A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria

impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557

Palavras-chave:

Filosofia, Identidade, Desafios curriculares

Resumo

Este artigo procura analisar um impasse identitário e curricular da filosofia, enquanto disciplina acadêmica. Nesse sentido, para compreender tal impasse, busca entender, na sua origem, o surgir da especificidade desta área do saber. Em seguida, critica e problematiza o afastamento que a filosofia operou em relação ao cotidiano cidadão relacionando-o com os dilemas do ensino da filosofia, atualmente.

Palavras chave: Filosofia; Identidade; Desafios curriculares.

 

Resumo: This article intends, according to its title, to propose a revision of references for the debate about the identity of Philosophy as area of knowledge and discipline of teaching. In this way, it looks for Philosophy's specific question in its origin. Then, criticize the separation between this thinking and the challenges of social life. This critique connects both curriculum and identity impasses in this discipline teaching.

Keywords: philosophy; Identity; Curriculum challenges

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação e Professor de Filosofia da Educação e Educação Brasileira do Curso de Pedagogia da UFG-CAC.

Referências

ABELARDO, Pedro. A história das minhas calamidades. São Paulo: Abril cultural, 1973.

ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca de uma identidade. Dissertação de mestrado em educação, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 1996.

CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto 11: os Domínios do Homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.-

________. As encruzilhadas do labirinto III. O mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

JAPIASSU, Hilton. um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje. São Paulo: Letras& Letras, 1997.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LARA, Tiago Adão. A filosofia nas suas origens gregas. Petrópolis: Vozes, 1989a.

_________. Saber e Poder, na experiência grega de democracia. Educação e filosofia, Uberlândia, jul/dez. 1989b, v. 4, n.7, p.115-127.

MARX, K. ENGELS, F. A ideologiaA1emã. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 1991.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

MORAES, João Francisco R. Discurso humano e discurso filosófico na educação. Filosofia, educação e sociedade: ensaios filosóficos. Campinas: Papirus, 1989

PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

SAVIANI. D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 1994.

SILVA, Sérgio Pereira da. Filosofia no Ensino Médio: a questão do conteúdo, Dissertação de mestrado em educação, Universidade Federal de Uberlândia, 1994.

_________. Sete questões curriculares propostas ao ensino de filosofia: primeiras reflexões. Revista Interação. Goiânia, jan./dez.1999, v.23 n.1-2, p.21-36.

_________. A disciplina Filosofia da Educação no curso de Pedagogia: referências para o debate identitário. Tese de Doutorado em educação, PUC-SP, São Paulo, 2000.

_________. Impasse epistemológico e curricular no cotidiano das práticas de ensino e na formação de professores do sudeste goiano. Revista Poiésis, 2(2) 47-65, Jan./ Dez. 2004

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Teoria Educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes, 1981.

_________. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. 7.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

DA SILVA, S. P. A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 38, p. 69–95, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557. Acesso em: 22 jul. 2024.