O método Paulo Freire

a inter-relação da teoria do conhecimento com a teoria da sociedade

Autores

  • Tania Maria Marinho Sampaio Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1030

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Teoria do conhecimento, Paulo Freire, Teoria da sociedade

Resumo

A originalidade freireana, quanto ao seu processo de alfabetização, está na perspectiva crítica que enfatiza a transformação das relações entre os dominantes e os dominados, dentro dos limites de contextos históricos e culturais concretos. Enfatizando as experiências históricas e existenciais, que não são valorizadas pela cultura dominante, Freire as recupera, problematizando-as, a fim de tomá-las criticamente compreendidas pelos educandos, acarretando assim a politização da noção mesma de cultura. A alfabetização visa propiciar aos oprimidos, pela problematização da sua visão de mundo, que se apropriem das dimensões de sua história, criando a oportunidade de fazer explodir as falsas atrações e os mitos que procuram esconder as inquietações da cultura opressora.

As situações com que seu método trabalha giram então ao redor da dimensão da cultura, na forma de permitir aos alfabetizandos, o seu entendimento como aquisição sistemática da experiência humana. Esta aquisição crítica e criadora da cultura afastaria a possibilidade de o alfabetizando continuar a entendê-la como justaposição de informações armazenadas na memória e não "incorporadas· na sua própria vida.[...]

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria do conhecimento; Paulo Freire; Teoria da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria Marinho Sampaio, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense - RJ.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1$ edição, 1989.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros ensaios. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 8' edição, 1982.

Conscientización y Revo/ucÍon. Documentos IDAC no 1 , Genebra,1973.

Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Tena, 1983.

Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

SHOR, Ira e FREIRE, Paulo. Medo e ousadia - O cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

Downloads

Publicado

2008-11-06

Como Citar

SAMPAIO, T. M. M. O método Paulo Freire: a inter-relação da teoria do conhecimento com a teoria da sociedade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 8, n. 16, p. 151–158, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1030. Acesso em: 13 nov. 2024.