Reflexões sobre o uso de um instrumento tecnológico, o gravador sonoro, na investigação social:

algumas questões

Autores

  • Cícero José Alves Soares Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2026

Palavras-chave:

Ciências sociais, Gravador sonoro, Investigação social, Produção capitalista, Recurso tecnológico, Reflexões

Resumo

Com a criação de um periódico universitário na UFU, senti-me desafiado a colaborar com um artigo. Veio a preocupação: qual o tema? Mas, por que esta questão? Entende-se que não basta a simples proposta de um periódico publicado e se coloque qualquer idéia no papel para colaborar na revista. Enfim, deve-se evitar "escrever para publicar", pois isto não é o suficiente. Exposta a preocupação inicial, expõe-se o interesse pelo seguinte tema: “o recurso tecnológico na pesquisa social”. O que este artigo visa colocar em cima deste informe inicial? Ou melhor, o que se propõe comunicar neste artigo? Como se pretende desenvolver esta questão nos limites deste artigo? [...]

Palavras-chave: Ciências sociais; Gravador sonoro; Investigação social; Produção capitalista; Recurso tecnológico; Reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero José Alves Soares Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

PEREIRA DE QUEIROZ, Maria Isaura. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo, CERU/FFLCH, s.d. 155 p. (Coleção Textos, n. 4).

SOARES NETO, Cícero José Alves. O Seridó e ''os votos de porteira batida"; um estudo monográfico sobre o coronelismo no Rio Grande do Norte. Campinas, Inst. de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, Departamento de Ciência Sociais, 19u- 181 p. (Tese, Mestrado).

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

SOARES NETO, C. J. A. Reflexões sobre o uso de um instrumento tecnológico, o gravador sonoro, na investigação social: : algumas questões. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 83–85, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2026. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2026. Acesso em: 16 abr. 2024.