A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p231a250Palavras-chave:
Educação escolar, ciência moderna, crise de paradigmasResumo
Este tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma "nova escola".
Referências
ARAÚJO, Maristela Midlej Silva. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 515-529, set./dez. 2007.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
______. Tempos Líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Fiker. Brasília: Editora Brasiliense, 1981.
DELEUZE, Guiles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: 34, 1995.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade. História, teoria e pesquisa - Campinas: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas, Papirus, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GUIDO, Humberto. Filosofia da Educação: entre o anti-moderno e o ultramoderno. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo (Org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Pereira; Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987.
LÉVY , Pierre. A inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouane. 5. ed. São Paulo: Edição Loyola, 2007.
MORIN, Edgar. O Método. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2001.
______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho, (Org.). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v, 12, n. 34, p. 7-16, jan./abr. 2007.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.
SANTOS, B. de. S. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: _______. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. v. 1, 3. ed. São Paulo. Cortez, 2001. p. 55-117.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, Ano 9, n. 14, p. 34-45, jul./dez. 2006.
SILVA, Rafael Cordeiro. A teoria kuhniana da ciência: um discurso de homenagem. Revista Educação & Filosofia. Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 255-272, jul./dez. 1998.
Data de registro: 13/08/2010
Data de aceite: 15/12/2010
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.