Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59375Palavras-chave:
Trabalho Docente, Professor Iniciante, Condições de TrabalhoResumo
Financiamento: CNPq, FAPDF
Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
Resumo: Este trabalho se origina nas preocupações voltadas às condições de trabalho de professores que iniciam na docência e tem por objetivo estudar a condição de trabalho do professor no início da carreira, buscando entender os desafios e dilemas enfrentados, no intuito de contribuir com a análise da realidade da atividade docente. O foco é o professor iniciante na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os resultados são obtidos a partir da análise documental em legislações e publicações no Diário Oficial do DF, e na aplicação de questionários e entrevistas. Os dados revelam um quantitativo expressivo de desistentes na carreira, compreendido em um terço dos professores que são aprovados no concurso público, anunciando questões objetivas ligadas as condições de trabalho, nos levando em questionar a necessidade de políticas de formação pensadas a partir da realidade do trabalho docente. Chamamos atenção para a omissão de políticas públicas diante do caso, como um fator condicionador para intensificar ainda mais as dificuldades enfrentadas nesta etapa da carreira. Se espera contribuir para a produção de conhecimento na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando fundamentar propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes na carreira.
Palavras-chave: Trabalho Docente; Professor Iniciante; Condições de Trabalho
Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF
Abstract: This work originates from concerns about the working conditions of teachers who start teaching and aims to study the teacher's working condition at the beginning of their career, seeking to understand the challenges and dilemmas faced, in order to contribute to the analysis of reality teaching activity. The focus is the beginner teacher at the Education Department of the Federal District. The results are obtained from documentary analysis in legislation and publications in the Federal Official Gazette, and in the application of questionnaires and interviews. The data reveal an expressive number of dropouts in the career, comprised in one third of the teachers who are approved in the public exam, announcing objective questions related to working conditions, leading us to question the need for training policies designed from the reality of the work. teacher. We call attention to the omission of public policies in the case, as a conditioning factor to further intensify the difficulties faced at this stage of the career. It is expected to contribute to the production of knowledge in the area of teacher training with regard to the dilemmas experienced by the beginning teacher, aiming to substantiate proposals on professional accompaniment of teachers beginning in their careers.
Key words: Teaching Work; Beginner Teacher; Work conditions
Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF
Resumen: Este trabajo nace de inquietudes sobre las condiciones laborales de los docentes que inician la docencia y tiene como objetivo estudiar la condición laboral del docente al inicio de su carrera, buscando comprender los desafíos y dilemas que enfrenta, con el fin de contribuir al análisis de la realidad de la actividad docente. El enfoque es el maestro principiante en el Departamento de Educación del Distrito Federal. Los resultados se obtienen del análisis documental en la legislación y publicaciones en el Diario Oficial de la Federación, y en la aplicación de cuestionarios y entrevistas. Los datos revelan un expresivo número de abandonos en la carrera, comprendido en un tercio de los docentes que son aprobados en el examen público, anunciando cuestiones objetivas relacionadas con las condiciones laborales, lo que nos lleva a cuestionar la necesidad de políticas de formación diseñadas a partir de la realidad del trabajo. profesor. Llamamos la atención sobre la omisión de políticas públicas en el caso, como factor condicionante para intensificar aún más las dificultades enfrentadas en esta etapa de la carrera. Se espera contribuir a la producción de conocimiento en el ámbito de la formación docente frente a los dilemas vividos por el docente principiante, con el objetivo de fundamentar propuestas sobre el acompañamiento profesional del docente que se inicia en su carrera.
Palabras clave : Trabajo Docente; Profesor principiante; Condiciones de trabajo.
Data de registro: 18/02/2020
Data de aceite: 30/06/2021
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a. Centralidade do Mundo do Trabalho, Cortez, Unicamp, São Paulo: 1995.
ANTUNES, Ricardo. Dimensões da precarização estrutural do trabalho. In: FRANCO, T.; DRUCK, G. (Org.). A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 13-22. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000300033
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 2000.
HUBERMAN, Michael. O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 2000, p. 31-62.
OLIVEIRA, Dalila A. As reformas educacionais e suas consequências sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila A. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KUENZER, Acacia Z.; CALDAS, Andrea. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M.; FIDALGO, Nara Luciene Rocha. A intensificação do trabalho docente: Tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009, p.19-48.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas consequências para os trabalhadores docentes. In: Educação & Sociedade. Campinas, v. 26, n. 92, p.753-775, out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xYXcgddMzgYKYhjgHkqDWnP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2023.
ROCHA, Deise Ramos da. Condições de Trabalho de Professores Iniciantes: mediações para a resistência e desistência da carreira. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 18., 2016, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: UFMT, 2016. p. 9118-9129. Disponível em: https://d350c47f-62f0-48ac-aab8-3dd9194a4610.filesusr.com/ugd/fd8b07_fcccb6104f454310b023bff34514317f.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.
ROCHA, D. Os Sentidos Políticos Atribuído a Educação Escolar pelos Professores Iniciantes: continuidade, utopia, resistência e revolução. 2016. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
ROCHA, D.; CURADO SILVA, K. A. P. C. Aprendendo a Profissão: Professores em Início de Carreira no Distrito Federal: Primeiros Apontamentos. In: Encontro Estadual de Didática de Ensino, 5., 2015. Goiânia. Anais… Goiânia: UFG, 2015.
ROCHA, D.; CURADO SILVA, K. A. P. C.; FERNANDES, R. F. Aprendendo a Profissão: Professores iniciantes e as condições do trabalho docente no Distrito Federal. In: Seminário Brasileiro da Rede Estrado, Trabalho Docente e PNE: Desafios à Valorização Profissional, 8., 2016. Santa Maria. Anais… Santa Maria: UFMS, Rede Estrado, 2016, p. 811-826.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação de Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
VICENTIM, Fabiana Moreira; LIMA, Diego Câmara. Trabalho Docente e Gênero: Apontamentos sobre a Convocação de Professores da Rede Pública do Distrito Federal entre os anos de 2010- 2014. In: Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação Ciência e Formação: Utopias e Desencantos, 22, 2015, Goiânia. Anais [...], 2015. v. 1. p. 172-181. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/2/o/Anais_%28Compilado%29_-_Simp%C3%B3sio_2015.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva, Deise Ramos Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.