A filosofia da educação
buscando o sentido histórico e social da educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Historicidade, Sociabilidade, PráxisResumo
O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens.
Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Zaia (org). A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo, Cortez Editora, 1994. (Col. Questões da Nossa Época, vol. 35).
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Edunesp, 1992.
CARVALHO, Edgard de A. A Declaração de Veneza e o desafio transdisciplinar. Revista Margem. (1):91-103. mar. 1992.
GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa, Difel, 1989mc.
GINZBURG, Carlo. Mito, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo, Companhia das Letras, 1989mt.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
IANNI, Octavio. A crise dos paradigmas na Sociologia. Cadernos do IFCH. Campinas, Unicamp, set. 1990.
LOPES, José S. L. História e antropologia. Revista do Departamento de História. Belo Horizonte. UFMG. (11):76-96. s/d.
NUNES, Clarice. História da educação: espaço do desejo. Em Aberto jul./set. 1990.
VATIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa, Edições 70, 1991.
WARDE, Miriam J. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto. set. 1984.
WARDE, Miriam J. Contribuições da História para a educação. Em Aberto. 9(47):3-12. jui./set. 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.