Educação, psicastenia e intelectualidade

Autores

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Maria Lúcia de Amorim Soares Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Eliete Jussara Nogueira Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p539a558

Palavras-chave:

Dúvida, Educação, Intelectualidade, Psicastenia, Práticas pedagógicas

Resumo

Educação, psicastenia e intelectualidade

Resumo: Partindo do questionamento das implicações tecnológicas em sala de aula, este artigo busca desvelar as maneiras pelas quais podem se realizadas as práticas docentes frente ao excesso informacional. Este último, matriz constituinte do estado psicastênico hodierno. Para tanto, utiliza-se dos trabalhos de Vilém Flusser, Gilles Deleuze e Josef Esquirol, como arcabouço teórico, para o entendimento de que frente à psicastenia socialmente generalizada, trabalhar a dúvida enquanto condição do desenvolvimento da contemplação e da intelectualidade se faz como o desafio da educação formal.

Palavras-chave: Dúvida. Educação. Intelectualidade. Psicastenia. Práticas pedagógicas.

Education, psycasthenia and intellectuality

Abstract: Questioning the technological implications in the classroom, this article seeks to uncover the ways in which pedagogic practices can be performed forward to excess informational. This latter, constituent of current psychasthenic condition. To this end, part of the work of Flusser, Gilles Deleuze and Josef Esquirol to the understanding that the front of psychasthenia, to work from de question is a condition of development of contemplation and intellectuality and this becomes the challenge of education.

Keywords: Doubt. Education. Intellectuality. Pedagogical practice. Psychasthenia.

Data de registro:26/01/2012

Data de aceite:15/02/2013

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2011). Professor do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Maria Lúcia de Amorim Soares, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Ciência: Geografia Humana pela USP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Eliete Jussara Nogueira, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). 

Referências

ALMEIDA, Rogerio M. Educação contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolha, Rio Claro, Educação: teoria e prática, v. 20, n. 34, jan.- jun. 2010, p. 47-64.

BERNARDO, Gustavo. Apresentação. In: FLUSSER, Vilém. A dúvida.São Paulo: Annablume, 2011.

DELEUZE, Gilles. A lógica dos sentidos(1969). São Paulo: Perspectiva, 1998.

______. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1996.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico.São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.

ESQUIROL, Joseph M. O respeito ou o olhar atento:uma ética para a era da ciência e da tecnologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FLUSSER, Vilém. Do Espelho. In: FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998, p. 67-71.

______. A história do diabo.São Paulo: Annablume, 2008a, 3 ed.

______. O mundo codificado:por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naif, 2008b.

______. O universo das imagens técnicas:elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008c.

______. A dúvida. São Paulo: Annablume, 2011. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1131-0 PMid:23053256

FOUCAULT, Michael.A ordem do discurso.São Paulo: Loyola, 2009.

KODO, Louis L. Blefe:o gozo pós-moderno. São Paulo: Zouk, 2001.

PAIS, Jose Machado. Vida cotidiana:enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTOS, Milton.A natureza do espaço.São Paulo: Hucitec, 1996.

______. Técnica, espaço, tempo.5. ed., São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS, Marcos Ferreira. Crepusculário. São Paulo: Zouk, 2005, 2 ed.

SOARES, Maria Lucia de Amorim. Girassóis ou Heliantos: maneiras criativas para conhecer o geográfico. Sorocaba: LINC, 2001.

TARDE, Gabriel. As leis da imitação. Porto: Editora Rés, [1920].

VILLAÇA, Nilza. Mixologias: Comunicação e o consumo da cultura. São Paulo: Estação das Letras, 2010.

ZORZANELLI, Rafaela Teixeira. Psicastenia. Hist. cienc. saude-Manguinhos,Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-597020100006000 09&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 Ago. 2011.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

PETARNELLA, L.; SOARES, M. L. de A.; NOGUEIRA, E. J. Educação, psicastenia e intelectualidade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 539–558, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p539a558. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367. Acesso em: 22 jul. 2024.