E-F

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (E - F) -35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)

ECCEL, Daiane

  • Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1227 a 1248)

 http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32680

  • Schiller, Arendt e a fuga do reino das necessidades: estética, formação e política (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1307 a 1334)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47507

ELIAS, Wagner de Mello

  • Os sonhos e as profecias na república cristã (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 207 – 224).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/613

Equipe de Professores de Filosofia da FAFI de Araguari         

  • A filosofia e sua motivação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 91 a 94).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1996

ESCUDERO, Jaime Caiceo

  • Contrapunto filosófico educacional Chile: humanismo laico versus humanismo cristiano (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 113 a 144).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17634

ESPINOSA, Maria José Rebollo

  • Isaiah Berlin: claves axiológicas para una educación humanista (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 67 a 89).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/697

ESTEVES, Anderson Alves

  • Divisão do trabalho e apologia da ordem em Thomas Hobbes e Norbert Elias (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 747 a 782)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49983

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves

  • Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio: defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64947

EUSTACCHI, Francesca

EVA, Luiz Antônio Alves 

  • Notas sobre a presença de Sêneca nos Essais de Montaigne (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 39 a 52).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1003

EVANGELISTA, Olinda  

  • Ação católica e formação docente na década de 1930(v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 9 a 28).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/678

EZCURRA, Ana Maria

  • Globalización, neoliberalismo y sociedad civil: algunos desafíos para los movimientos sociales y populares latinoamericanos (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 89 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/865

FABBRINI, Ricardo Nascimento

  • O ensino da filosofia: uma arte de multiplicação dos signos? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 125 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1141

FAGUNDES, André Luiz de Oliveira

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107

FALANGA, Claudia

  • Texto vincitore Premio G. Vico– Reconhecimento na apresentação do Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 19 a 20).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24828

FARE, Mónica de la

  • Teoria, Crítica e Prática Educacional: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63139

FARIA, Juliana Guimarães             

  • A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14240

FARIA, Marcos Roberto de            

  • A arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na Companhia de Jesus no século XVI. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 659 a 681).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17410

FARIA FILHO, Luciano Mendes de

  • Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/741

FARIAS, Itamar Mazza de             

  • A ideologia da igualdade de oportunidade (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 107 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1248

  • A orientação educacional, seus pressupostos e sua evolução no sistema escolar brasileiro (v.5 n.9 jul./dez. 1990p. 79 a 96).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1231

  • O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 139 a 156).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1008

  • Diferenças entre polivalência e politecnia: implicações para a formação da concepção sobre o trabalho no processo educativo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 11 a 30).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/861

FARIAS, Márcio Norberto              

  • A formação docente e a necessidade de ser percebido (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 829 a 841).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24799

FAVACHO, André Marcio Picanço

  • Os editoriais da revista Educação & Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: uma primeira análise (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 111 a 136).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/244

  • Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1409 a 1444)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54751

FAVARETTO, Celso F.    

  • Inconformismo estético, inconformismo social: Hélio Oiticica (v.4 n.8 jan./jun.1990p. 151 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1271

FÁVERO, Altair Alberto

  • Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 175 a 192).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318

FÁVERO, Maria de Lourdes de A.

  • A universidade, espaço de pesquisa e criação do saber (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 249 a 260).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806

FAYE, Emmanuel

  • Descartes e a consciência em La Rercherche de la Vérité par la lumière naturelle. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 145 a 162).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17636

  • Ser, história, técnica e extermínio na obra de Heidegger. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 613 a 640).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17648

FEHR, Manfred

  • O controle de qualidade na formação integral (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 17 a 28).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1241

  • Avaliação docente: rumo à qualificação do trabalho acadêmico (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 19 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1223

FELDENS, Dinamara Garcia

  • Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno (v.35 n.75 set./dez. 2021 p.1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62765

FELDFEBER, Myriam

  • La construcción del derecho a la educación: reflexiones, horizontes y perspectivas. (v.28 n. Especial 2014 p. 139 a 153).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24607

FELGUEIRAS, Margarida Louro

  • As condições de vida dos professores primários da República ao fim da ditadura. (v.27 n. Especial 2013 p. 75 a 108).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22722

  • A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1932

FELTRAN, Regina Célia de Santis

  • Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932

  • O professor de medicina veterinária na ótica de ex-alunos (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 243 a 262).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249

FENERICH, Claudia

  • É possível ensinar o certo e o errado? (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 121 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/256

FERMANI, Arianna

  • Un tentativo di esplorazione dei molteplici nessi dele nozioni aristoteliche di giustizia e ingiustizia, vizio e virtù, trapiano etico e piano giuridico (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 169 a 211).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/259

  • L’educazione come cura e come piena fioritura dell’essere umano riflessioni sulla Paideia in Aristotele (v.31 n.61 jan./abr. 2017)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37868

FERNANDES, Iara

  • Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2178

FERNANDES, Paulo Irineu Barreto

  • Herbert Marcuse e as “imagens da libertação”. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 527 a 549).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8248

FERNANDES, Sueli de Fátima

  • Letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior: um estudo das lendas brasileiras (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 217 a 241).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60476

FERNÁNDEZ, Alicia García

  • Hegel interpreta a Sófocles (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 153 a 170).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7419

  • Por una nueva interpretación de la teoría de las ideas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 227 a 239).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13344

FERRARI, Sonia Campaner Miguel

  • Iluminismo colonial. A natureza e os índios no poema de Basílio da Gama, "O Uraguai" (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 287 a 310)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36443

FERREIRA JÚNIOR, Amarílio

  • História nova do Brasil: uma filosofia da história? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 143 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/849

FERREIRA, Anselmo Tadeu

  • CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1997 (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 275 a 280).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/780

  • Apresentação do Dossiê sobre “Física e Metafísica no pensamento antigo e medieval” (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 441 a 444).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13358

  • A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 445 a 474).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31617

  • Entrevista com Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 403 a 427).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17643

  • Editorial (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 17 a 20)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59077

  • Editorial (v. 35 n.73 jan./abr. 2020 p. 17 a 22)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63989

  • Apresentação do Dossiê Colóquio Medieval. (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 5)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64233

FERREIRA, Antônio Gomes

  • Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7418

  • Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 857 a 885).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17333

FERREIRA, Berta Weil

  • O sentido da vida (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 129 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1234

FERREIRA, Dirceu Fernando

  • CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000 (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 291 – 298).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620

FERREIRA, Gabriel Bonesi

  • A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1253 a 1275)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51666

FERREIRA, Lenira Weil

  • Um olhar escolanovista sobre a educação brasileira (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 77 a 94).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/714

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira               

  • Autoridade e liberdade em Kant (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 05 a 10).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1860

  • Abordagem transacional de planejamento: algumas notas (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 07 a 16).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1240

FERREIRA, May Guimarães

  • Subsídios para a compreensão da base materialista-histórica da relação indivíduo-sociedade (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 135 a 154).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1121

FERREIRA, Nilce Vieira Campos

  • As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22687

FERREIRA, Sueli              

  • Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363

FERREIRA, Sueli Aparecida

  • Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863

FERREIRA, Vanessa do Rêgo

  • O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 719 a 755)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747

FERREIRA, Vicentina Naves

  • FORNET-BETANCOURT, Raúl. Introdução a Sartre. México, Ediciones de la Universidad La Salle, 1989. 147 p. (Colección de textos filosóficos) (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 163 a 164).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1237

FERRY, Jean-Marc

  • Habermas: crítico de Hannah Arendt (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 25 a 46).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/625

FIGUEIREDO, Valeska Marlete Guimarães

  • A experiência da dança no Projeto Aplysia: uma descrição baseada em diferentes olhares (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 289 a 304).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347

FINNEGAN, Florencia      

  • La política educativa oficial y la exclusión socioeducativa en Argentina (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 141 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/867

FIRODE, Alain

FISK, Milton       

  • A democracia é suficiente? (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 189 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1165

FLECK, Amaro de Oliveira

FLEURI, Reinaldo Matias              

  • Educar: para quê? (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 69 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2024

  • Filosofar: para quê? (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 85 a 90).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1995

  • Nota: para quê? (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 99 a 108).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1999

  • Extensão universitária em educação popular (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 59 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1913

  • Em busca de uma concepção dialética de filosofia (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 207 a 218).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1926

  • A escola que interessa à classe trabalhadora (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 45 a 50).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1864

  • Filosofia no segundo grau: para quê? (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 155).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1877

  • Educação popular na escola pública? (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 159 a 162).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1273

  • Educação popular e concepção de ser humano (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 129 a 134).

 

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1120

  • O sentido social da filosofia (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 167 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1080

FLORENTINO NETO, Antonio

FOLLARI, Roberto A.      

  • El derecho al sentido en lo posmoderno (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 45 a 62).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/966

  • Curriculum y siglo XXI: hacia uma recuperación de los valores (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 59 a 90).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/796

  • El sujeto en lo escolar (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 179 a 190).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/703

FONSECA, Josélia Ribeiro

  • "Pessoa", um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Ricoeur (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1111 a 1125)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24487

FONSECA, Fernando Facó de Assis

  • Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 853 a 889)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52620

FONSECA, Selva Guimarães

  • A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1932

  • A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933

  • A historiografia brasileira pós 70 - uma revisão (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 57 a 68).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1229

  • A história na obra de Benjamin e a história ensinada no Brasil: algumas reflexões (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 43 a 48).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1051

  • FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/749

  • Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614

FONSECA, Sérgio César da

  • A democracia como fim e a escola como meio: convergência entre Anísio Teixeira e Paulo Freire (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 247 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087

FONSECA, Thelma Silveira M. Lessa da

  • Nietzsche: a origem da linguagem (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 107 a 118).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1027

FONTE, Sandra Soares Della

  • Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 695 a 726)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874

FORLIN, Enéias

  • A concepção cartesiana de sujeito: a alma e o animal racional. (v.25 n. Especial 2011 p. 135 a 166).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30010

FORNET-BITENCOURT, Raúl

  • José Martí y su crítica de la filosofia europea (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 127 a 134).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/994

  • Sartre o la ética como proyecto de vida con subjetividade (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 179 a 191).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/674

FORTES, Ronaldo Vielmi

  • Lineamentos sobre a inconsistência da crítica de Arendt a Marx. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 305 a 341).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23753

FRANÇA, Acácio Silveira

  • Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 185 a 200).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2179

FRANCISCO, Maria de Fátima Simões

  • É o homem um animal político? - uma interpretação do Mito de Protágoras (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 83 a 90).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1916

  • Um esboço de análise da Patologia da Guerra de Tucídides (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 15 a 26).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1862

  • Como é que é possível uma (tal) proposição prática sintética a priori? (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 161 a 168).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1163

FRANCO, Aléxia Pádua

  • FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997p. 305 a 310).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge

  • Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da teoria da atividade (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 557 a 582).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13364

FRANCO JÚNIOR, Moilton Ribeiro

  • Uma análise do curso de graduação em engenharia química da UFU (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 135 a 146).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1235

FRANGE, Lucimar Bello Pereira

  • Brincadeiras e brinquedos “esquecidos”: uma exposição de artes plásticas e uma experiência em arte-educação (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 219 a 228).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1927

  • A subjetividade instituindo-se na modernidade (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 129 a 136).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1872

  • Manifestos sobre desenho (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 265 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1016

FREDDI, Antonio

  • Il cinema e la filosofia: breve passeggiata alla ricerca di Nietzsche. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 435 a 454).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24450

FREIRE, Sueli Aparecida

  • Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863

FREITAS, Alexander de

  • Água, ar terra e fogo: arquétipos das configurações da imaginação poética na metafísica de Gaston Bachelard (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 39 a 70).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/296

  • Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14174

FREITAS, Alexandre Simão de

  • Corpos alterados, corpos ingovernáveis: cartografias ético-estéticas para segurar o céu pelas diferenças (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 617 a 642)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51965

FREITAS, Ana Beatriz Machado

  • Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 463 a 492)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233

FREITAS, Denise de

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116

FREITAS, Isabel Ferreira

  • O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 719 a 755).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747

FREITAS, Itamar

  • Uma versão católica para a história do Brasil nos anos 1930 (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 251 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/471

FREITAS, Verlaine           

  • A estética narcísica da sociedade de consumo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 51 a 64).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/607

FRIAS, Lincoln Thadeu Gouvêa de

  • A moralidade do descarte e da seleção de embriões (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 207 a 230).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8241

FROSINI, Fabio

  • Ideologia em Marx e em Gramsci (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 559 a 582).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25032

FURTADO, João Pinto

  • Educação e movimento social: a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 17 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1002

FURTADO, José Luiz

  • Notas sobre a origem hegeliana da crítica do jovem Marx ao Estado Moderno (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 165 a 182).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/686