Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60485

Palavras-chave:

Políticas Educativas, Inclusão, Ensino Superior, Portugal, Necessidades Educativas Especiais

Resumo

Resumo: A inclusão no Ensino Superior é uma premissa de âmbito social, educacional e político. Muitos passos têm sido trilhados para que os discursos sobre equidade e igualdade possam ser proferidos e perspectivados, reconhecendo que o ajustamento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) precede-se de inúmeros fatores, entre eles, das políticas educativas. Para possibilitar algumas reflexões, o presente estudo, de natureza qualitativa, objetivou conhecer as percepções de colaboradores (n=85) de Instituições de Ensino Superior portuguesas sobre o papel das políticas educativas em prol da inclusão. Os dados, provenientes de um questionário online, foram tratados sob a técnica de análise de conteúdo, com apoio do software webQDA. Os resultados evidenciaram 60 referências na categoria de potencialidades, refletidas na garantia da efetivação do percurso acadêmico de estudantes com NEE no Ensino Superior e concretização dos seus direitos. Verificou-se que 91,7% dos participantes compreendem que as políticas educativas são importantes para o seu país, pelo que 88,2% dos colaboradores acreditam que estas políticas potenciam a inclusão e a permanência de estudantes com NEE no Ensino Superior, na qual 40,7% verificaram ações de apoio e incentivo, ao nível político, em prol da inclusão em Portugal.

Palavras-chave: Políticas Educativas; Inclusão; Ensino Superior; Portugal; Necessidades Educativas Especiais

Educational policies and inclusion in Higher Education: perceptions about the Portuguese context

Abstract: Inclusion in Higher Education is a social, educational and political premise. Many steps have been taken so that the discourses on equity and equality can be delivered and envisaged, recognizing that the adjustment of students with Special Educational Needs (SEN) is preceded by numerous factors, among them, educational policies. To enable some reflections, the present study, of a qualitative nature, aimed to know the perceptions of employees (n = 85) of Portuguese Higher Education Institutions about the role of educational policies on behalf of inclusion. The data, from an online survey, were treated using the content analysis technique, with the support of the webQDA software. The results revealed 60 references in the potentialities category, reflected in the guarantee of the effectiveness of the academic path of students with SEN in Higher Education and the realization of their rights. It was found that 91.7% of participants understand that educational policies are important for their country, so 88.2% of employees believe that these policies enhance the inclusion and permanence of students with SEN in Higher Education, in which 40.7% verified support and incentive actions, at the political level, in favor of inclusion in Portugal.

Keywords: Educational Policies; Inclusion; Higher Education; Portugal; Special Educational Needs

Políticas educativas e inclusión en la educación superior: percepciones sobre el contexto portugués

Resumen: La inclusión en la Educación Superior es una premisa en el marco social, educativo y político. Se han dado muchos pasos para que los discursos sobre equidad e igualdad puedan ser pronunciados y verificados, reconociendo que la adaptación de los estudiantes con Necesidades Educativas Especiales (NEE) está precedida por numerosos factores, entre ellos, las políticas educativas. Para posibilitar algunas reflexiones, el presente estudio, de carácter cualitativo, tuvo como objetivo conocer las percepciones de los colaboradores (n = 85) de las Instituciones de Educación Superior portuguesas sobre la función de las políticas educativas a favor de la inclusión. Los datos, provenientes de una encuesta online, fueron tratados mediante la técnica de análisis de contenido, con el apoyo del software webQDA. Los resultados evidenciaron 60 referencias en la categoría de potencialidades, reflejadas en la garantía de la efectividad de la trayectoria académica de los estudiantes con NEE en la Educación Superior y la realización de sus derechos. Se constató que el 91,7% de los participantes entiende que las políticas educativas son importantes para su país, por lo que el 88,2% de los empleados cree que estas políticas potencian la inclusión y permanencia de los estudiantes con NEE en la Educación Superior, en la que el 40,7% verificó acciones de apoyo e incentivo, a nivel político, a favor de la inclusión en Portugal.

Palabras clave: Políticas Educativas; Inclusión; Educación Superior; Portugal; Necesidades Educativas Especiales

Data de registro: 16/04/2021

Data de aceite: 01/12/2021

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Biografia do Autor

Evelyn Santos, Universidade de Aveiro (UA)

Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (UA). E-mail: evelynsantos@ua.pt. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0858711228075235. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5050-0810.  

Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (UA). Professora no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). E-mail: dayneri@ua.pt. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2230252759495740. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3294-8624.  

Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos, Universidade de Aveiro (UA)

Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (UA). Professora Associada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA). E-mail: psantos@ua.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7898-8731. 

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

SANTOS, E.; SOUZA, D. C. D. B. N. de; SANTOS, P. Ângela C. H. dos. Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 76, p. 37–63, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60485. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60485. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos