Exclusão e retorno do ensino da filosofia nas escolas públicas estaduais mineiras

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-887

Palavras-chave:

Ensino da Filosofia , Escolas públicas, Exclusão

Resumo

Resumo: Este artigo busca revelar as razões políticas, ideológicas e/ou administrativas, que levaram à exclusão da disciplina Filosofia no Ensino Médio das escolas estaduais, em Minas Gerais. Busca, ainda, descrever o contexto de seu retomo, em 1989, através da constituição estadual.

Palavras-chave: ensino de filosofia; escolas públicas estaduais mineiras; exclusão da disciplina de filosofia.

 

Abstract: This article tries to show the political, ideological and/or administrative reasons, that caused the exclusion of the subject-matter philosophy from the state high schools, in Minas Gerais. It also tries to reveal the context of its return, in 1989, through the new state constitution.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Pereira da Silva

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão.

Referências

CHAUL, Marilena O que é ideologia 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CHAUL, Marilena O que é ideologia 2. Lei 5692, Ciências Humanas e Ensino Profissionalizante. Folha de São Paulo São Paulo: 6 jul. 1977, p.3.

FREIRE, Paulo Educação como prático da liberdade. Rio de Janeiro: Par e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo Educação como prático da liberdade. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GADOTTI, Moacir Concepção dialético da educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

GADOTTI, Moacir Concepção dialético da educação. Educação e poder. São Paulo: Cortez, 1991

GADOTTI, Moacir Concepção dialético da educação. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Atica, 1988

GHIRALDELLI Jr. Paulo, História da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

MINAS GERAIS Constituição do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Assambleia Legislativa, 1989.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. O ensino de Filosofia no 2 gro da escola brasileira: um percurso histórico até a realidade mineira dos anos 80. São Paulo: PUC, 1993.

SAVIANI, Demerval Educação: do senso comum à consciència filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.

SAVIANI, Demerval Educação: Educação brasileira estrutura e sistema. São Paulo: Saraiva, 1978.

SAVIANI, Demerval Educação: Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1989.

SAVIANI, Demerval Educação: Pedagogia histórico-critica primeiras aproximações. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

SILVA, Sérgio Pereira da. Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo Dissertação de Mestrado, U.EU, 1994

Downloads

Publicado

2008-10-03

Como Citar

DA SILVA, S. P. Exclusão e retorno do ensino da filosofia nas escolas públicas estaduais mineiras. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 77–88, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-887. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/887. Acesso em: 23 nov. 2024.