A questão da avaliação na pré-escola

Autores

  • Ana Maria Costa de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2001

Palavras-chave:

Avaliação, Pré-escola, Indivíduo, Professor, Desempenho

Resumo

Durante todo tempo da vida o indivíduo está frequentemente avaliando e sendo avaliado. Avaliações são feitas em relação as pessoas, fatos, situações. No diálogo entre duas ou mais pessoas, umas sempre avaliam as reações, o pensamento expresso, as atitudes das outras; o juízo avaliativo é um fato inerente ao ser humano. No contexto escolar, o processo de avaliação ocorre de modo mais formal, através do uso de instrumentos específicos ou condutas avaliativas. Em todo o processo da vida escolar, o indivíduo é sempre avaliado pelo professor e outros profissionais, quer em suas características de ordem mais pessoal, como por exemplo, as potencialidades, quer em seu papel de aluno, como seu desenvolvimento nas disciplinas, condutas com colegas e professores e em relação à própria escola com suas normas e exigências. Apesar do uso frequente de práticas avaliativas, do uso de instrumentos que o professor tem tentado elaborar para acompanhar o desempenho da criança, há incertezas e questionamentos em torno da validade destas práticas e da utilização de seu resultado. [...]

Palavras-chave: Avaliação; Pré-escola; Indivíduo; Professor; Desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Costa de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).. Mestre em Educação Brasileira pela UnB.

Downloads

Publicado

2009-04-28

Como Citar

SOUZA, A. M. C. de. A questão da avaliação na pré-escola. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 117–122, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2001. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2001. Acesso em: 18 jul. 2024.