O-Q

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (O-Q) - 35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.72/2020)

Ó, Jorge Ramos do

  • Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 231).

OAIGEN, Edson Roberto

  • A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 159 a 172).

OLIVA, Renato  

  • O Retorno à Linguagem: Husserl e Merleau-Ponty (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 49 a 56).
  • Kant e Freud - metafísica e metapsicologia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 99 a 108).
  • Freud e Lacan: do sujeito da representação à cadeia significante (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 75 a 78).

OLIVEIRA, Avelino de Rosa

  • Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 559 a 578).

OLIVEIRA, Dalila Andrade

  • A política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democrática. (v.28 n. Especial 2014 p. 225 a 243).

OLIVEIRA, Elsa Guimarães

  • A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).

OLIVEIRA, Ester Castro de

  • LOPES, Antônio Osima et alii; coordenadora Ilma Passos Alencastro Veiga. Repensando a didática. Campinas, Papirus, 1988 (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 196).

OLIVEIRA, Fernando Antonio Leite de

  • Algumas reflexões sobre o sistema de avaliação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 77 a 80).
  • Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).
  • A influência do fator afetivo nas relações pedagógicas em períodos noturnos de escolas públicas (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 35 a 42).

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de

  • A continuação do direito natural, a continuação da guerra e o papel das universidades em Espinosa e Foucault (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 63 a 87).

OLIVEIRA, Guilherme Saramago de

  • Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).

OLIVEIRA, Hélio Ázara de

OLIVEIRA, Jelson Roberto de

  • O homo faber, de usuário de ferramentas a objeto tecnológico. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 331 a 351).

OLIVEIRA, José Carlos de Souza

  • Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).

OLIVEIRA, Leila Floresta de

  • Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 141 a 172).

OLIVEIRA, Lenôra de

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

OLIVEIRA, Leunice Martins de

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros

  • Colégio Santa Teresa: um estudo a respeito do ensino confessional em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, MG (1939-1942) (v. 18 n. Especial 2004 p. 105 a 130).

OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de

  • Currículo nacional: reflexões necessárias (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 25 a 38).

OLIVEIRA, Marília Villela de

  • Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil: como pensar hoje? (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 7 a 20).

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura

OLIVEIRA, Renata Cristiane Romanini de

  • CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).

OLIVEIRA, Sebastião José de

  • A criação e a consolidação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino em Uberaba, Minas Gerais: uma experiência singular da congregação dominicana no Brasil (1948-1961) (v. 18 n. Especial 2004 p. 131 a 150).

OLIVEIRA, Sirlene de Castro

  • As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).
  • Ensino laico e religioso na ótica da imprensa uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).

OLIVEIRA, Tamiris Souza de

OLIVEIRA, Terezinha

  • Conhecimento, intelecto e memória na universidade parisiense: uma leitura tomasiana (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 73 a 90).
  • Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 752 a 743).

OLIVEIRA, Thabata Franco de

  • Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 137 a 160).

OLIVEIRA, Valéria Ochoa

  • As condições de ensino da educação artística nas escolas estaduais de 1º Grau (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 15 a 24).

OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de

OLIVIER, Alain Patrick

OMELCZUK, Fernanda Walter

ORLANDO, Evelyn de Almeida

  • Apresentação e organização do Dossiê Arquivos e fontes para a história da educação católica. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 17 a 22).
  • Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro A pedagogia do catecismo do padre Álvaro Negromonte. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 81 a 106).

ORRÚ, Silvia Ester

PACHECO, Décio             

  • Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 63 a 82).

PADILHA, Sandra Y. Brito             

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).

PAGANO, Ana   

  • La política educativa oficial y la exclusión socioeducativa en Argentina (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 141 a 158).

PAGLIACCI, Donatella

PAGNI, Pedro Ângelo

PAGOTTI, Antonio Wilson

  • O fracasso escolar. Uma aproximação cognitivista (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 63 a 70).
  • Observando o processo de aprendizagem escolar (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 89 a 98).
  • MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. São Paulo, Ed. Casa do Psicólogo, 1994 (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 201 a 206).
  • Informações culturais: refletindo sobre a formação de estudantes de cinco cursos universitários (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 11 a 26).

PAIM, Elison Antonio

  • CARVALHO, José Mauricio de. Filosofia e psicologia, o pensamento fenomenológico existencial de Karl Jaspers. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 2006. 265 p. (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 189 a 192).
  • CARVALHO, José Maurício de. O homem e a Filosofia. Pequenas meditações sobre existência e cultura. 2º edição. Porto Alegre: PUCRS, 2007. 236 p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 291 a 294).
  • Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1229 a 1253) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40152

PAIVA, José Maria de

  • Universidade e sociedade: apontamentos para debate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 281 a 286).
  • Educação (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 269 a 288).

PAIVA, Maria Olímpia A. de

  • Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 145 a 168).
  • Ambiente da sala de aula: um estudo de caso (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 17 a 42).
  • A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205

PAIVA, Núbia Silvia Guimarães

  • BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).

PAIVA, Pedro Henrique

  • DUARTE, Rodrigo. Adorno/Horkheimer e A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. 68 p. (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 285 – 291).

PAIVA, Wilson Alves de

  • A religião de Rousseau. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 395 a 421).

PALACIOS, Jose Gonzalo Armijos

  • Perguntas autoritárias: a questão do método, as monografias e o filosofar (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 101 a 114).

PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz

  • Dilemas da relação teoria/prática na construção do currículo educacional (v.26 n. Especial 2012 p. 357 a 382).

PALMA, Alexandre          

  • Crítica à panaceia pedagógico-desportiva (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 169 a 198).

PALPACELLI, Lucia

  • I diversi approcci metodologici nell’opera Fisica di Aristotele (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 101 a 164).
  • Le passioni nel De anima, un esito estremo del pollachōs (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 675 a 698).
  • L'Eutidemo di Platone: un invito alla filosofia e alla virtù. Un dialogo protrettico sulla protrettica (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 865 a 908) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37900

PASTORIZA, Bruno dos Santos

  • Conceitos para uma arquitetura das representações escolares (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 683 a 710).

PAULA, Marcio Gimenes de

  • Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de Kierkegaard (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 161 a 174).

PAULA-NAVES, Marisa Lomônaco

  • Estudo sobre a relação entre a reversibilidade de pensamento e a conceitualização da língua escrita na criança (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p.218).

PAYNE, Kai E.   

  • Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).

PEDROSA, José Geraldo

  • CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005. 270 p.(v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 755 a 760).

PEIXOTO, Adão José

  • CALDEIRA, Alejandro Serrano. Filosofia e crise: pela filosofia Latino America. Petrópolis, Vozes, 1984. (v.4 n.8 jan./jun. 1990 p.173-176).

PELLANDA, Nize Maria Campos

  • Formação de educadores na perspectiva da complexidade: autonarrativas e autoconstituição (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 225 a 243).

PENA, Alexandra Coelho

PENNA, Luciana Artacho               

  • O estilo do ofício (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 111 a 124).

PEREIRA, Anderson Carvalho

PEREIRA, José Joaquim

  • A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).

PEREIRA, Maria Simone Ferraz

  • KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação. O mestre do impossível. São Paulo, Scipione, 1989-103p. il (Pensamento e ação no magistério, 14 Mestres da educação) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 127).

PEREIRA, Nilton Mullet

PERENCINI, Tiago Brentam

PEREZ, Daniel Omar

  • A relação entre a teoria do juízo e natureza humana em Kant. (v.27 n. Especial 2013 p. 233 a 258).

PÉREZ, Teresa González

  • Pedro de Betancurt, pedagogo y maestro en Guatemala. Un proyecto educativo popular en el siglo XVII (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 161 a 182).
  • Modelos de escolarización: trayectoria histórica de la educación especial. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 691 a 716).

PERINE, Marcelo

  • O Filebo de Platão e as doutrinas não escritas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 149 a 171).

PETARNELLA, Leandro

  • Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).

PETRY, Franciele Bete

  • Experiência e formação em Theodor W. Adorno (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 455 a 488).

PEZZATO, João Pedro

  • Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).

PFEIFFER, Dietmar K.     

  • Desenvolvimento da Pesquisa sobre a América Latina na Alemanha (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 41 a 50).
  • Problemas práticos e metodológicos da pesquisa quantitativa (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 149 a 160).
  • POSITIONEN LATEINAMERIKAS. Gustavo Gutiérrez, Mario Bunge, Enrique Dussel, Leopoldo Zea u.a. Herausgegeben von Raúl Fornet-Betancourt unter Mitwirkng von Alfredo Gomez-Müller (1988). Frankfurt: Marerialis Verlag, 146p. (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 209).

PICHLER, Nadir Antonio

  • Educação moral no Encheirídion de Epicteto. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 221 a 232).

PIERRE, Héctor Luis Saint

  • Algumas considerações sobe a explicação na história da ciência (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 07 a 18).

PIMENTA, Olavo Calábria

  • Apresentação (Orgs.) Dossiê: Immanuel Kant (v.27 n. Especial 2013, p. 163 a 166).
  • Da relação entre os graus de conhecimento e as capacidades de representação em Kant (v.27 n. Especial 2013 p. 281 a 302).

PINA, Maria da Graça Gomes de

  • A “orfandade” da filosofia – funções e uso da imagem na República (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 373 a 386).

PINHEIRO, Elimar           

  • A liberdade, como a paz, não é branca (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 69 a 78).

PINHEIRO, Ulysses

  • As aporias da didática em Deleuze e Spinoza (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 263 a 283).

PINHO, Amon

PINHO, Romana Isabel Brázio Valente

PINO, Mauro Augusto Burkert Del

  • Novas tecnologias, educação e exploração: o que mudou? (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 99 a 118).

PIOVEZAN, Gustavo

  • RUSS, Jacqueline. Os métodos em filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010. 256p. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 393 a 396).

PIRES, Luiz Gonzaga Barbosa

  • Educador: uma opção, acima de tudo, vocacional (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 163 a 166).

PISETTA, Écio Elvis

  • Delimitação da análise existencial da morte (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 81 a 109).
  • Sobre existência, morte e antecipação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 229 a 258).

PITANO, Sandro de Castro

PITT, Eduardo Antônio

PIZA, Suze Oliveira

PIZZI, Laura Cristina Vieira

  • A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 217).
  • Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 77 a 86).
  • A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 17 a 44).
  • A politecnia no Brasil: história e trajetória política (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 117 a 149).

POKORSKI, Juliana de Oliveira

  • Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo (v.29 n. Especial 2015 p. 355 a 373).

POLICARPO JÚNIOR, José

  • Sobre razão e formação (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 165 a 178).
  • Indivíduo e racionalidade na cultura pós-moderna, uma discussão segundo Gramsci e Adorno (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 93 a 110).

POMPEU, Celso Baccarin

  • Algumas reflexões sobre o ensino (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 81 a 88).
  • Algumas reflexões sobre o ensino (II) (v.2 n.4 jan./jun. 1988p. 153 a 162).

PONTIN, Fabrício

PONTIN, Vivian Marina Redi

PORTILHO, Maria Sibele Brasiliense

  • Extensão rural: o fio e a trama na construção da representação social do pequeno produtor. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 299).
  • Extensão rural: história e prática educativa informal (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 129 a 140).

POVILUS, Judith

  • “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).

PRADO, Adonia Antunes

  • Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945) (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 09 a 22).

PRADO, Germano Nogueira

  • Notas de uma pedagogia da singularidade. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 425 a 446).

PRAIS, Maria de Lourdes M.

  • Um texto em questão (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 235 a 240).
  • A escola entendida como sistema social e o papel da supervisão (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 207 a 214).

PRESTES, Maria de Lourdes Almada

  • Interdisciplinariedade: um conceito ainda mal definido (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 61 a 68).
  • O enfoque holístico do currículo e o novo papel do professor (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 49 a 62).
  • A pesquisa qualitativa na educação (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 91 a 104).

PRESTES, Nadja Mara Hermann

  • A educação, a razão e a autonomia (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 61 a 70).

PRETTE, Almir Del

  • Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 203 a 224).

PRETTE, Zilda A. P. Del  

  • Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 203 a 224).

PRICLADNITZKY, Pedro Falcão

PRÍNCIPE, João

PUCCI, Bruno    

  • Sentido (s) da filosofia hoje (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000).
  • E a razão se fez máquina e permanece entre nós (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 71 a 88).
  • As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).

PUENTES, Roberto Valdés

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
  • Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).
  • Apresentação do Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 17 a 19).
  • O estado da arte sobre didática no Brasil (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 175 a 198).

QUADROS, Elton Moreira

  • PINTO, Paulo Roberto Margutti. História da filosofia do Brasil (1500-hoje): 1ª parte: o período colonial (1500-1822). São Paulo: Edições Loyola, 2013, 377 p. (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 901 a 904).