C-D
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (C-D) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
CABRERA, Mónica
- Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/699
CAINELLI, Marlene
- A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 163 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7666
CANDIOTTO, William Casagrande
- Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 49 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57450
CALLONI, Humberto
- Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 197 a 217)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843
CALOU, Antonio Leonardo Figueiredo
- Dispositivos da Formação Teórica Queer contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63270
CÂMARA, Luiz
- Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17429
CAMARGO, Maria Aparecida Santana
- Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23371
CAMPOS, Maria das Graças Cunha
- Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 287).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948
CAMPOS, Névio de
- Intelectuais católicos: confidentes do criador, ministros do progresso e sacerdotes da verdade. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 281 a 312).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13890
CAMPOS, Raquel Discini de
- Fernando de Azevedo: um sujeito do afeto (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 141 a 165) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47901
CANDIOTTO, Cesar
- A genealogia da ética de Michel Foucault (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 217 a 234).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14365
CANGEMI, Joseph P.
- Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1142
- Mulheres em transição nos EUA hoje: escolhas e conflitos (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 129 a 150).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1029
- Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/892
CANNARSA, Marilisa
- Ordo ab chao. Cosmogonia e materia nel Timeo (v.23 n.46 jul./dez. 2009p. 263 a 308).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2197
CAPORALINI, José Belluci
- O despertar da esfinge. O sentimento trágico de Antero de Quental e de Miguel de Unamuno (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 93 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2078
- Dimensões fundamentais da antropologia de Fidelino de Figueiredo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 199 a 204).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1166
- Frege: filósofo da linguagem? (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 99 a 108).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1059
- AA. José Maurício de Carvalho, Org. VII Colóquio Antero de Quental: Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del Rey e Lisboa: UFSJ e Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro, 11 a 16 de setembro de 2006 (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 227 a 236).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1978
- Elementos antropológicos no pensamento de Antero de Quental (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 91 a 104).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/797
CARBONARA, Vanderlei
- Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 307 a 332) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46884
CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello
- Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 117 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611
- A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8201
- Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 599 a 611).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11582
CARDOSO, Maria Helena Fernandes
- Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no Discurso Oficial (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 45 a 52).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2020
CARINO, Jonaedson
- A biografia como fonte para a história da educação: subsídios para um debate necessário (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 159 a 174).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/740
CARLOS, Erenildo João
- Especificidades e usos da noção de signo em Arqueologia do Saber. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 617 a 642)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54824
CARMINATI, Celso João
- Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 885 a 924)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925
CARNEIRO, Débora Vieira de Souza
- Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 229 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59652
CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda
- Informática na educação: perspectivas (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 145 a 152).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/973
CARRIJO, Menissa Cícera Fernandes Oliveira Bessa
- BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286 p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580
CARVALHO, Alexandre Filordi de
- Foucault e o espetáculo do mundo: notas acerca de uma possível história da subjetividade (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 189 a 208).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2194
- Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas? (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 385 a 404)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27378
- Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência? (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1419 a 1441)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36724
- A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 591 a 616)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51962
CARVALHO, Alonso Bezerra
- Pode o mestre ensinar algo através da fala? uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino (v.35 n.73 jan./abr. 23 a 47).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56732
CARVALHO, Ana Maria C.
- Relato do projeto de levantamento: “Aspectos da realidade do ensino-aprendizagem de ciências em Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 181 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1957
CARVALHO, Carlos Henrique de
- O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735
CARVALHO, Jairo Dias
- Nietzsche e a crítica ao Estado (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 165 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/573
CARVALHO, José Mauricio de
- As idéias filosóficas no Semanário Tribuna do Povo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 17 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1150
- A noção de natureza humana nos periódicos de São João del-Rei (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 131 a 138).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1077
- Delfim Santos e os temas culturais (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 39 a 56).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/885
- Mistério e existência: a vida segundo Severiano de Resende (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 123 a 140).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/799
- Eclosão no Brasil das vertentes positivistas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 77 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/766
- A liberdade de pensamento e os valores do ocidente (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 265 a 273).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/617
- O diálogo Brasil-Portugal no seio do tradicionalismo republicano: Alceu e Jackson e a teoria dos corpos intermediários de Antônio Sardinha (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 165 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/590
- Vocação e missão na filosofia de Ortega y Gasset (v.19 n.38 jul./dez. 2005p. 183 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/565
- Ética e psicologia: considerações sobre a pessoa na psicoterapia (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 131 a 146).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/415
- TEIXEIRA, Ramiro. São Francisco e Santo Antônio. Porto: Associação Cultural do Convento de S. Payo, 2004. (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 253 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/460
- BORGES, Bento Itamar. Ensaios filosóficos e peripécias do gênero. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 221 a 226).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1977
- AIUB, Mônica. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de janeiro: Wak, 2009. 184 p.(v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 321 a 330).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13349
- CABRERA, Júlio. Diário de um filósofo no Brasil, Ijuí/RS. Unijuí, 2010 (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 313 a 320).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8078
- JASPERS, Karl. O médico na era da técnica. Lisboa: Edições 70, 1998. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 671 a 676).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11766
- Martin Buber e a educação (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1175 a 1202) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38529
CARVALHO, Lucas de Oliveira
- Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno (v.35 n.75 set./dez. 2021 p.1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62765
CARVALHO, Lúcia Helena Borges
- Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1232
CARVALHO, Luciana Beatriz de O B. de
- O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735
CARVALHO, Magda Costa
- Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 727 a 750) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507
- Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 527 a 564)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022
- Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 565 a 580)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56831
CARVALHO, Maria Vilani Cosme
- Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 765 a 792)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37463
- Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937
CARVALHO, Washington Luiz de
- Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13365
CASAGRANDE, Cledes Antonio
- Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 375 a 403).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24821
CASALI, Alipio Marcio Dias
- Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 193 a 222) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541
CASTELO BRANCO, Judikael
- Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica (v.32 n.66 set./dez. 2018 991 a 1025)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922
CASTILLA, Jordi Massó
- Arte, educación y comunidad en la estética pedagógica (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 155 a 174) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55512
CASTILHO, Telma Maria S.
- As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2167
CASTRO, Carmen
- Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1158
CASTRO, Célia Maria de
- Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363
CASTRO, Dannyel Teles de
- Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 79 a 109).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58772
CASTRO, João Cardoso de
- O que professa uma profissão? (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 355 a 374) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49148
CASTRO, Murilo Cardoso de
- O que professa uma profissão? (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 355 a 374) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49148
CASTRO, Nyvia Cristina Bandeira de
- Questões discursivas: retomando algumas considerações (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 33 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1110
CASTRO, Sabrina Fernandes de
- Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750
CATANI, Denice Bárbara
- A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.115 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928
CAVALCANTE, Alberto R.
- A racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 225 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/724
CECÍLIO, Guilherme da Costa Assunção
- A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 943 a 957) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32641
CENCI, Angelo Vitório
- Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 299 a 338).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267
- Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 819 a 852)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402
- A educação do homem interior: o cultivo da vontade em Agostinho de Hipona (v.35 n.73 jan/abr. 2021 p. 271 a 298).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53046
CEPPAS, Filipe
- Antropofagia para além da metáfora: por uma filosofia da diferença (anotações de um professor de filosofia) (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1385 a 1396) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36996
CERASOLI, Josianne Francia
- As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7420
CERLETTI, Alejandro A.
- Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/699
- Sujeito y educación: Althusser y el legado del estruturalismo (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 273 a 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/578
- Enseñanza filosófica: notas para la construcción de un campo problemático (v.22 n.44 jul./dez. 2008p. 43 a 54).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1966
CERQUEIRA, Luiz Alberto
- Liberdade e modernização no Brasil (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 597 a 630).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826
CÉSAR, Constança Terezinha Marcondes
- Crítica e diferença em Heidegger (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 49 a 56).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1228
- Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 555 a 564) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56829
CEZAR, Cesar Ribas
- O bem e o mal nas 'Disputas Metafísicas' de Francisco Suarez (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 185 a 212) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36452
- Tradução: Teoria da evolução e fé na criação - interpretações do mundo rivais ou respostas a perguntas diferentes? (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 439 a 452) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38326
- Suarez precursor de Descartes? A doutrina suareziana sobre a causa final revista (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 989 a 1022)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48674
- É a metafísica uma ciência a priori ou a posteriori? Suárez e a fundamentação da metafísica. (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 30)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63276
CHAGAS, Eduardo Ferreira
- A cisão do mundo ético: lei divina e lei humana na fenomenologia e na Antígona (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 67 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1054
- Diferença entre alienação e estranhamento nos Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), de Karl Marx (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 23 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1023
- Para uma explicitação da dialética hegeliana entre o senhor e o escravo na Fenomenologia do Espírito (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 11 a 16).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1001
- Para uma explicitação do conceito de poder em Hannah Arendt à partir de J. Habermas (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 81 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/990
- Marx e a questão da história sob dois enfoques: evolução e repetição (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 159 a 170).
CHATAIGNIER, Gustavo
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/850
- Educação pela contingência - o não idêntico no seio da instituição (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 783 a 809) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32657
CHAVES, Kleber
- Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio: defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64947
CHAVES-TANNÚS, Marcio
- Breve exame do conceito de tempo na tradição filosófica e cultural do ocidente até a idade média (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.05 a 10).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2016
- Moreira, E. F. P. & Rago, L. M. O que é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2028
- Algumas observações à antropologia filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 5 a 10).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1984
- “Educação integral: espaço de análise a partir de um esquema (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 25 a 28).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987
- FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos - Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979, P.p: 12-23. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 123 a 125).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2003
- Considerações lógicas em torno de uma definição do homem (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 05 a 08).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2066
- Crítica ao 11° capítulo da Crítica da Razão Científica de Kurt Huebner (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 09 a 14).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2067
- Relatório de uma discussão de um seminário sobre o Tractatus de Wittgenstein (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 109 a 112).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2077
- Abélard e a questão dos universais (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 05 a 12).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1940
- BOETHIUS, A.M.S. Die Theologischen Traktate: lat. --dt. Uebers., eingeleitet u. mit Anm. vers. von Michael Elsaesser. Felix, Hamburg, 1988. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 194 a 195).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1960
- A questão da verdade. algumas observações a propósito de um trecho de descartes (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989p. 151 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1921
- Porque um curso de graduação em filosofia? (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 233 a 234).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1931
- Nicolaus von Autrecourt, Briefe: lat. - dt. . Neu hrsg.von Ruedi Imbach u. Dominik Perler.Uebers.u.eingeleitet von Dominik Perler, Felix Meiner, Hamburg, 1988. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 269 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1935
- AGAZZI, E. Les Mathématiques comme Théorie et comme langage, in: Actes du Colloque International organisé au Centre Universitaire du Luxembourg les 9, 10 et au juin 1976, pp. 17-32 (v.4 n.7 jul./dez. 1989p. 143 a 146).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1874
- Gorgias von Leontinoi: Reden, Fragmente und Testimonien: griech. - dt., hersg.mit Ubers. u. Kommentar von Thomas Buchheim, Felix Meiner, Hamburg, 1989. (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 177).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1277
- PETER ABAELARD: Abhandlung über die göttliche Einhet und Dreieinigkeit, Lateinicsh-Deutsch, Übers., mit Einl. U. Anm.hrsg.von Ursula Niggli, Felix Meiner, Hamburg, 1989 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 205 a 208).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1167
- A teoria da predicação de Pierre Abélard e a semântica da frase de Peter Von Polenz: uma tentativa de aproximação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 229 a 238).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1035
- Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a Ética de Pedro Abelardo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 275).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1017
- Análise de algumas conseqüências possíveis de uma definição: o lógico medieval Pedro Abelardo e sua definição de pecado (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 123 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/993
- Costumes e caracteres na Ética de Pedro Abelardo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 175 a 180).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/976
- WILLIAM OF SHERWOOD: Introductiones in logicam. Lateinisch-Deutsch, Hrsg., Übers., Eingeleitet Und Mit Anm. Von H. Brands U. C. Kann, Felix Meiner, Hamburg, 1955. (v.12 n.24 jul./dez. 1998p. 303 a 307).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/859
- Algumas questões relativas à dialética aristotélica (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.11 a 30).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/665
- Algumas questões adicionais relativas à dialética aristotélica (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 13 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/605
- Tradução: Sobre um mau uso da lógica - Oswald Ducrot (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 309 a 322).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2198
- Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem. (v.25 n. Especial 2011 p. 117 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30006
- Uma passagem enigmática dos Tópicos de Aristóteles. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 313 a 321).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19742
- A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1033 a 1054) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32926
CHIARELLO, Maurício
- Morituri te salutant. Schopenhauer e Nietzsche em face da morte (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 115 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/559
- Tradução: Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Jürgen Habermas (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 273 a 293).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/472
CHIOZZINI, Daniel Ferraz
- A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1433 a 1465) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672
CHIZZOTTI, Antonio
- Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 429 a 448).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17644
- Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 193 a 222) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541
CIANTELLI, Ana Paula Camilo
- Psicologia e Inclusão: uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 97 a 132).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803
CIAVATTA, Maria
- A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 37 a 72).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2188
CICILLINI, Graça Aparecida
- Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116
- A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2°grau (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 17 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1069
- Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17695
COSSETIN, Vania Lisa Fischer
- Moral Asepsis in Education (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 391 a 422).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54953
COELHO, Allan Silva
- Utopia como potencial crítico da Modernidade Capitalista (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 817 a 844) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40592
COELHO, João Paulo Pereira
- A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13337
COELHO, Maria Cândida de Pádua
- A educação brasileira na nova República (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 51 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1244
- PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Cortez, São Paulo, 1981, 192 p. (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 165).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1238
- A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015
- Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974
COLELLA, Leonardo Javier
- La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17935
- De maestros y poetas. Educatión y arte em Nietzsche y Rancière. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 827 a 840).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23028
- Educación y filosofía. Un abordaje a partir del concepto de “pensamiento” de Alain Badiou (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 631 a 646).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24957
COLETA, José Augusto Dela
- Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626
- A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568
- As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555
- A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11247
COLETA, Marilia Ferreira Dela
- Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626
- A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/568
- As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555
COLLA, Anamaria Lopes
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795
COLLA, Rodrigo Avila
- Agonia do Eros e a Educação HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62482
CORAZZA, Sandra Mara
- Ensaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27109
CORNELLI, Gabriele
- O belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 93 a 112).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8245
- O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30949
CORREIA, Wilson Francisco
- Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614
- Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia, Piaget? (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 43 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556
- Docência em filosofia: pensando na prática. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 525 a 538).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14971
COSTA, Abraão Lincoln Ferreira
- Nietzsche e seu olhar sobre os estabelecimentos de ensino alemães como reflexo da cultura moderna (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 855 a 878).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58568
COSTA, Admar Almeida da
- As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio Vieira (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 447 a 462)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39949
COSTA, Daiane
- A educação do homem interior: o cultivo da vontade em Agostinho de Hipona (v.35 n.73 jan/abr. 2021 p. 271a 298).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53046
COSTA JÚNIOR, José
- PRECHT, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? Tradução de Claudia Abeling. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.336 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 915 a 920).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23119
- Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 431 a 436)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41807
COSTA, Luzia Marivalda Barreiro da
- Interação professor-aluno na pré-escola e a influência da variável sexo da criança (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 85 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1948
- Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1232
COSTA, Marisa Cristina Vorraber
- Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 139 a 150).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1250
- A problemática contemporânea da ciência e do conhecimento: examinando idéias de Jean Ladière (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 25 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1133
COSTA, Miriam Omena
- História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1119
COTA, Maria Célia
- De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 203 a 222).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742
COSTAS, Fabiane Adela Tonetto
- Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750
- Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior uma análise a partir dos estudos de Vigotski (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 175 a 215).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65167
COTELLESSA, Ana Maria de Sylvio
- Um ensino mais humano baseado na pedagogia Waldorf (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 31 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1908
COUTINHO, Luciano
- Cura mítica e cura psíquica no Cármides de Platão (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 213 a 231) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36056
- A vida justa e a invisibilidade do filósofo na República de Platão (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 845 a 865) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37773
COUTINHO, Karyne Dias
- Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14174
COVA, Valter Forastieri
- Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24953
CRESPI, Leonardo Peluso
- Reflexión en torno a la aplicación de herramientas para operar sobre las lenguas y el caso de la lengua de señas uruguaya (LSU) (v.29 n. Especial 2015 p. 301 a 329).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29984
CRICK, Nathan
- Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 891 a 922)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49974
CRISTI, Miguel Ahumada
- Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1273 a 1306)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017
CRUZ, Silvia Olmedo
- Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28056
CRÚZ-REYS, Víctor C.
- La escuela de primeras letras en el Reino de Guatemala : el caso de la provincia de Honduras (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 15 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/922
CULLETON, Alfredo Santiago
- O problema da causa finalis em Ockham. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 521 a 538).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13362
- A filosofia na primeira universidade da América Latina (Universidad de San Marcos 1551). (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 879 a 942).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63274
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
- A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 93 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/628
CUNHA, Antônio Afonso da
- Ensaio de passos no campo da diferença ontológica (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 19 a 30).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1907
CUNHA, Conceição Maria da
- Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1909
CUNHA, Ivan Ferreira da
- Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 943 a 963) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040
CUNHA, Luiz Antônio
- Ensino médio e técnico: de volta ao passado? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 65 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/846
CUNHA, Marcus Vinicius da
- A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13335
CUNHA, Myrtes Dias da
- O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão (Resumo de teses e dissertações) (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 276-277).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018
- Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 13 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/584
- Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709
CUNHA, Neire Márcia da
- A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29916
CUTER, João Vegílio G.
- Wittgenstein e o domínio da gramática: a ruptura com o Tractatus (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 172 a 182).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1032
DALBERIO, Osvaldo
- Avaliação: uma questão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 81 a 84).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1994
DALBOSCO, Cláudio Almir
- Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 251 a 277)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642
DAMIS, Olga Teixeira
- A contribuição da didática na formação do professor (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 117 a 124).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080
DANELON, Márcio
- GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Brochura 12X18 cm. ISBN 8575261002 (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 263 a 268).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/250
- Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 15 a 22).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1964
- Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17595
- FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana. Campinas: Editora Alínea, 2010. 114p (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 683 a 688).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13795
- Apresentação Dossiê Libras (v.29 n. Especial 2015 p. 237 a 245).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33702
- Editorial (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 439 a 445) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47908
- Editorial (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 501 a 507) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58348
- Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 483 a se487) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59345
- O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 509 a 553) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534
DÂNGELO, Newton
- A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1932
DANIEL, Leziany Silveira
- Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7418
DANNER, Fernando
- “Sábios segundo a carne” a crítica de Olavo de Carvalho aos intelectuais públicos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 479 a 536).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59150
DANNER, Leno Francisco
- Qual herança da modernidade? Uma crítica ao universalismo como critério normativo e projeto cosmopolita (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1191 a 1226) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32148
- “Sábios segundo a carne” a crítica de Olavo de Carvalho aos intelectuais públicos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 479 a 536).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59150
DANSA, Cláudia V. de Assis
- Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116
DANTAS, José Adalberto Mourão
- Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de ciências econômicas (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 11 a 18).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2008
DANTAS, Luís Thiago Freire
- A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 405 a 424).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29465
DANTAS, Maria José
- “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32303
DAMAZIO, Ademir
- Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 49 a 78). https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57450
DARDEAU, Denise
- Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 567 a 585).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29880
DASCAL, Marcelo
- Diversidad cultural y practica educacional (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 169 a 188).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1164
DAVIS, Cláudia Leme Ferreira
- Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2147
DE LELLA, Cayetano
- Situación de la educación de jóvenes e adultos: "políticas educativas, organismos internacionales y sociedad civil" (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 185 a 196).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/870
DEVECHI, Catia Piccolo Viero
- A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107
- Solidariedade intelectual: Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64209
DIAS, Zaida Barros
- A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função (Resumos de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960
DIAZ-VILLA, Mario
- Conocimiento y currículo (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 113 a 133) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40439
DINIZ, Helenice Camargos Viana
- Pré-escola e séries iniciais do 1º grau: A questão da transição (Resumos de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 215).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1087
DIONIZIO, Mayara Joice
- A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1253 a 1275)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51666
DISCINI, Norma
- Fernando de Azevedo: um sujeito do afeto (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 141 a 165) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47901
DOMINGUES, Chirley
- Júlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1157 a 1174) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39304
DOMINGUES FILHO, João Batista
- Elias e Giddens: a figuração da estruturação (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 207 a 232).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/592
DONATELLI, Marisa C. de O. F.
- Medicina e o “Grande Século”: a crítica cartesiana (v.25 n. Especial 2011 p. 239 a 266).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30014
DONATONI, Alaíde Rita
- A formação geral e os estágios nas habilitações específicas de 2º grau de magistério (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 213).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1085
- A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1015
- Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974
- Trajetória do movimento docente do ensino superior: um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/750
- O movimento docente do ensino superior na Nova República (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 135 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/685
- Os docentes universitários e a criação do ANDES – SN (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 179 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/591
DORE, Rosemary
- A escola unitária e o papel da filosofia da educação na nova ordem mundial (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 57 a 76).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/886
- Notas sobre a assimilação da filosofia da práxis pelo neoidealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p.235 a 258).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13740
DORNELES, Adalberto Ulisses Alves
- O conceito de verdade em Frege (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 09 a 16).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1068
DOZOL, Marlene de Souza
- Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 47 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17597
- Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1227 a 1248)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32680
DRUMMOND, Arnaldo Fortes
- O agir econômico e a morte do mercado (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 11 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/624
- Obituário: Henrique Cláudio de Lima Vaz (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 219).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/636
- O conceito hegeliano: substância de liberdade (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 83 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/586
DUARTE, André
- Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1149
DUARTE, André de Macedo
- Democracia em crise: biopolítica e governamento neoliberal de populações (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 527 a 562) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51961
DUARTE, Cláudia
- A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1659 a 1694)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50973
DURLI, Zenilde
- Estará morto o conhecimento escolar poderoso? (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 91 a 112) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40441