DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e Educação: Textos selecionados. Organização e Introdução Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral; Tradução de Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EDUSP, 2010. 528 p.

Autores

  • Jefferson Ildefonso da Silva Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

Resumo

Wilhelm Dilthey nasceu em 1833, na cidade de Wiesbaden na Alemanha, e faleceu em 1911, na cidade de Berlim. Viveu a segunda metade do século XIX e o início do século XX, momento de grande efervescência de construção do pensamento contemporâneo nas diversas áreas da Política, Economia, Filosofia e das Artes. Era filho de um teólogo da Igreja Reformada e estudou Teologia em Heidelberg e Berlim. Em seguida, orientou-se para a Filosofia, concluindo o doutorado na Universidade de Berlim. Foi professor na Universidade de Basiléia, onde era bem expressiva a presença do positivismo que dominava a Filosofia alemã. Estudou Ótica e Psicofísica para fortalecer a sua fundamentação científica nas ciências da natureza e voltou-se para as pesquisas psicológicas e os estudos históricos e literários, com foco especial para a Pedagogia e a Ética. Após lecionar nas universidades de Kiel e Bratislava, assumiu, em 1882, a cátedra de Lotze (1817-1881) na Universidade de Berlim, onde viveu até 1911

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-18

Como Citar

SILVA, J. I. da. DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e Educação: Textos selecionados. Organização e Introdução Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral; Tradução de Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EDUSP, 2010. 528 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 327–336, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17639. Acesso em: 8 nov. 2024.