Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p99-130Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Antonio Gramsci. Preconceito. Filosofia e educação.Resumo
*Professor Assistente Doutor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp
Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a questão do preconceito em relação à Filosofia, como um dos desafios enfrentados pelos professores dessa disciplina. Partindo de expressões cotidianas desse preconceito, procura-se investigar suas origens históricas na Grécia Antiga e demonstrar sua vinculação com o advento da sociedade de classes. Concluindo, busca-se fundamentar a crítica às noções estereotipadas da filosofia a partir de algumas posições e categorias de Antonio Gramsci.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Antonio Gramsci. Preconceito. Filosofia e educação.
Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano
Abstract: This article discusses prejudice against Philosophy and the challenge it constitutes for Philosophy teachers. Based on commonly voiced expressions of such prejudice, an investigation is made of its origins in Ancient Greece and its links to the advent of the class-structured society. In conclusion, arguments making use of positions and categories postulated by Antonio Gramsci are used to found a critique of stereotyped perceptions of Philosophy.
Keywords: Philosophy teaching. Antonio Gramsci. Prejudice. Philosophy and education.
Data de registro: 14/01/2013
Data de aceite:27/02/2013
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