I-L

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (I-L) - 35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.72/2020)

INÁCIO FILHO, Geraldo

  • Os métodos e técnicas de pesquisa e de estudos e a melhoria do ensino (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 78 a 82).
  • SODRÉ, Nélson Werneck. A Ideologia do Colonialismo. 2. ed., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1965. 253 p. (Retratos do Brasil, 31) (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p.131 a 132).
  • A universidade no Brasil (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 191 a 206).
  • Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
  • As Academias Militares na República Brasileira: um estudo de educação política. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 127 a 145).
  • Pesquisa em historia da educação: situação atual (v. 18 n. Especial 2004 p. 23 a 40).
  • História e representações sociais da escola estadual de Uberlândia (1929 - 1950) (v. 18 n. Especial 2004 p. 69 a 104).
  • História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 119 a 144).
  • Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 241 a 267).

 

IULIANELLI, Jorge Atilio Silva

IZZO, Francesca

  • Democracia, cosmopolitismo e sujeito histórico (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 559 a 582).

JESUS, Alan Willian de

  • Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidade de (des)encaixes do tempo (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 771 a 796).

JESUS, Osvaldo Freitas de

  • Educação e mundo cotidiano (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 11 a 24).
  • Novas questões para a alfabetização (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 139 a 156).
  • STERN, Bertrand. Kinderrechte [Direitos das crianças]. Ulm, Klemm & Oeslschläger, 1995 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 297 a 198).

JUÁREZ, Miriam Viridiana Verástegui

JUNGES, Fábio César

JUNQUEIRA, Sérgio Roberto Azevedo

  • Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro A pedagogia do catecismo do padre Álvaro Negromonte. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 81 a 106).

KARNOPP, Lodenir Becker

  • Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo (v.29 n. Especial 2015 p. 355 a 373).

KARWOSKI, Acir Mario

  • AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 765 a 770).

KASPER, Kátia Maria

  • Diferença como abertura de mundos possíveis: evanescência de outrem em proveito da alteridade (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 711 a 728).

KAWAUCHE, Thomaz Massadi

KERBAUY, Maria Teresa Miceli

KOHAN, Walter Omar

  • Filosofia de la educación: a la busca de nuevos sentidos (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 91 a 122).
  • Sócrates, la filosofía y su enseñanza. Actualidadde una invención (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 115 a 139).
  • Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 527 a 564) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022

KORELC, Martina

  • Teleologia e vontade segundo Husserl. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 343 a 382).

KOWALSKI, Cash J.        

  • Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).

KUNTZ, Antonio Walter

  • STEIN, E. Aproximações sobre a hermenêutica. Porto Alegre, Edipucrs, 1996. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 239 a 248).

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de

  • Formação de professores de língua brasileira de sinais: reflexões sobre o impacto desta ação para a educação (v.29 n. Especial 2015 p. 279 a 299).
  • Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1189 a 1212) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54426

LACORTE, Rocco

  • Sobre alguns aspectos da “tradutibilidade” nos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci e algumas das suas implicações (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 59 a 98).
  • Note su linguaggio, lingua e politica in Dante. Una lettura gramsciana (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1089 a 1109) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33157

LAGE FILHO, Abel Camilo de Oliveira

LAJONQUIÈRE, Leandro de

  • O legado pedagógico de Jean Itard (A pedagogia: ciência ou arte?) (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 37 a 52).

LARA, Tiago Adão

  • Mito (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 53 a 58).
  • Filosofia e filosofia da educação (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 15 a 24).
  • Universidade, cultura e religião. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 177 a 180).
  • FLEURI, Reinaldo Matias. Educar Para Quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. Universidade Federal de Uberlândia/Editora Universidade Católica de Goiânia, 1986. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 191).
  • Cultura: conceito (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 07 a 12).
  • Saber e poder, na experiência grega de democracia (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 115 a 128).
  • Humanismo e cultura (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 97 a 106).
  • O construir-se da filosofia, como metafísica, no mundo grego e medieval (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 39 a 48).
  • Tradução: Íon. Platão. (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 97 a 114).
  • Helenismo e cristianismo nas bases da cultura medieval: paidéia e patrística (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 107 a 124).
  • A escola que não tive... o professor que não fui (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 79 a 92).
  • A que veio o humanismo? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 211 a 230).
  • FORNET-BETANCOURT, Raúl (Herausgeber/editor). Internationale Zeitschrift für Philosophie. Reihe Monographien / Série Monografiás, Band/tomo 37, 2004. (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 211 a 214).

LARANJEIRA, Rómina Mello

LARRINAGA, Juan Andrés

  • Lectura, enseñanza de lengua y deserción estudiantil en sordos y universitários (v.29 n. Especial 2015 p. 331 a 354).

LAZZARI, Luisa L.

  • CAMILLONI, Alicia R. W. et alli. La evaluación de los aprendizajes em el debate didáctico contemporáneo. Buenos Aires, Paidós, 1998, 176 p. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 283 a 286).

LEITE, César Donizetti Pereira

LEITE, Lucimara              

  • O arco e a lira - o inaudito na Erótica de Safo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 91 a 112).

LEITE, Priscila de Souza Chisté

  • Arte, catarse e educação (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 889 a 899).

LEITE, Sergio Celani

  • Política educacional rural- exigências e postulações (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 163 a 174).
  • Urbanização do processo escolar rural (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).

LEITE, Vanessa Caldeira

LEME, José Luís Câmara

  • Foucault, Arendt e a parresía (v.26 n. Especial 2012 p. 19 a 40).

LENNON, Thomas M.

  • Descartes, Arcesilau e a estrutura da epokhé (v.25 n. Especial 2011 p. 37 a 62).

LEÓN, Gloria Fariñas

  • La enseñanza que desarrolla desde la perspectiva de la psicología cubana (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 43 a 59).

LEONARDI, Paula

  • Apresentação e organização do Dossiê Arquivos e fontes para a história da educação católica. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 17 a 000).
  • De documento religioso a fonte histórica: as atas do I Concílio Plenário da América Latina. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 135 a 158).

LEPPINI, Paola Sanfelice

  • Alegria e pensamento: repensando nossos afetos com Deleuze, Espinosa e Lacroix. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 159 a 188).

LIMA, Ana Laura Godinho de

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira

  • A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).

LIMA, Erick Calheiros de

  • Crítica da moral deontológica no jovem Hegel (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 89 a 114).
  • “Individualidade é um conceito recíproco e comunitário”: Fichte e as diretrizes de uma filosofia social segundo a Wissenschaftslehre. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 353 a 373).

LIMA, Geraldo Gonçalves de

  • A atuação da congregação do sagrado coração de Maria de Berlaar em Minas Gerais, Brasil (1907-1971): apontamentos históricos e histográficos da educação a partir de arquivos e fontes. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 23 a 52).

LIMA, Lúcia de Imamura

  • Perfil dos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 155 a 170).

LIMA, Sandra Cristina Fagundes de

  • Apresentação (Orgs.) Dossiê: A História do ensino primário em Portugal. Variações temático curriculares ou convergências do olhar? (v.27 n. Especial 2013 p. 15 a 20).
  • O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista Escola Portuguesa (Portugal, 1934 - 1939) (v.27 n. Especial 2013 p. 109 a 142).

LIMA, Simão Pedro

  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).

LIMA NETO, Avelino Aldo de

LINCK, Ieda Márcia Donati

  • Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).

LOBO, Dalva de Souza

LODI, Ana Claudia Balieiro

  • Formação de professores de língua brasileira de sinais: reflexões sobre o impacto desta ação para a educação (v.29 n. Especial 2015 p. 279 a 299).

LOGUERCIO, Rochele de Quadros

  • Um exercício sobre o pensamento bachelardiano (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 277 a 290).
  • Conceitos para uma arquitetura das representações escolares (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 683 a 710).

LOIOLA, Eder Marques

LOMBARDI, José Claudinei

  • Apontamentos sobre a “história da ciência” e a “ciência da história” (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 189 a 208).

LOMONACO, Fabrizio

  • I “devoti” di G. Vico in Italia: a proposito di uma recente polemica (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 161 a 174).
  • A recente reimpressão anastática da Seconda Scienza Nuova (1730) a partir de um exemplar napolitano (XIII H 59) (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 293 a 304).
  • Conoscenza storica e coscienza morale in Pietro Piovani (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 105 a 136).
  • L’interpretazione kantiana del testo biblico tra filosofia dela storia e filosofia della religione (v.27 n. Especial 2013 p. 191 a 210).
  • Presentazione Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 15 a 18).
  • La Vita di Vico “istorico” e filosofo (v.28 n. Especial 2014 p. 21 a 40).

LONGAREZI, Andréa Maturano

  • Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da teoria da atividade (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 557 a 582).
  • Apresentação do Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 17 a 19).
  • O estado da arte sobre didática no Brasil (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 175 a 198).

LOUNDO, Dilip

LOPES JÚNIOR, Antonio Dário

LOPES, Eduardo Simonini

  • O desejo dos anjos (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 503 a 524).

LOPONTE, Luciana Gruppelli

  • Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 643 a 658).

LOUREIRO, Maria Dulcinea da Silva

  • Os editoriais da revista Educação & Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: uma primeira análise (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 111 a 136).

LOUREIRO, Robson

LOURENÇO FILHO, Armando

  • A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educação. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 25 a 46).

LOURENÇO, Abílio Afonso

  • Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 145 a 168).
  • Ambiente da sala de aula: um estudo de caso (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 17 a 42).
  • Percepções sobre as abordagens à aprendizagem – estudo de variáveis psicológicas. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 323 a 372).
  • A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205

LÖWY, Michael

  • A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 27 a 38).

LUCAS, Kadine Teixeira

LUCENA, Carlos Alberto

  • Frederick August von Hayek e a teoria dos fenômenos completos: uma análise (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 173 a 200).
  • O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 445 a 472).

LUDWIG, Cristiane

  • Narradores de Javé e a pesquisa em educação (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 675 a 690).