A concepção de filosofia em Adorno

Autores

  • Rafael Cordeiro Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1009

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Dialética Negativa, Epistemologia

Resumo

O artigo tem como intenção explicitar o conceito de filosofia em Adorno e sua crítica à tradição pós Hegel. A partir de dois ensaios do autor, pretende-se demonstrar como Adorno se apropria do pensamento de Hegel na construção da dialética negativa. Ao final, alguns questionamentos são feitos relativos ao quadro epistemológico no qual Adorno organiza seus argumentos.

Palavras-chave: Teoria Crítica; Dialética Negativa; Epistemologia.

Abstract: L’article a l’intention d’expliciter la conception de la philosophie chez Adorno et sa critique à la tradition après Hegel. En utilisant deux essais de l’auteur, on veut démontrer comme Adorno s’approprie de la pensée de Hegel dans la construction de la dialectique négative. À la fin, on propose des questions relatives au cadre épistemologique dans lequel Adorno organize ses arguments.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cordeiro Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ADORNO, Theodor W. Dialectica negativa. Tradução de José María Ripalda. Madrid: Taurus. 1975. p. 11-62

Filosofia y supersticíon. Tradução de Jesús Aguirre e Vitor Sanches de Zavala. Madrid: Taurus/Aliæ1za, 1969. p. 9-25.

BUCK-MORSS, Susan. Origen de Ia Dialectica negativa. Tradução de Nora Rabomikof. Cidade do México: Siglo Vemtiuno, 1981

DUARTE, Rodrigo AP. Da filosofia da música à música da filosofia: uma interpretação do itinerário filosófico de T. W. Adorno. Kriterion. Belo Horizonte, v. XXXIII, nO 85, p. 9-30, Jan/jul 1992.

FREITAG, Barbara. Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Downloads

Publicado

2008-10-30

Como Citar

SILVA, R. C. A concepção de filosofia em Adorno. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 157–172, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1009. Acesso em: 22 nov. 2024.