A função docente e a produção do conhecimento

Autores

  • Demerval Saviani

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-889

Palavras-chave:

educação, função do docente, produção de conhecimento

Resumo

Resumo: Pensando no tema "A função docente e a Produção do Conhecimento", que me foi atribuído pela organização do II Seminário Regional sobre a Formação do Educador, fiquei me perguntando como é que poderia ser enfocado o referido tema.

Certamente, não se trata da produção do conhecimento pelo professor, embora uma das funções do professor possa ser a produção do conhecimento. Isso de certo modo é algo que se põe para os professores universitários. Com efeito, a partir da ideia de que o ensino superior é indissociável da pesquisa, considera-se que o professor em nível superior deve ser também um pesquisador. Portanto, cabe a ele também produzir conhecimentos.

Mas me parece que quando se une nesse tema, de um lado, a função do docente e, de outro, a produção do conhecimento, parece que se quer estabelecer uma relação mais íntima, porque no caso do professor pesquisador de nível superior, na universidade, se trata de duas funções: a função de professor, aquele que trabalha com os alunos determinados conhecimentos; e a função do pesquisador, aquele que investiga, que produz novos conhecimentos. [...]

Palavras-chave: educação; função do docente; produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demerval Saviani

Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”.

Downloads

Publicado

2008-10-03

Como Citar

SAVIANI, D. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 127–140, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-889. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889. Acesso em: 24 fev. 2024.