Para uma releitura do "mestre" Makarenko
notas de uma pedagogia concreta
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-596Palavras-chave:
Maakarengo, Teoria pedagógica, Trabalho educativoResumo
O presente trabalho é um estudo sobre os princípios pedagógicos elaborados pelo pedagogo russo Anton Semionovich Makarenko, durante sua atuação como diretor da colônia de Gorki, no início do século XX. Para tanto, propomo-nos refletir a respeito da construção de conceitos como trabalho educativo, disciplina consciente, organização, coletivo, etc. que surgem da prática pedagógica e da experiência concreta, constituindo-se numa verdadeira teoria pedagógica.
Palavras-chave: Makarenko; Teoria pedagógica; Trabalho educativo.
Abstract: This is a study about the pedagogical principles created by the Russian pedagogue Anton Semionovitch Makarenko, during his performance as the director of the Gorki Colony at the beginning of XIX century. Our proposal is to reflect upon the construction of concepts such as educative work, conscious discipline, collective organization, etc, that emerge from the pedagogical practice and the concret experience, forming the true pedagogical theory.
Keywords: Makarenko; Educative work; Pedagogical theory.
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Referências
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