Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-64964

Palavras-chave:

Liberdade, Contrainternalização, Marx, Trabalho, Dialética, Dominação, Emancipação

Resumo

Resumo: O presente trabalho expõe algumas investigações acerca da mercantilização da educação brasileira e a perda (ao nosso ver) do caráter emancipatório que a educação deve possuir. A proposta atual de captura da educação pelo capital ocasiona o distanciamento das esferas públicas, quando não a sua condescendência, na deterioração de uma proposta formativa contrária aos projetos de conformação, passividade e de hedonismo que orientam a educação especialmente escolar no mundo atual. Para acompanhar essa crítica, nos valemos da economia conceitual aberta por István Mészáros, uma das inúmeras vozes que, na atualidade, construíram críticas contundentes para uma revalorização dos processos formativos, mais humanos e empáticos aos outros. Os mecanismos de contrainternalização na lógica formativa deve produzir uma educação efetivamente aberta às diferenças humanas, que reposicionem os valores cidadãos para que dialoguem, decisivamente, a fim de uma emancipação das inteligências e instauração de equidades ou igualdades, acenando para a cunhagem de sujeitos livres e que se entendam como atores ético-políticos. Assim, essa proposta de pesquisa intenta argumentar junto à recortes de realidades que nos interpelam a uma decisiva análise e crítica frontal quanto a necessidade de se reposicionar a formação humana no século XXI.

Palavras-chave: Emancipação; Liberdade; Contrainternalização

Education as a real practice of freedom from István Mészáros

Abstract: The present work exposes some investigations about the commodification of Brazilian education and the loss (in our view) of the emancipatory character that education must have. The current proposal to capture education by capital causes the distancing of the public spheres, if not their condescension, in the deterioration of a formative proposal contrary to the projects of conformation, passivity and hedonism that guide education, especially school in the current world. To accompany this criticism, we make use of the conceptual economy opened by István Mészáros, one of the many voices that, today, have built strong criticisms for a revaluation of formative processes, more humane and empathetic to others. The mechanisms of counter-internalization in the formative logic must produce an education that is effectively open to human differences, which reposition citizens' values ​​so that they dialogue decisively, in order to emancipate the intelligences and establish equities or equality, waving to the coinage of free and independent subjects. understand themselves as ethical-political actors. Thus, this research proposal intends to argue with the cuts of realities that challenge us to a decisive analysis and frontal criticism regarding the need to reposition human formation in the 21st century.

Keywords: Emancipation; Freedom; Counterinternalization

L'éducation comme véritable pratique de la liberté de István Mészáros

Résumé: Le présent travail expose quelques investigations sur la marchandisation de l'éducation brésilienne et la perte (selon nous) du caractère émancipateur que l'éducation doit avoir. La proposition actuelle de capter l'éducation par le capital provoque l'éloignement des sphères publiques, sinon leur condescendance, dans la détérioration d'une proposition formative contraire aux projets de conformation, de passivité et d'hédonisme qui guident l'éducation, notamment scolaire dans le monde actuel. Pour accompagner cette critique, nous nous appuyons sur l'économie conceptuelle ouverte par István Mészáros, l'une des nombreuses voix qui, aujourd'hui, ont construit des critiques fortes pour une revalorisation des processus formatifs, plus humains et empathiques envers les autres. Les mécanismes de contre-intériorisation dans la logique formative doivent produire une éducation effectivement ouverte aux différences humaines, qui repositionne les valeurs des citoyens pour qu'ils dialoguent de manière décisive, afin d'émanciper les intelligences et d'établir des équités ou des égalités, saluant les monnaie de sujets libres et indépendants se comprennent comme des acteurs éthico-politiques. Ainsi, cette proposition de recherche entend argumenter avec les coupures des réalités qui nous interpellent à une analyse décisive et une critique frontale quant à la nécessité de repositionner la formation humaine au 21e siècle.

Mots-clés: Émancipation; Liberté; Contre-intériorisation

Data de registro: 03/03/2022

Data de aceite: 17/05/2022

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Assis Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: leandroas30@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8433212199537087. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4901-9880.

Referências

ANTUNES, Caio. A educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação. Campinas: Autores Associados, 2012.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rev. téc. Adriano Correia. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. “A crise da Educação”. In. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016.

BANNELL, Ralph Ings; PRATA, Rita Vilanova; FENERICH, Claudia. et al (org.). Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

BANNELL, Ralph Ings. et al. (org.). Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional. São Paulo: Cortez, 2017.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana– Ministério da Educação, Brasília. 2004.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

CARVALHO, Alexandre Filordi. “Formação para a traição: questões contemporâneas”. In.: BANNELL, Ralph Ings et al (org.). Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CONSTANTINO, Renato. Neocolonial identity and counter-consciousness: essays on cultural decolonization. Routledge, e-book.

DALBOSCO, Claudio; PAGNI, Pedro A.; GALLO, Silvio (org.). Filosofia da Educação como práxis humana. Homenagem a Antônio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez, 2016.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GHIRALDELLI, Paulo. O que é Filosofia da Educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. Denilson Luís Werle. São Paulo: Unesp, 2018.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2009.

JINKINGS, Ivana; NOBILE, Rodrigo (org.). Mészáros e os desafios do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

KYMLICKA, Will. La política vernácula: nacionalismo, multiculturalismo e ciudadanía. Barcelona: Paidós, 2003.

KOHAN, Walter Omar (org.). Políticas do Ensino de Filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LEAL, Cátia Regina Assis Almeida; SILVA, Sinara Rosa Carvalho; GARSKE, Lindalva Maria Novaes. Formação humana em István Mészáros. Campinas: Autores Associados, 2020.

LEHER, Roberto. “Desafios para uma educação além do capital”. In: JINKINGS, Ivana; NOBILE, Rodrigo (org.). Mészáros e os desafios do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

LIBÂNEO, José C. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MARIÁTEGUI, José Carlos. Retratos subversivos. Trad. Luiz Bernardo Pericás. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARTÍN ALCOFF, Linda. “Uma epistemologia para a próxima revolução”. Sociedade e Estado, vol. 31, n. 1, jan.-abr. 2016, pp. 129-143. Universidade de Brasília. Brasília, Brasil. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100007

MARX, Karl. A ideologia alemã. Trad. Luciano Carvini Martoraro. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. Crítica ao programa de Gotha. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Trad. Francisco Cornejo... [et al.]. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008 (Mundo do Trabalho).

MÉSZÁROS, István. A obra de Sartre: busca de liberdade e desafio da história. Trad. Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado. Trad. Maria Isabel Lagoa. São Paulo: Boitempo, 2015.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2016 (Mundo do Trabalho).

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. Trad. Luciana Pudenzi, Francisco Raul Cornejo, Paulo Cezar Castanheiras. São Paulo: Boitempo, 2009.

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência II: a dialética da estrutura e da história. Trad. Rogério Bettoni. Revisão técnica de Caio Antunes. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social. Trad. Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. O conceito de dialética em Lúkacs. Trad. Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo histórico: o socialismo no século XXI. Trad. Ana Cotrim e Vera Cotrim. São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2014.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cesar Castanheiras e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2006.

NUSSBAUM, Martha C. Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

OLIVIER, Alain Patrick. “A demanda de reconhecimento em Educação”. BANNELL, Ralph Ings et al (org.). Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

PUCCI, Bruno. “Formação e qualificação profissional: desafios urgentes para a Filosofia da Educação”. In.: BANNELL, Ralph Ings et al (org.). Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Trad. Lílian do Valle. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SADER, Emir. Prefácio. In.: MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008 (Mundo do Trabalho).

SGUISSARDI, Valdemar. Estudo diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil – 2002-2012. Brasília. Edital n. 051/2014 SESU; Projeto de Organismo Internacional – OEI; Projeto OEI/BRA/10/002, 2014. https://doi.org/10.17974/liv-dom-1ed-2015

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação e Sociedade, v. 36, n. 133, out.-dez. 2015, p. 867-889. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155688

STAUFFER, Anakeila B.; RODRIGUES, Rubens Luiz. In.: BANNELL, Ralph Ings et al. (org.). Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação. Ijuí: Unijuí, 2005.

VALLE, Lílian do. “A educação impossível”. Educação. Revista do Centro de Educação, v. 34, n. 3, set.-dez. 2009, pp. 473-486. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

VALLE, Lílian do. (Org). O mesmo e o outro da cidadania. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

SANTOS, L. A. Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 76, p. 377–404, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-64964. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64964. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos