Da metáfora como mediação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p687a701Palavras-chave:
Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem. Subjetividade.Resumo
*Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu) em História do Pensamento Político e Social; e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição.
Da metáfora como mediação pedagógica
Resumo:Â O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.
Palavras-chave: Páthos-filosófico. Lógos-racional. Antidogmatismo. Imagem.
Subjetividade.
Da metáfora como mediação pedagógica
Abstract:Â This study aims to highlight the role of the image as a mediating element in the learning process. Presupposition is required for this reflection: the imbalance between the overvaluation of logical-rational aspects at the expense of an education founded on intuition and spontaneity, it is therefore necessary to rescue this neglected dimension; for both, a based problem approach (no-dogmatism) is required; which places us in a centered pedagogy (between) subjectivities, which rescues the pathological dimension involved in the educational process.
Keywords: Philosophical-pathos. Rational-logos. No-dogmatism. Picture. Subjectivity.
Data de registro: 11/04/2014
Data de aceite: 17/12/2014
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