A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes.

Autores

  • Lazara Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Goiás - campus Catalão.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p375a396

Palavras-chave:

Libras. Licenciaturas. Políticas públicas educacionais.

Resumo

*Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Professora e Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

** Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade. Líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva.

*** Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão) e do Curso de Pedagogia do Departamento de Edu­cação da Universidade Federal de Goiás - campus Catalão. Coordena o Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Pedagogia - campus Catalão-UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC).

A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes.

Resumo: O texto visa apresentar as condições em que ocorreram a inserção da Libras nas instituições públicas da região Centro-Oeste brasileira, a sua operacionalização, considerando que em 2015 se completa uma década da aprovação do Decreto n. 5.626/05, que regulamenta a inserção da Libras nos cursos de Licenciatura. Destaca-se que as primeiras iniciativas de implantação da disciplina Libras e sua oferta têm sido realizadas a partir do esforço de pessoas e unidades acadêmicas/departamentos envolvidos com a educação de surdos e o ensino de Libras. As modificações neste processo só vieram a ocorrer com o Programa Viver Sem Limites do governo federal, que procurou induzir a criação de cursos de formação de professores para os proces­sos de escolarização da população surda a partir de 2013. Para além da destinação de vagas de docentes, existem outras demandas mais profundas a precisam serem perseguidas, relacionadas às mudanças de atitudes e posturas dos profissionais.

Palavras Chaves: Libras; licenciaturas; ensino de Libras

The brazilian sign language in public universities of the midwest: dilemmas, achievements and horizons.

Abstract: The presentation aims to present the conditions under which occurred the inclu­sion of the Brazilian Sign Language (Libras) in public institutions in the Midwest Brazilian region, its operation, considering that 2015 was a decade full approval of Decree 5.626/05, which regulates the insertion of Libras undergraduate courses. It is noteworthy that the first steps of implementation of discipline Libras and your offer, has been accomplished from the efforts of people and academic units / departments concerned with the education of the deaf and the teaching of Libras. The changes in this process only occurred with the Living Without Limits Program of the federal government, which pursued to induce the creation of training courses for teachers of the deaf schooling processes from 2013. There are other deeper demands that need to be pursued, such as those related to changes in attitudes and professionals' postures .

Keywords: Libras. Degrees. Teaching Libras.

Data de registro: 13/04/2015

Data de aceite: 26/08/2015

Referências:

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Biografia do Autor

Lazara Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Professora e Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: lazara@ufu.br

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade. Líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva. E-mail: MarildaBruno@ufgd.edu.br

Dulcéria Tartuci, Universidade Federal de Goiás - campus Catalão.

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão) e do Curso de Pedagogia do Departamento de Edu­cação da Universidade Federal de Goiás - campus Catalão. Coordena o Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Pedagogia - campus Catalão-UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). E-mail: dutartuci@brturbo.com.br

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Publicado

2016-05-10

Como Citar

DA SILVA, L. C.; BRUNO, M. M. G.; TARTUCI, D. A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. n.ESP, p. 375–396, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p375a396. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29989. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê LIBRAS