E-F
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (E - F) -35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
ECCEL, Daiane
- Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1227 a 1248)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32680
- Schiller, Arendt e a fuga do reino das necessidades: estética, formação e política (v.32 n.66 set./dez. 2018 p. 1307 a 1334)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47507
ELIAS, Wagner de Mello
- Os sonhos e as profecias na república cristã (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 207 – 224).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/613
Equipe de Professores de Filosofia da FAFI de Araguari
- A filosofia e sua motivação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 91 a 94).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1996
ESCUDERO, Jaime Caiceo
- Contrapunto filosófico educacional Chile: humanismo laico versus humanismo cristiano (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 113 a 144).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17634
ESPINOSA, Maria José Rebollo
- Isaiah Berlin: claves axiológicas para una educación humanista (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 67 a 89).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/697
ESTEVES, Anderson Alves
- Divisão do trabalho e apologia da ordem em Thomas Hobbes e Norbert Elias (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 747 a 782)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49983
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves
- Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio: defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64947
EUSTACCHI, Francesca
- Protagora e Gorgia: maestri di Virtù? (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1159 a 1190) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37867
EVA, Luiz Antônio Alves
- Notas sobre a presença de Sêneca nos Essais de Montaigne (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 39 a 52).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1003
EVANGELISTA, Olinda
- Ação católica e formação docente na década de 1930(v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 9 a 28).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/678
EZCURRA, Ana Maria
- Globalización, neoliberalismo y sociedad civil: algunos desafíos para los movimientos sociales y populares latinoamericanos (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 89 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/865
FABBRINI, Ricardo Nascimento
- O ensino da filosofia: uma arte de multiplicação dos signos? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 125 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1141
FAGUNDES, André Luiz de Oliveira
- A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25107
FALANGA, Claudia
- Texto vincitore Premio G. Vico– Reconhecimento na apresentação do Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 19 a 20).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24828
FARE, Mónica de la
- Teoria, Crítica e Prática Educacional: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63139
FARIA, Juliana Guimarães
- A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14240
FARIA, Marcos Roberto de
- A arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na Companhia de Jesus no século XVI. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 659 a 681).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17410
FARIA FILHO, Luciano Mendes de
- Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/741
FARIAS, Itamar Mazza de
- A ideologia da igualdade de oportunidade (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 107 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1248
- A orientação educacional, seus pressupostos e sua evolução no sistema escolar brasileiro (v.5 n.9 jul./dez. 1990p. 79 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1231
- O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 139 a 156).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1008
- Diferenças entre polivalência e politecnia: implicações para a formação da concepção sobre o trabalho no processo educativo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 11 a 30).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/861
FARIAS, Márcio Norberto
- A formação docente e a necessidade de ser percebido (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 829 a 841).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24799
FAVACHO, André Marcio Picanço
- Os editoriais da revista Educação & Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: uma primeira análise (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 111 a 136).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/244
- Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1409 a 1444)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54751
FAVARETTO, Celso F.
- Inconformismo estético, inconformismo social: Hélio Oiticica (v.4 n.8 jan./jun.1990p. 151 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1271
FÁVERO, Altair Alberto
- Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 175 a 192).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318
- Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1011 a 1032) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32169
FÁVERO, Maria de Lourdes de A.
- A universidade, espaço de pesquisa e criação do saber (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 249 a 260).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806
FAYE, Emmanuel
- Descartes e a consciência em La Rercherche de la Vérité par la lumière naturelle. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 145 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17636
- Ser, história, técnica e extermínio na obra de Heidegger. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 613 a 640).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17648
FEHR, Manfred
- O controle de qualidade na formação integral (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 17 a 28).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1241
- Avaliação docente: rumo à qualificação do trabalho acadêmico (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 19 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1223
FELDENS, Dinamara Garcia
- Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno (v.35 n.75 set./dez. 2021 p.1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62765
FELDFEBER, Myriam
- La construcción del derecho a la educación: reflexiones, horizontes y perspectivas. (v.28 n. Especial 2014 p. 139 a 153).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24607
FELGUEIRAS, Margarida Louro
- As condições de vida dos professores primários da República ao fim da ditadura. (v.27 n. Especial 2013 p. 75 a 108).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22722
- A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1932
FELTRAN, Regina Célia de Santis
- Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932
- O professor de medicina veterinária na ótica de ex-alunos (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 243 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249
FENERICH, Claudia
- É possível ensinar o certo e o errado? (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 121 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/256
FERMANI, Arianna
- Un tentativo di esplorazione dei molteplici nessi dele nozioni aristoteliche di giustizia e ingiustizia, vizio e virtù, trapiano etico e piano giuridico (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 169 a 211).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/259
- L’educazione come cura e come piena fioritura dell’essere umano riflessioni sulla Paideia in Aristotele (v.31 n.61 jan./abr. 2017)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37868
FERNANDES, Iara
- Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2178
FERNANDES, Paulo Irineu Barreto
- Herbert Marcuse e as “imagens da libertação”. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 527 a 549).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8248
FERNANDES, Sueli de Fátima
- Letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior: um estudo das lendas brasileiras (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 217 a 241).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60476
FERNÁNDEZ, Alicia García
- Hegel interpreta a Sófocles (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 153 a 170).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7419
- Por una nueva interpretación de la teoría de las ideas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 227 a 239).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13344
FERRARI, Sonia Campaner Miguel
- Iluminismo colonial. A natureza e os índios no poema de Basílio da Gama, "O Uraguai" (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 287 a 310)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36443
FERREIRA JÚNIOR, Amarílio
- História nova do Brasil: uma filosofia da história? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 143 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/849
FERREIRA, Anselmo Tadeu
- CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1997 (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 275 a 280).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/780
- Apresentação do Dossiê sobre “Física e Metafísica no pensamento antigo e medieval” (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 441 a 444).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13358
- A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 445 a 474).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31617
- Entrevista com Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 403 a 427).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17643
- Editorial (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 17 a 20)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59077
- Editorial (v. 35 n.73 jan./abr. 2020 p. 17 a 22)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63989
- Apresentação do Dossiê Colóquio Medieval. (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 5)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64233
FERREIRA, Antônio Gomes
- Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7418
- Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 857 a 885).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17333
FERREIRA, Berta Weil
- O sentido da vida (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 129 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1234
FERREIRA, Dirceu Fernando
- CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000 (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 291 – 298).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620
FERREIRA, Gabriel Bonesi
- A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1253 a 1275)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51666
FERREIRA, Lenira Weil
- Um olhar escolanovista sobre a educação brasileira (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 77 a 94).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/714
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira
- Autoridade e liberdade em Kant (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 05 a 10).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1860
- Abordagem transacional de planejamento: algumas notas (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 07 a 16).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1240
FERREIRA, May Guimarães
- Subsídios para a compreensão da base materialista-histórica da relação indivíduo-sociedade (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 135 a 154).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1121
FERREIRA, Nilce Vieira Campos
- As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22687
FERREIRA, Sueli
- Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363
FERREIRA, Sueli Aparecida
- Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863
FERREIRA, Vanessa do Rêgo
- O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 719 a 755)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747
FERREIRA, Vicentina Naves
- FORNET-BETANCOURT, Raúl. Introdução a Sartre. México, Ediciones de la Universidad La Salle, 1989. 147 p. (Colección de textos filosóficos) (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 163 a 164).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1237
FERRY, Jean-Marc
- Habermas: crítico de Hannah Arendt (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 25 a 46).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/625
FIGUEIREDO, Valeska Marlete Guimarães
- A experiência da dança no Projeto Aplysia: uma descrição baseada em diferentes olhares (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 289 a 304).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347
FINNEGAN, Florencia
- La política educativa oficial y la exclusión socioeducativa en Argentina (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 141 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/867
FIRODE, Alain
- Instruction et individualité chez Diderot (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1361 a 1383) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36998
FISK, Milton
- A democracia é suficiente? (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 189 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1165
FLECK, Amaro de Oliveira
- Mal-estar na filosofia nacional. Leitura estrutural: impasse e críticas (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 349 a 370) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47388
FLEURI, Reinaldo Matias
- Educar: para quê? (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 69 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2024
- Filosofar: para quê? (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 85 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1995
- Nota: para quê? (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 99 a 108).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1999
- Extensão universitária em educação popular (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 59 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1913
- Em busca de uma concepção dialética de filosofia (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 207 a 218).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1926
- A escola que interessa à classe trabalhadora (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 45 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1864
- Filosofia no segundo grau: para quê? (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 155).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1877
- Educação popular na escola pública? (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 159 a 162).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1273
- Educação popular e concepção de ser humano (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 129 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1120
- O sentido social da filosofia (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 167 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1080
FLORENTINO NETO, Antonio
- Apresentação - Dossiê Perspectivas da Filosofia Intercultural (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1099 a 1108) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58697
- Atomic Individual and Relational Individual: The Bases of the Formation of Subjectivity in the West and China (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1109 a 1138) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56383
FOLLARI, Roberto A.
- El derecho al sentido en lo posmoderno (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 45 a 62).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/966
- Curriculum y siglo XXI: hacia uma recuperación de los valores (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 59 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/796
- El sujeto en lo escolar (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 179 a 190).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/703
FONSECA, Josélia Ribeiro
- "Pessoa", um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Ricoeur (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 1111 a 1125)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24487
FONSECA, Fernando Facó de Assis
- Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 853 a 889)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52620
FONSECA, Selva Guimarães
- A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1932
- A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933
- A historiografia brasileira pós 70 - uma revisão (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 57 a 68).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1229
- A história na obra de Benjamin e a história ensinada no Brasil: algumas reflexões (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 43 a 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1051
- FELGUEIRAS, Margarida L. Pensar a história, repensar o ensino. Porto: Porto editora, 1994, 144p. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/749
- Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614
FONSECA, Sérgio César da
- A democracia como fim e a escola como meio: convergência entre Anísio Teixeira e Paulo Freire (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 247 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087
FONSECA, Thelma Silveira M. Lessa da
- Nietzsche: a origem da linguagem (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 107 a 118).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1027
FONTE, Sandra Soares Della
- Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 695 a 726)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874
FORLIN, Enéias
- A concepção cartesiana de sujeito: a alma e o animal racional. (v.25 n. Especial 2011 p. 135 a 166).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30010
FORNET-BITENCOURT, Raúl
- José Martí y su crítica de la filosofia europea (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 127 a 134).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/994
- Sartre o la ética como proyecto de vida con subjetividade (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 179 a 191).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/674
FORTES, Ronaldo Vielmi
- Lineamentos sobre a inconsistência da crítica de Arendt a Marx. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 305 a 341).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23753
FRANÇA, Acácio Silveira
- Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 185 a 200).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2179
FRANCISCO, Maria de Fátima Simões
- É o homem um animal político? - uma interpretação do Mito de Protágoras (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 83 a 90).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1916
- Um esboço de análise da Patologia da Guerra de Tucídides (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 15 a 26).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1862
- Como é que é possível uma (tal) proposição prática sintética a priori? (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 161 a 168).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1163
FRANCO, Aléxia Pádua
- FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997p. 305 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903
- Editorial (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 665 a 668) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40610
FRANCO, Patrícia Lopes Jorge
- Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da teoria da atividade (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 557 a 582).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13364
FRANCO JÚNIOR, Moilton Ribeiro
- Uma análise do curso de graduação em engenharia química da UFU (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 135 a 146).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1235
FRANGE, Lucimar Bello Pereira
- Brincadeiras e brinquedos “esquecidos”: uma exposição de artes plásticas e uma experiência em arte-educação (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 219 a 228).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1927
- A subjetividade instituindo-se na modernidade (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 129 a 136).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1872
- Manifestos sobre desenho (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 265 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1016
FREDDI, Antonio
- Il cinema e la filosofia: breve passeggiata alla ricerca di Nietzsche. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 435 a 454).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24450
FREIRE, Sueli Aparecida
- Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863
FREITAS, Alexander de
- Água, ar terra e fogo: arquétipos das configurações da imaginação poética na metafísica de Gaston Bachelard (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 39 a 70).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/296
- Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14174
FREITAS, Alexandre Simão de
- Corpos alterados, corpos ingovernáveis: cartografias ético-estéticas para segurar o céu pelas diferenças (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 617 a 642)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51965
FREITAS, Ana Beatriz Machado
- Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 463 a 492)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233
FREITAS, Denise de
- Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1116
FREITAS, Isabel Ferreira
- O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. (v.35 n.74 mai./ago 2021 p. 719 a 755).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747
FREITAS, Itamar
- Uma versão católica para a história do Brasil nos anos 1930 (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 251 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/471
FREITAS, Verlaine
- A estética narcísica da sociedade de consumo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 51 a 64).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/607
FRIAS, Lincoln Thadeu Gouvêa de
- A moralidade do descarte e da seleção de embriões (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 207 a 230).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8241
FROSINI, Fabio
- Ideologia em Marx e em Gramsci (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 559 a 582).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25032
FURTADO, João Pinto
- Educação e movimento social: a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 17 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1002
FURTADO, José Luiz
- Notas sobre a origem hegeliana da crítica do jovem Marx ao Estado Moderno (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 165 a 182).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/686