O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:

uma contribuição para a relação educação e filosofia

Autores

  • Gildemarks Costa e Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713

Palavras-chave:

Autonomia , Pensamentos, Problema, Desaviani

Resumo

O trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação.

 

RÉSUMÉ

 

L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBANO, Estrela. Pedagogia, Ciência da Educação? Porto Editora, 1992.

DIAS DE CARVALHO, Adalberto. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Editora Afrontamento, 1988.

GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978.

GRINDPUN, M.P.S. ZIPPIN. Os Novos Paradigmas em Educação: os caminhos viáveis para uma análise. RBEP, Brasília, v.75, n. 179/180/181, p. 211-242, jan./dez. 1994a.

https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.75i179-80-81.1155

JAPIASSU, Hilton. A crise das cências humanas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 7, 1994, Goiânia. ANAIS... Goiânia: Cortez, 1994, p. 21-25.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

LIBÂNEO, José Carlos. O ato pedagógico em questão: o que é preciso saber? Revista Inter-ação, Goiânia , n. 17, p.111-125, jan./dez. 1993.

MARX, Karl. "Crítica ao programa de Gotha". In: Marx, K; Engels. F. Textos 1. São Paulo: Edições Sociais, 1977.

MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Escrita, 1968.

MARX, Karl. Miséria da filosofia: resposta à filosofia da miséria, do Sr. Proudhon. São Paulo: Ciências Humas, 1982.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. Lisboa: Moraes, 1978.

MOSQUERA, Juan José Mouriño. Educação: emergência de seu processamento epistemológico. Educação, Porto Alegre, n.27, p. 7-13, 1994.

ORLANDI, Luiz Benedicto Lacerda. O problema da pesquisa em educação e algumas de suas iplicações. Educação Hoje, São Paulo, p. 6-24, mar./abr. 1969.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia, Ciência, da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PRESTES, Nadja M. Hermann. A educação, a razão e a autonomia, Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p.61-70, jan./jun. 1993.

SAVIANI, Dermeval. Algumas tarefas urgents e necesárias. Impulso, Piraciaba/SP, v. 6, n.12, p. 83-94, 1993.

SAVIANI, Dermeval. Contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília, n. 45, p. 3-9, jan./mar. 1990.

SAVIANI, Dermeval. Desenvolvimento e educação da América Latina. São Paulo: Cortez, 1986.

SAVIANI, Dermeval. Dimensão filosófica da educação. São Paulo: PUC/SP, 1971.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. São Paulo: Saraiva, 1983a.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: problemas e sociedade, São Paulo, v. 1, n, 1, p. 50-63, set. 1978.

SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortes, 1980.

SAVIANI, Dermeval. Educação e participação no proceso político (escola, cidadania e transição democrática). La education, v.30, n.100, p.30-40, 1986a.

SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Livros de Fato, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Autores Associados, 1991b.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Estado e Educação. Campinas/SP: Papirus, 1992.

SAVIANI, Dermeval. Estruturalismo e educação brasileira. RBEP. Rio de Janeiro, V. 60, n. 134, p. 208-217, abr./jun. 1974.

SAVIANI, Dermeval. A filosofia da educação no Brasil e sua veiculação pela RBEP. RBEP, Brasília, v. 65, n.150, p.273-290, maio/ago. 1984.

SAVIANI, Dermeval. A Filosofia da educação e o problema da inovação em educação. I: GARCIA, W. E. (Org.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980a.

SAVIANI, Dermeval. Filosofia da educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia práxis. In: FREITAS, M. C. (Org.). A reinvenção do futuro. São Paulo: Cortes, 1996a.

SAVIANI, Dermeval. Os fundamentos da educação e a nova LDB. Educação Municipal, v. 1, n. 3, p. 5-17, 1988b.

SAVIANI, Dermeval. A nova LDB. Proposições, Campinas/SP, v. 1, n. 1, p.1-9, 1990a.

SAVIANI, Dermeval. (Org.). Para uma histórica da educação latino-americana. São Paulo: Autores Associados, 1996c.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Persperctivas da educação brasileira conteporânea. AEC, Rio de Janeiro, v. 8, n. 34, p. 3-18, 1979.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Quais os novos rumos da educação brasileira? Revista Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n. 38, p. 25-32, mar./abr. 1989.

SAVIANI, Dermeval. Sentido da pedagogia e o papel do pedagogo. Revista ANDE, São Paulo, a 5, n. 9, . 27-8, 1985.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e a especificidade da educação brasileira. In: MENDES, D. T. (Org.). Filosofia da Educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983b.

SAVIANI, Dermeval. Tendências pedagógicas na formação do educador. Interação, Goiânia, v.8, n.5, jun./jul. 1981.

SILVA JÚNIOR, C. A. (Org.). Dermeral Saviani e a educação brasileira: o simpósio de Marília. São Paulo: Cortez, 1992.

VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

Downloads

Publicado

2008-08-21

Como Citar

E SILVA, G. C. O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 49–75, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713. Acesso em: 13 jul. 2024.