A práxis freireana na educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-964Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, Práxis na educação freireanaResumo
Pautando-nos sob a perspectiva em torno de um paradigma que venha efetivamente expressar a face interna de uma nova sociedade, é que vemos para a realidade brasileira, a prática de Paulo Freire como a via que se coaduna com a possibilidade real de abalar as estruturas em que está pautada a atual sociedade. E dizemos possibilidade real de abalo, posto que de nada adianta, e sabemos bem disso, promover a reforma agrária, a democratização da cultura, a participação decisória pelo voto e tantos outros mecanismos, se realmente não alcançarmos, no seu âmago, o “latifúndio humano” para transformá-lo em justa terra humana. Quantas vezes vivenciamos “atitudes reformistas” que tão-somente condizem com a mera alteração do visual da conjuntura social, que continua escorada numa estrutura rígida, na qual poucos homens permanecem donos de tantos outros. Na alteração puramente conjuntural, apenas as peças são superficialmente trocadas, mas o tabuleiro do jogo social, o qual se faz campo de ação, permanece agasalhando suas peças, tão-somente em posições trocadas; é mister que as regras do jogo essas sim se refaçam justas, se refaçam humanas.
Palavras-chave: Educação; Paulo Freire; Práxis na educação freireana.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é metodo Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 15ª ed., 1989.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros ensaios. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 8ª ed., 1982.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
SHOR, I. e FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tânia Maria Marinho Sampaio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.