CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: TRAJETÓRIAS, METODOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE ENSINO
Palavras-chave:
Ensino de CiênciasResumo
O presente estudo se propõe a analisar a trajetória do ensino de Ciências no Brasil, situando as principais concepções que se fizeram presentes na área. Para tanto, realiza uma breve retrospectiva histórica sobre a disciplina Ciências identificando as orientações curriculares, as propostas de abordagem do conhecimento e as perspectivas metodológicas que balizam o ensino nessa área. Situa a contribuição dos novos enfoques que se delineiam para o ensino de Ciências, particularmente, a partir da perspectiva CTS (CTSA) e da perspectiva dos Estudos Culturais da Ciência. Aponta para desdobramentos teórico-metodológicos e para a organização dos conteúdos e seu desenvolvimento nos processos de ensino nesse campo disciplinar. A análise evidencia que o ensino de Ciências não se reduz a repetições conceituais, uma vez que os conteúdos curriculares devem ser trabalhados em conexão com valores éticos e conhecimentos culturais que impregnam sentidos na e para a leitura do mundo.
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Data de registro: 02/08/2012
Data de aceite: 17/10/2012
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