O método Paulo Freire
a inter-relação da teoria do conhecimento com a teoria da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1030Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Teoria do conhecimento, Paulo Freire, Teoria da sociedadeResumo
A originalidade freireana, quanto ao seu processo de alfabetização, está na perspectiva crítica que enfatiza a transformação das relações entre os dominantes e os dominados, dentro dos limites de contextos históricos e culturais concretos. Enfatizando as experiências históricas e existenciais, que não são valorizadas pela cultura dominante, Freire as recupera, problematizando-as, a fim de tomá-las criticamente compreendidas pelos educandos, acarretando assim a politização da noção mesma de cultura. A alfabetização visa propiciar aos oprimidos, pela problematização da sua visão de mundo, que se apropriem das dimensões de sua história, criando a oportunidade de fazer explodir as falsas atrações e os mitos que procuram esconder as inquietações da cultura opressora.
As situações com que seu método trabalha giram então ao redor da dimensão da cultura, na forma de permitir aos alfabetizandos, o seu entendimento como aquisição sistemática da experiência humana. Esta aquisição crítica e criadora da cultura afastaria a possibilidade de o alfabetizando continuar a entendê-la como justaposição de informações armazenadas na memória e não "incorporadas· na sua própria vida.[...]
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria do conhecimento; Paulo Freire; Teoria da sociedade.
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Referências
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