GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
APROXIMAÇÃO E CONFRONTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-418Palavras-chave:
Gestão escolar. Teorias de Administração. Qualidade da Educação.Resumo
Estas reflexões pretendem analisar em que teorias se baseia a gestão administrativa no ensino superior, bem como confrontá-las com as teorias administrativas atuais, verificando se há articulação entre o universo administrativo e o universo pedagógico na escola e a partir daí tentar contribuir com uma nova alternativa para a gestão escolar. A estrutura organizacional burocrática da e scola tem se mostrado desarticulada do processo pedagógico e ineficiente nas questões administrativas, não contribuindo para a melhoria de qualidade nos aspectos pedagógicos. O caminho proposto para superar esse problema é buscar nas teorias organizacionais modernas as diretrizes para a gestão escolar, ainda que seja necessário afrontar o desafio de salvaguardar a especificidade pedagógica da escola e assumir sem preconceitos os fundamentos organizacionais das administrações atuais. Foram consideradas a Administração Participativa, a Administração Holística e, principalmente, a Administração Estratégica como possíveis formas de administração capazes de garantir a qualidade da educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Adriana de Lanna Malta Tredezini, Jefferson Idelfonso da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.