Tarefa de casa
um dos determinantes do rendimento escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-854Palavras-chave:
Rendimento escolar, Tarefa de casa, Tarefas escolares e rendimento acadêmicoResumo
Esta pesquisa objetivou mostrar como a realização da tarefa de casa afeta o rendimento acadêmico do alun excelente, bom/muito bom e fraco na disciplina Matemática. Foi utilizada a observação direta com 122 alunos e 3 professoras em quatro classes, uma de terceira e três de quarta série do ensino fundamental, escolhidas por sorteio; e entrevistas com 22 desses alunos, suas professoras, seus pais e a diretora. Notas, atitudes, disciplina e classificação da professora foram considerados como medidas de desempenho do aluno da escola da Rede Federal de Ensino da cidade de Uberlândia, Minas Gerias, Brasil.
Palavras-chave: Rendimento escolar; Tarefa de casa; Tarefas escolares e rendimento acadêmico.
Abstract: The aim of this research was to show how homework tasks could increase academic results of students with excellent, good and poor performance in Mathematics. Direct observation was applied in classes with 1222 students, 3 teachers in four classes of basic courses: one of third degree and three others of fourth degree. These classes were lot picked. It was made an interview with 22 of these students, their teachers, their parents and the Director of the school and three of fourth degree. Marks, attitudes, interest, discipline and a rating established by the teacher were considered as measurement data on the student development at a federal school in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BASTOS, L. A criança diante da TV: um desafio para os pais. Petrópolis: Vozes, 1988.
BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; ROCHA, A. D. C. da. O estado da arte da pesquisa sobre evasão e repetência no ensino de 1º grau no Brasil (1971-1981). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 64, n. 147, p. 38-69, maio/ago. 1983.
BRASIL, E. B. de. Os pais e a criança: sucesso e insucesso escolar. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987. (Dissertação de Mestrado)
CALIXTO, P. S. Influencia de los medios en el rendimiento escolar. Anales de Pedagogia, Murcia - España, n. 3, p. 29-60, ene. 1985.
DIAS, T. Lição de Casa: pais e filhos descobrem juntos a alegria de aprender. Família Cristã, São Paulo, v. 52, n. 604, p.8-11, abr. 1986.
FAGUNDES, M. B. Minhocas no asfalto. Amae Educando, Belo Horizonte, v. 24, n. 219, p. 21-2, maio. 1991.
FERRAZ, C. R. Pais X Professores: o papel de cada um na alfabetização. Nova Escola, São Paulo, v. 3, n. 22, p. 12-7, jun. 1988.
FERRAZ, C. R. Esses pais de alunos... Nova Escola. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 48-51, abr. 1986.
FREITAS, G. B.; MAIMONI, E. H.; SIQUEIRA, M. M. M. Escala de envolvimento dos pais na vida escolar do aluno. Abstracts/Resumos do XVII International School Psychology Colloquiu e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar, Campinas, p. 118, 1994.
JUNGER, W. REINERT, G. En busca de tareas para le casa que causen placer. Educacion, Tubingen - Alemanha, v. 39, p. 107-22, 1989.
MACHADO, E. M. A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 1994. (Dissertação de Mestrado).
MAIMONI, E. H. Relato verbal e julgamento da professora sobre o rendimento do aluno: relação com os comportamentos observados em sala de aula. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, jul./dez. 1995.
MAIMONI, E. H. MOTA, C. T. Relato verbal e julgamento da professora sobre o rendimento do aluno: relação com os comportamentos observados em sala de aula. Resumos de comunicações científicas. XXII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto, 1994, p. 24.
ORTEGA, P. Expectativas socio-culturales de los padres y medio socio-familiar. Anales de Padagogía. Murgia - España, n. 1, p. 181-205, 1983.
ORTEGA, P. Medios socio-familiares y motivación y ayuda al estudio. Anales de Pedagogía. Murcia - España, n. 1, p. 207-28, 1983.
SÁ TELES, J. F. de. Pedagogia familiar; os pais na educação dos filhos. Salvador: Ianamá, 1993. 120 p.
WALBERG, H. J., PASCHAL, R. A., WEINSTEIN, T. Homework's powerful effects on learning. Education Leadership, Chicago, v. 42, p. 76-9, apr. 1985.
WEIL, P. A criança, o lar e a escola: guia prático de relações humanas e psicologia para pais e professores. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rose Mary Guimarães Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.