Trabalho docente e gestão escolar
formação, deformação e transformação do educador
Palavras-chave:
Formação do educador, Relações de trabalho, Proletarização dos profissionais, Estudos marxianosResumo
Este estudo objetiva refletir sobre a formação do educador e sua atuação, assim como sobre as possibilidades de se constituir uma gestão que negue as relações despóticas, hierarquizadoras da organização do trabalho escolar. Para tanto, recorremos aos estudos marxianos para depreender a historicidade e contraditoriedade das relações de trabalho, evidenciando que mesmo sob as relações alienadoras de trabalho é possível produzir mecanismos que contribuam para sua superação. Nesse quadro, discutimos o processo de proletarização dos profissionais da educação como também suas manifestações de resistência à lógica do capital.
Ao buscarmos a compreensão desse caráter contraditório intrínseco às relações de trabalho analisamos a historicidade da relação Homem-Natureza-Trabalho - relação esta que determina a identidade do Homem enquanto sujeito histórico - e os mecanismos criados pela sociedade capitalista para mediar a relação capital-trabalho. Para tanto, estudamos algumas teorias do gerenciamento que se consolidam na fase pós-Revolução Industrial, as novas perspectivas que se efetivam no contexto neoliberal e suas influências no campo educacional.
No segundo momento evidenciamos as formas de mediação para a transformação das relações de trabalho encontradas pelos trabalhadores enfocando prioritariamente o movimento dos educadores da década de 80. Tal movimento provocou mudanças inequívocas revolucionárias no âmbito educacional, congregou educadores, promoveu restruturações sobre a formação do educador e apontou novas perspectivas de gestão escolar. Nesta direção, buscamos analisar as repercussões desse movimento de educadores no processo de festão escolar e das novas alternativas para a formação do profissional da educação, ainda que sob as determinações do capital.
Palavras-chave: Formação do educador; Relações de trabalho; Proletarização dos profissionais; Estudos marxianos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Vieira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.