Educação, psicastenia e intelectualidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p539a558Palavras-chave:
Dúvida, Educação, Intelectualidade, Psicastenia, Práticas pedagógicasResumo
Educação, psicastenia e intelectualidade
Resumo: Partindo do questionamento das implicações tecnológicas em sala de aula, este artigo busca desvelar as maneiras pelas quais podem se realizadas as práticas docentes frente ao excesso informacional. Este último, matriz constituinte do estado psicastênico hodierno. Para tanto, utiliza-se dos trabalhos de Vilém Flusser, Gilles Deleuze e Josef Esquirol, como arcabouço teórico, para o entendimento de que frente à psicastenia socialmente generalizada, trabalhar a dúvida enquanto condição do desenvolvimento da contemplação e da intelectualidade se faz como o desafio da educação formal.
Palavras-chave: Dúvida. Educação. Intelectualidade. Psicastenia. Práticas pedagógicas.
Education, psycasthenia and intellectuality
Abstract: Questioning the technological implications in the classroom, this article seeks to uncover the ways in which pedagogic practices can be performed forward to excess informational. This latter, constituent of current psychasthenic condition. To this end, part of the work of Flusser, Gilles Deleuze and Josef Esquirol to the understanding that the front of psychasthenia, to work from de question is a condition of development of contemplation and intellectuality and this becomes the challenge of education.
Keywords: Doubt. Education. Intellectuality. Pedagogical practice. Psychasthenia.
Data de registro:26/01/2012
Data de aceite:15/02/2013
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