O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:
uma contribuição para a relação educação e filosofia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713Palavras-chave:
Autonomia , Pensamentos, Problema, DesavianiResumo
O trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação.
RÉSUMÉ
L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education.
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