Da metáfora como mediação pedagógica

Autores

  • Thiago Rodrigues Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p687a701

Palavras-chave:

Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Im­agem. Subjetividade.

Resumo

*Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. 

Da metáfora como mediação pedagógica

Resumo: O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.

Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem.
Subjetividade.

Da metáfora como mediação pedagógica

Abstract: This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.

Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.

Data de registro: 11/04/2014

Data de aceite: 17/12/2014

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Biografia do Autor

Thiago Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. E-mail: coord.contemporanea@unifai.edu.br

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

RODRIGUES, T. Da metáfora como mediação pedagógica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 58, p. 687–701, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p687a701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26237. Acesso em: 27 jul. 2024.