História da educação ou do ensino?

Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes

Autores

  • Sônia Tereza da Silva Ribeiro

Palavras-chave:

História da educação, Questão da História e Historiografia, Escolas públicas e particulares de Uberlândia

Resumo

Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia.

O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia.

O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior.

A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social.

Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

RIBEIRO, S. T. da S. História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 292, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações