Elaboração de uma proposta de projeto de tese. Notas destinadas aos doutorandos de Filosofia da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57239

Palavras-chave:

Pesquisar, doutoramento, exercício filosófico

Resumo

Elaboração uma proposta de projeto de tese. Notas destinadas aos doutorandos de Filosofia da Educação

Resumo: Neste texto procurarei indicar possibilidades de elaboração de uma proposta configurável como Projeto de Tese, de modo a ser submetida a apreciação de um júri académico e, se aprovada, dar início à investigação. Refuta-se a ideia comum de que uma proposta curta não é suficientemente esclarecedora e representativa do Projeto de Tese, referindo o investimento exigido para alcançar uma versão depurada, clara e cientificamente correta. Não se trata, em contrapartida, de apresentar uma fórmula mágica ou de padronizar exemplos, o que anularia o valor pedagógico e epistemológico do texto. Trata-se, sim, de procurar uma forma razoável capaz de estruturar um plano de estudo em Filosofia da Educação. Neste sentido serão considerados todos os campos constitutivos da Proposta de Projeto de Tese, concluindo-se que a sua elaboração, antecipatória da Tese, corresponde já ao exercício filosófico dotado de valor racional.  Seguindo uma linha explicativa-interpretativa, tomam-se para referência textos que contribuem para aproximar o exercício filosófico de uma metodologia académica que sem ignorar a especificidade funciona como regulador comum.

Palavras-chave: Pesquisar; Doutoramento; Exercício filosófico.

Guide for a thesis project proposal. Some notes aimed at PhD students of Philosophy of Education

Abstract: In this text I will try to indicate possibilities of writting a thesis project proposal, in order to be submitted and appreciated by an academic jury. If it passes, the investigation can begin. The common idea that a short proposal is not quite enlightening and representative of the Thesis Project is refuted. It is argued that a short, clear and scientifically correct version is based on an enormous amount of research. There is no magic formula or standard example here. If so, it would nullify the pedagogical and epistemological value of the text. A reasonable way of structuring a study plan in Philosophy of Education is presented here. In this sense, it will be considered topics such as summary, detailed description, objectives, state of art, bibliography and schedule. The conclusion has two points: one, the proposal anticipates the PhD thesis itself; another one, the proposal is a philosophical exercise with a rational value. An explanatory-interpretative line follows as a methodological approach. Although the text does not ignore the specificity of the philosophical exercise, the considerations are common to other areas of knowledge.

Keywords: Research; Phd Course; Philosophical exercise.

Elaboración de una propuesta de proyecto de tesis. Algunas notas para los estudiantes de doctorado en Filosofía de la Educación

Resumen: En este texto intentaré indicar las posibilidades de elaborar una propuesta configurable como Proyecto de Tesis, para ser sometido a la apreciación de un jurado académico y, si se aprueba, comenzar la investigación. La idea común de que una propuesta corta no es lo suficientemente esclarecedora y representativa del Proyecto de Tesis es refutada, refiriéndose a la inversión requerida para lograr una versión purificada, clara y científicamente correcta. Por otro lado, no se trata de presentar una fórmula mágica o estandarizar ejemplos, lo que anularía el valor pedagógico y epistemológico del texto. Se trata de buscar una forma razonable capaz de estructurar un plan de estudios en Filosofía de la Educación. En este sentido, se considerarán todos los campos constitutivos de la Propuesta de Proyecto de Tesis, concluyendo que su preparación, anticipadora de la Tesis, ya corresponde al ejercicio filosófico dotado de valor racional. Siguiendo una línea explicativa-interpretativa, los textos que contribuyen a acercar el ejercicio filosófico a una metodología académica que sin ignorar la especificidad funciona como un regulador común se toman como referencia.

Palabras clave: Investigación; Doctorado; Ejercicio filosófico.

Data de registro: 11/09/2020

Data de aceite: 29/09/2021

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Biografia do Autor

Maria Teresa Santos, Universidade de Évora (UÉ) / Cidehus

Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade de Évora  (UÉ). Professora na Universidade de Évora (UÉ). E-mail: msantos@uevora.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2546-1607.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

SANTOS, M. T. Elaboração de uma proposta de projeto de tese. Notas destinadas aos doutorandos de Filosofia da Educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 423–446, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-57239. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57239. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos