C-D

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (C-D) - 35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.72/2020)

CABRERA, Mónica         

  • Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).

CAINELLI, Marlene         

  • A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 163 a 184).

CALLONI, Humberto

CÂMARA, Luiz

  • Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).

CAMARGO, Maria Aparecida Santana

  • Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).

CAMPOS, Maria das Graças Cunha

  • Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 287).

CAMPOS, Névio de

  • Intelectuais católicos: confidentes do criador, ministros do progresso e sacerdotes da verdade. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 281 a 312).

CAMPOS, Raquel Discini de

CANDIOTTO, Cesar

  • A genealogia da ética de Michel Foucault (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 217 a 234).

CANGEMI, Joseph P.       

  • Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).
  • Mulheres em transição nos EUA hoje: escolhas e conflitos (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 129 a 150).
  • Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).

CANNARSA, Marilisa

  • Ordo ab chao. Cosmogonia e materia nel Timeo (v.23 n.46 jul./dez. 2009p. 263 a 308).

CAPORALINI, José Belluci

  • O despertar da esfinge. O sentimento trágico de Antero de Quental e de Miguel de Unamuno (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 93 a 96).
  • Dimensões fundamentais da antropologia de Fidelino de Figueiredo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 199 a 204).
  • Frege: filósofo da linguagem? (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 99 a 108).
  • AA. José Maurício de Carvalho, Org. VII Colóquio Antero de Quental: Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del Rey e Lisboa: UFSJ e Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro, 11 a 16 de setembro de 2006 (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 227 a 236).
  • Elementos antropológicos no pensamento de Antero de Quental (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 91 a 104).

CARBONARA, Vanderlei

CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello

  • Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 117 a 164).
  • A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).
  • Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 599 a 611).

CARDOSO, Maria Helena Fernandes

  • Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no Discurso Oficial (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 45 a 52).

CARINO, Jonaedson        

  • A biografia como fonte para a história da educação: subsídios para um debate necessário (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 159 a 174).

CARMINATI, Celso João

CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda               

  • Informática na educação: perspectivas (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 145 a 152).

CARRIJO, Menissa Cícera Fernandes Oliveira Bessa

  • BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286 p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).

CARVALHO, Alexandre Filordi de

CARVALHO, Ana Maria C.

  • Relato do projeto de levantamento: “Aspectos da realidade do ensino-aprendizagem de ciências em Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 181 a 190).

CARVALHO, Carlos Henrique de

  • O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).

CARVALHO, Jairo Dias

  • Nietzsche e a crítica ao Estado (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 165 a 178).

CARVALHO, José Mauricio de

  • As idéias filosóficas no Semanário Tribuna do Povo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 17 a 34).
  • A noção de natureza humana nos periódicos de São João del-Rei (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 131 a 138).
  • Delfim Santos e os temas culturais (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 39 a 56).
  • Mistério e existência: a vida segundo Severiano de Resende (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 123 a 140).
  • Eclosão no Brasil das vertentes positivistas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 77 a 88).
  • A liberdade de pensamento e os valores do ocidente (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 265 a 273).
  • O diálogo Brasil-Portugal no seio do tradicionalismo republicano: Alceu e Jackson e a teoria dos corpos intermediários de Antônio Sardinha (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 165 a 178).
  • Vocação e missão na filosofia de Ortega y Gasset (v.19 n.38 jul./dez. 2005p. 183 a 198).
  • Ética e psicologia: considerações sobre a pessoa na psicoterapia (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 131 a 146).
  • TEIXEIRA, Ramiro. São Francisco e Santo Antônio. Porto: Associação Cultural do Convento de S. Payo, 2004. (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 253 a 262).
  • BORGES, Bento Itamar. Ensaios filosóficos e peripécias do gênero. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 221 a 226).
  • AIUB, Mônica. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de janeiro: Wak, 2009. 184 p.(v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 321 a 330).
  • CABRERA, Júlio. Diário de um filósofo no Brasil, Ijuí/RS. Unijuí, 2010 (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 313 a 320).
  • JASPERS, Karl. O médico na era da técnica. Lisboa: Edições 70, 1998. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 671 a 676).
  • Martin Buber e a educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1175 a 1202) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38529

CARVALHO, Lúcia Helena Borges

  • Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

CARVALHO, Luciana Beatriz de O B. de

  • O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).

CARVALHO, Magda Costa

CARVALHO, Maria Vilani Cosme

CARVALHO, Washington Luiz de

  • Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).

CASAGRANDE, Cledes Antonio

  • Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 375 a 403).

CASALI, Alipio Marcio Dias

CASTELO BRANCO, Judikael

CASTILLA, Jordi Massó

CASTILHO, Telma Maria S.

  • As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).

CASTRO, Carmen            

  • Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).

CASTRO, Célia Maria de

  • Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).

CASTRO, João Cardoso de

CASTRO, Murilo Cardoso de

CASTRO, Nyvia Cristina Bandeira de

  • Questões discursivas: retomando algumas considerações (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 33 a 40).

CATANI, Denice Bárbara

  • A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.115 a 130).

CAVALCANTE, Alberto R.            

  • A racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 225 a 258).

CECÍLIO, Guilherme da Costa Assunção

CENCI, Angelo Vitório

  • Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 323 a 342).

CEPPAS, Filipe

CERASOLI, Josianne Francia

  • As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).

CERLETTI, Alejandro A.                

  • Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).
  • Sujeito y educación: Althusser y el legado del estruturalismo (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 273 a 292).
  • Enseñanza filosófica: notas para la construcción de un campo problemático (v.22 n.44 jul./dez. 2008p. 43 a 54).

CERQUEIRA, Luiz Alberto

  • Liberdade e modernização no Brasil (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 597 a 630).

CÉSAR, Constança Marcondes

  • Crítica e diferença em Heidegger (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 49 a 56).

CEZAR, Cesar Ribas

CHAGAS, Eduardo Ferreira

  • A cisão do mundo ético: lei divina e lei humana na fenomenologia e na Antígona (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 67 a 74).
  • Diferença entre alienação e estranhamento nos Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), de Karl Marx (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 23 a 34).
  • Para uma explicitação da dialética hegeliana entre o senhor e o escravo na Fenomenologia do Espírito (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 11 a 16).
  • Para uma explicitação do conceito de poder em Hannah Arendt à partir de J. Habermas (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 81 a 92).
  • Marx e a questão da história sob dois enfoques: evolução e repetição (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 159 a 170).

CHATAIGNIER, Gustavo

CHAVES-TANNÚS, Marcio

  • Breve exame do conceito de tempo na tradição filosófica e cultural do ocidente até a idade média (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.05 a 10).
  • Moreira, E. F. P. & Rago, L. M. O que é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 88).
  • Algumas observações à antropologia filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 5 a 10).
  • “Educação integral: espaço de análise a partir de um esquema (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 25 a 28).
  • FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos - Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979, P.p: 12-23. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 123 a 125).
  • Considerações lógicas em torno de uma definição do homem (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 05 a 08).
  • Crítica ao 11° capítulo da Crítica da Razão Científica de Kurt Huebner (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 09 a 14).
  • Relatório de uma discussão de um seminário sobre o Tractatus de Wittgenstein (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 109 a 112).
  • Abélard e a questão dos universais (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 05 a 12).
  • BOETHIUS, A.M.S. Die Theologischen Traktate: lat. --dt. Uebers., eingeleitet u. mit Anm. vers. von Michael Elsaesser. Felix, Hamburg, 1988. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 194 a 195).
  • A questão da verdade. algumas observações a propósito de um trecho de descartes (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989p. 151 a 154).
  • Porque um curso de graduação em filosofia? (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 233 a 234).
  • Nicolaus von Autrecourt, Briefe: lat. - dt. . Neu hrsg.von Ruedi Imbach u. Dominik Perler.Uebers.u.eingeleitet von Dominik Perler, Felix Meiner, Hamburg, 1988. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 269 a 272).
  • AGAZZI, E. Les Mathématiques comme Théorie et comme langage, in: Actes du Colloque International organisé au Centre Universitaire du Luxembourg les 9, 10 et au juin 1976, pp. 17-32 (v.4 n.7 jul./dez. 1989p. 143 a 146).
  • Gorgias von Leontinoi: Reden, Fragmente und Testimonien: griech. - dt., hersg.mit Ubers. u. Kommentar von Thomas Buchheim, Felix Meiner, Hamburg, 1989. (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 177).
  • PETER ABAELARD: Abhandlung über die göttliche Einhet und Dreieinigkeit, Lateinicsh-Deutsch, Übers., mit Einl. U. Anm.hrsg.von Ursula Niggli, Felix Meiner, Hamburg, 1989 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 205 a 208).
  • A teoria da predicação de Pierre Abélard e a semântica da frase de Peter Von Polenz: uma tentativa de aproximação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 229 a 238).
  • Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a Ética de Pedro Abelardo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 275).
  • Análise de algumas conseqüências possíveis de uma definição: o lógico medieval Pedro Abelardo e sua definição de pecado (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 123 a 126).
  • Costumes e caracteres na Ética de Pedro Abelardo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 175 a 180).
  • WILLIAM OF SHERWOOD: Introductiones in logicam. Lateinisch-Deutsch, Hrsg., Übers., Eingeleitet Und Mit Anm. Von H. Brands U. C. Kann, Felix Meiner, Hamburg, 1955. (v.12 n.24 jul./dez. 1998p. 303 a 307).
  • Algumas questões relativas à dialética aristotélica (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.11 a 30).
  • Algumas questões adicionais relativas à dialética aristotélica (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 13 a 34).
  • Tradução: Sobre um mau uso da lógica - Oswald Ducrot (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 309 a 322).
  • Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem. (v.25 n. Especial 2011 p. 117 a 134).
  • Uma passagem enigmática dos Tópicos de Aristóteles. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 313 a 321).
  • A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1033 a 1054) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32926

CHIARELLO, Maurício  

  • Morituri te salutant. Schopenhauer e Nietzsche em face da morte (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 115 a 144).
  • Tradução: Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Jürgen Habermas (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 273 a 293).

CHIOZZINI, Daniel Ferraz

CHIZZOTTI, Antonio

CIAVATTA, Maria

  • A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 37 a 72).

CICILLINI, Graça Aparecida

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
  • A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2°grau (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 17 a 38).
  • Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).

COELHO, Allan Silva

COELHO, João Paulo Pereira

  • A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).

COELHO, Maria Cândida de Pádua

  • A educação brasileira na nova República (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 51 a 60).
  • PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Cortez, São Paulo, 1981, 192 p. (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 165).
  • A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
  • Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).

COLELLA, Leonardo Javier

  • La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).
  • De maestros y poetas. Educatión y arte em Nietzsche y Rancière. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 827 a 840).
  • Educación y filosofía. Un abordaje a partir del concepto de “pensamiento” de Alain Badiou (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 631 a 646).

COLETA, José Augusto Dela

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
  • A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).

COLETA, Marilia Ferreira Dela

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).

COLLA, Anamaria Lopes

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

CORAZZA, Sandra Mara

CORNELLI, Gabriele

  • O belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 93 a 112).
  • O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).

CORREIA, Wilson Francisco

  • Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).
  • Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia, Piaget? (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 43 a 68).
  • Docência em filosofia: pensando na prática. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 525 a 538).

COSTA, Admar Almeida da

COSTA JÚNIOR, José

  • PRECHT, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? Tradução de Claudia Abeling. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.336 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 915 a 920).
  • Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 431 a 436) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41807

COSTA, Luzia Marivalda Barreiro da

  • Interação professor-aluno na pré-escola e a influência da variável sexo da criança (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 85 a 98).
  • Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

COSTA, Marisa Cristina Vorraber

  • Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 139 a 150).
  • A problemática contemporânea da ciência e do conhecimento: examinando idéias de Jean Ladière (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 25 a 36).

COSTA, Miriam Omena

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).

COTA, Maria Célia

  • De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 203 a 222).

COTELLESSA, Ana Maria de Sylvio

  • Um ensino mais humano baseado na pedagogia Waldorf (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 31 a 36).

COUTINHO, Luciano

COUTINHO, Karyne Dias

  • Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).

COVA, Valter Forastieri

  • Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).

CRESPI, Leonardo Peluso

  • Reflexión en torno a la aplicación de herramientas para operar sobre las lenguas y el caso de la lengua de señas uruguaya (LSU) (v.29 n. Especial 2015 p. 301 a 329).

CRISTI, Miguel Ahumada

CRUZ, Silvia Olmedo

  • Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).

CRÚZ-REYS, Víctor C.

  • La escuela de primeras letras en el Reino de Guatemala : el caso de la provincia de Honduras (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 15 a 36).

CULLETON, Alfredo Santiago

  • O problema da causa finalis em Ockham. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 521 a 538).

CUNHA, Ana Maria de Oliveira

  • A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 93 a 110).

CUNHA, Antônio Afonso da

  • Ensaio de passos no campo da diferença ontológica (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 19 a 30).

CUNHA, Conceição Maria da

  • Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).

CUNHA, Ivan Ferreira da

CUNHA, Luiz Antônio

  • Ensino médio e técnico: de volta ao passado? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 65 a 90).

CUNHA, Marcus Vinicius da

  • A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).

CUNHA, Myrtes Dias da

  • O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão (Resumo de teses e dissertações) (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 276-277).
  • Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 13 a 34).
  • Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).

CUNHA, Neire Márcia da

  • A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).

CUTER, João Vegílio G.

  • Wittgenstein e o domínio da gramática: a ruptura com o Tractatus (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 172 a 182).

DALBERIO, Osvaldo       

  • Avaliação: uma questão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 81 a 84).

DALBOSCO, Cláudio Almir

DAMIS, Olga Teixeira

  • A contribuição da didática na formação do professor (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 117 a 124).

DANELON, Márcio           

  • GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Brochura 12X18 cm. ISBN 8575261002 (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 263 a 268).
  • Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 15 a 22).
  • Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).
  • FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana. Campinas: Editora Alínea, 2010. 114p (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 683 a 688).
  • Apresentação Dossiê Libras (v.29 n. Especial 2015 p. 237 a 245).
  • Editorial (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 439 a 445) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47908
  • Editorial (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 501 a 507) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58348

DÂNGELO, Newton          

  • A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).

DANIEL, Leziany Silveira

  • Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).

DANNER, Leno Francisco

DANSA, Cláudia V. de Assis

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).

DANTAS, José Adalberto Mourão

  • Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de ciências econômicas (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 11 a 18).

DANTAS, Luís Thiago Freire

  • A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 405 a 424).

DANTAS, Maria José

  • “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).

DARDEAU, Denise

  • Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 567 a 585).

DASCAL, Marcelo            

  • Diversidad cultural y practica educacional (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 169 a 188).

DAVIS, Cláudia Leme Ferreira

  • Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).

DE LELLA, Cayetano

  • Situación de la educación de jóvenes e adultos: "políticas educativas, organismos internacionales y sociedad civil" (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 185 a 196).

DEVECHI, Catia Piccolo Viero

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

DIAS, Zaida Barros

  • A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função (Resumos de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).

DIAZ-VILLA, Mario

DINIZ, Helenice Camargos Viana

  • Pré-escola e séries iniciais do 1º grau: A questão da transição (Resumos de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 215).

DISCINI, Norma

DOMINGUES, Chirley

DOMINGUES FILHO, João Batista

  • Elias e Giddens: a figuração da estruturação (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 207 a 232).

DONATELLI, Marisa C. de O. F.

  • Medicina e o “Grande Século”: a crítica cartesiana (v.25 n. Especial 2011 p. 239 a 266).

DONATONI, Alaíde Rita

  • A formação geral e os estágios nas habilitações específicas de 2º grau de magistério (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 213).
  • A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
  • Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).
  • Trajetória do movimento docente do ensino superior: um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
  • O movimento docente do ensino superior na Nova República (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 135 a 164).
  • Os docentes universitários e a criação do ANDES – SN (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 179 a 206).

DORE, Rosemary

  • A escola unitária e o papel da filosofia da educação na nova ordem mundial (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 57 a 76).
  • Notas sobre a assimilação da filosofia da práxis pelo neoidealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p.235 a 258).

DORNELES, Adalberto Ulisses Alves

  • O conceito de verdade em Frege (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 09 a 16).

DOZOL, Marlene de Souza

DRUMMOND, Arnaldo Fortes

  • O agir econômico e a morte do mercado (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 11 a 24).
  • Obituário: Henrique Cláudio de Lima Vaz (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 219).
  • O conceito hegeliano: substância de liberdade (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 83 a 92).

DUARTE, André                

  • Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).

DUARTE, André de Macedo

DUARTE, Cláudia

DURLI, Zenilde