.
LIMA-RODRIGUES, Luzia (Coord.); FERREIRA, Ana Maria; TRINDADE, Ana Rosa; RODRIGUES, David; COLÔA, Joaquim; NOGUEIRA, Jorge Humberto & MAGALHÃES, Maria Bibiana (2007). "Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso". Lisboa : Fórum de Estudos de Educação Inclusiva.
RODRIGUES, Carlos Henrique. A sala de aula de surdos como espaço inclusivo: pensando o outro da educação atual. In: ALMEIDA, Wolney Gomes. (Org.). Educação de surdos: formação, estratégia e prática docente. Ilhéus: Editus, 2015. https://doi.org/10.7476/9788574554457.0007
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Area das Necessidades Educativas Especiais, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394 Acesso em: 05 abril de 2021.
SÁ, Nelson Pereira de; SÁ, Nídia Limeira de. Escolas bilíngues de surdos: por que não? Manaus: EDUA, 2015.
SANCHIS, Isabelle de Paiva. Simmel e Goffman: uma comparação possível. Estudos e pesquisas em psicologia. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 856-872, dez. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812011000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 abr. 2020. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8340
SANTOS, Sérgio Ribeiro. Interacionismo simbólico: uma abordagem teórica de análise na saúde. Enfermagem Brasil. v. 7, p. 232-237, 2008.
SKLIAR, Carlos. (Org.) Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. v. 2 – 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
VAZ, Henrique. As escolas de referência para surdos: quando a língua se configura como meio tradutor, discute-se cidadania. In: COELHO, O.; KLEIN, M. (Org). Cartografias da surdez: Comunidade, línguas, práticas e pedagogia. Porto, Portugal: Editora Livpsic, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francislene Cerqueira de Jesus, Anabela Cruz-Santos, Theresinha Guimarães Miranda, Wolney Gomes Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.