História da educação ou do ensino?
Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
Palavras-chave:
História da educação, Questão da História e Historiografia, Escolas públicas e particulares de UberlândiaResumo
Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia.
O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia.
O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior.
A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social.
Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia.
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