REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O SER E FAZER-SE PROFESSORA NO PIAUÍ NO SÉCULO XX: HISTÓRIA DE VIDA DE NEVINHA SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2018-10Palavras-chave:
História. Memória. Profissão docente.Resumo
* Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, no Campus Helvídio Nunes de Barros.
** Doutor em Educação e Professor de História e Historiografia da Educação, no curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
Reflexões teórico-metológicas sobre o ser e fazer-se professora no piauí no século xx: a história de vida de Nevinha Santos
Resumo: Neste artigo, empreendo um diálogo com autores, procurando mostrar as reflexões teórico-metodológicas abordadas na minha tese de doutorado, intitulada, Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos, realizada no programa de pós-gradução em Educação, no curso de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Considero as teorias como instrumento de análise da história de vida da professora Nevinha Santos, seu fazer-se professora, suas experiências e das demais de sua época. Dessa maneira, mostro os autores, os principais conceitos, por que foram escolhidos e como os percebo. Inicialmente, faço uma revisita nos estudos históricos, concentrando atenção na história nova, referencial teórico de análise escolhido; em seguida, examino as percepções sobre história de vida, história oral, memória e experiência.
Palavras-chave: História. Memória. Profissão docente.
Abstract: In this article, I create a dialogue with authors, trying to show the theoretical and methodological considerations contained in my doctoral thesis, entitled, be and making yourself a teacher in Piauí in the twentieth century: the life story of Nevinha Santos produced for the Post-graduate Program in Education, Doctorate in Education course, University of Uberlândia. I belive theories are analysis tools for the Nevinha Santos, teachers history of becoming a teacher, her experiences and the of others at the same his time. Thus, I show the authors, the main concepts that were chosen and how I realize it. Initially, I look for a historical studies focusing attention on the new history, on the theoretical analysis chosen, then I examine the perceptions about the life history, oral history, memory and experience.
Keywords: History. Memory. Teaching profession.
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Data de Registro: 14/12/09
Data de Aceite: 09/03/10
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