"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo"

Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva

Palavras-chave:

Filosofia, Filosofia no Ensino Médio, Proposta de conteúdo

Resumo

Partindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina.

Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência.

Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

DA SILVA, S. P. "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 287, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações