Editorial v.35 n.74 mai./ago 2021

Autores

Palavras-chave:

filosofia medieval, escolática tardia, cultura digital, fenomenologia, Pedagogia do Oprimido, educação básica

Resumo

Prezado leitor e prezada leitora

Permita-me iniciar este editorial em formato de carta. Explicito minha intenção: penso que tal artifício linguístico tem a potencialidade de nos aproximar e de nos implicar numa narrativa que vai se construindo ao longo de cada linha. Após dois anos de pandemia por COVID-19, aproximação tem sido um luxo e uma necessidade. Se ainda não podemos estar juntos em função de uma nova onda da doença (desta vez causada cepa ômicron), que o texto, em toda a sua plenitude, tenha condições de nos trazer mais alento em tempos tão difíceis - tanto do ponto de vista da saúde pública quanto da política, educação e economia.

A pós-graduação brasileira tem passado por um verdadeiro calvário no que se refere aos processos constitutivos e avaliativos. Iniciamos o quadriênio de uma forma e já não sabemos ao certo como terminará. Aliás, já nem sabemos se teremos de fato a avaliação de um quadriênio, posto que atravessamos um período de exceção que, de uma forma ou de outra, precisa ser considerado. Mas, como “considerar”? Não sabemos. Quais são as possibilidades? Desconhecemo-las.

Nesse terreno altamente movediço, restam-nos o bálsamo e o deleite da leitura, do prazer do conhecimento, do sabor do saber. Para além das exigências de publicações que, ironicamente, já nos alertam: “publique ou pereça[1]”, manter-nos serenos mesmo estando no olho do furacão é já um movimento de resistência. Se é assim, convido-o, prezado leitor, a desfrutar dessa publicação com calma e tranquilidade, seguro de que, em que pese toda a aceleração do mundo, você tem direito ao ócio.

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[1] O termo entre aspas é uma referência ao nome do software (Publish or Perish) que tem sido cada vez mais utilizado por diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento no mundo todo. Esse software extrai dados de publicações em diversas bases e calcula, por meio de estatística, o impacto de pesquisa segundo critérios como: número total de citações, número médio de citações por artigo, número médio de citações por ano, índice H e parâmetros relacionados, análise do número de autores por artigo etc.

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Biografia do Autor

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).   E-mail: vanmatos.santos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1041-367X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2601633916210576. Membro do Comitê Editorial Executivo de Educação e Filosofia.

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Publicado

2022-02-01

Como Citar

SANTOS, V. M. dos. Editorial v.35 n.74 mai./ago 2021. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 585–590, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64482. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Editorial