A filosofia da educação

buscando o sentido histórico e social da educação

Autores

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Historicidade, Sociabilidade, Práxis

Resumo

O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens.

Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP.

Referências

BRANDÃO, Zaia (org). A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo, Cortez Editora, 1994. (Col. Questões da Nossa Época, vol. 35).

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Edunesp, 1992.

CARVALHO, Edgard de A. A Declaração de Veneza e o desafio transdisciplinar. Revista Margem. (1):91-103. mar. 1992.

GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa, Difel, 1989mc.

GINZBURG, Carlo. Mito, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo, Companhia das Letras, 1989mt.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

IANNI, Octavio. A crise dos paradigmas na Sociologia. Cadernos do IFCH. Campinas, Unicamp, set. 1990.

LOPES, José S. L. História e antropologia. Revista do Departamento de História. Belo Horizonte. UFMG. (11):76-96. s/d.

NUNES, Clarice. História da educação: espaço do desejo. Em Aberto jul./set. 1990.

VATIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa, Edições 70, 1991.

WARDE, Miriam J. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto. set. 1984.

WARDE, Miriam J. Contribuições da História para a educação. Em Aberto. 9(47):3-12. jui./set. 1992.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

SEVERINO, A. J. A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 67–75, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925. Acesso em: 22 jul. 2024.