Relações de trabalho na escola pública:

práticas sociais em educação em Minas Gerais (1983 - 1994)

Autores

  • Marcelo Soares Pereira da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação, Relações de trabalho, Escola pública, Minas Gerais

Resumo

O presente estudo tem como objeto de investigação questões referentes à gestão da escola pública em Minas Gerais, mais especificamente aspectos relacionados com a organização dos processos de trabalho na escola. Seu objetivo é apreender e compreender como se configuram as relações de trabalho no interior da escola e os princípios e diretrizes que engendram e determinam tais relações, tanto na perspectiva das políticas educacionais implementadas pelo governo estadual, quanto na perspectiva do movimento sindical docente e dos sujeitos da educação que constroem a escola no cotidiano de sua atuação como trabalhadores da educação. Nesse sentido é que o estudo se propõe a captar as dimensões e significados da dinâmica das práticas sociais em educação, no período de 1983 a 1994. [...]

Palavras-chave: Educação; Relações de trabalho; Escola pública; Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor no Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2015-10-06

Como Citar

DA SILVA, M. S. P. Relações de trabalho na escola pública: : práticas sociais em educação em Minas Gerais (1983 - 1994). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 301–302, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/817. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e de dissertações