GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

APROXIMAÇÃO E CONFRONTO

Autores

  • Adriana de Lanna Malta Tredezini
  • Jefferson Idelfonso da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-418

Palavras-chave:

Gestão escolar. Teorias de Administração. Qualidade da Educação.

Resumo

Estas reflexões pretendem analisar em que teorias se baseia a gestão administrativa no ensino superior, bem como confrontá-las com as teorias administrativas atuais, verificando se há articulação entre o universo administrativo e o universo pedagógico na escola e a partir daí tentar contribuir com uma nova alternativa para a gestão escolar. A estrutura organizacional burocrática da e scola tem se mostrado desarticulada do processo pedagógico e ineficiente nas questões administrativas, não contribuindo para a melhoria de qualidade nos aspectos pedagógicos. O caminho proposto para superar esse problema é buscar nas teorias organizacionais modernas as diretrizes para a gestão escolar, ainda que seja necessário afrontar o desafio de salvaguardar a especificidade pedagógica da escola e assumir sem preconceitos os fundamentos organizacionais das administrações atuais. Foram consideradas a Administração Participativa, a Administração Holística e, principalmente, a Administração Estratégica como possíveis formas de administração capazes de garantir a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Adriana de Lanna Malta Tredezini

Mestre em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI.

Jefferson Idelfonso da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2008-03-27

Como Citar

TREDEZINI, A. de L. M.; DA SILVA, J. I. GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 20, n. 39, p. 163–185, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-418. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/418. Acesso em: 25 dez. 2024.