Participação e sucesso escolar

construções cotidianas

Autores

  • Lázara Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776

Palavras-chave:

Educação, Sucesso escolar das comunidade, Participação política, Conceito de Sucesso escolar

Resumo

Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar.

Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar.

 

Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lázara Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Principios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. MOLI, Jaqueline (orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas-SP., Papirus, 1997.

ACHILLI, Elena Libia. Practica docente y diversidad sociocultural. Rosário, Homo Sapiens, 1996.

ALGARTE, Roberto Aparecido. Escola e desenvolvimento humano: Da cooptação politica à consciência critica. Brasília, Editora Livre, 1994.

ANASTACIOU, Lea das Graças Camargos. "A Escola e a comunidade: um estudo do meio". Revista Amae Educando. n. 173, agosto, Belo Horizonte, 1985. Pp. 02-06.

AQUINO, Júlio Groppa (org.) Erro e fracasso na escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1997

ARAÚJO, José Carlos de Souza, In: REGIS, Morais. Sala de aula: que espaço é esse? Campinas - SP Papirus, 1986

ARROYO, Miguel G Fracasso-sucesso O peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica In: ABRAMOWICZ, Anete e MOLI Jaqueline (orgs.) Para além do fracasso escolar Campinas - SP Papirus. 1997. Pp. 11-46.

BORDENAVE, Juan E.Diaz. O que é participação. São Paulo, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1995.

BORDIGNON, Genuíno. "Democratização e descentralização da educação políticas e práticas". Revista Brasileira de Administração da Educação. v.9, n.1, Jan/jun. Brasilia, ANPAE, 1993.

BRASIL Constituição da República Federativa do Brasilia, Gráfica do Senado, 1988.

BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. N. 9394/96.

BRASIL Ministério da Educação e do Desporto. Plano decenal de educação para todos 1993-2003, Brasilia, MEC 1993.

CASTRO, Elza Vidal de. e MATOS, Maria do Carmo de. Reflexões sobre a prática pedagógica. Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação, 1997.

CATTANI, Aurora. "Integrando a escola na comunidade local". Revista do Professor n.º 27. julho/setembro. Porto Alegre, 1991. Pp. 34-35

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1995.

CRUZ, Carlos Henrique Cartilho. "A qualidade como processo". Revista AEC. Ano 23, n.92 jul/set. Brasilia, 1994.

DALLARI, Dalmo de Abreu O que é participação política. São Paulo. Abril Cultural/ Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, 1984

DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo, Cortez, 1996

ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola Educação e trabalho no capitalismo.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo, Editora E. P. U., 1986.

MIRANDA, Arlete Aparecida de. et. alli. Guia de estudos: Reflexões sobre a prática pedagógica. Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais. 1997.

NEVES, Gleise Heisler. "Municipalização do ensino fundamental e cidadania". Revista Tecnologia Educacional. v. 22, janeiro/fevereiro/março/abril, 1994. Pp. 116-117

PARO, Vitor Henrique. "Gestão da escola pública: a participação da comunidade". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 73, n.° 174. maio/agosto, Brasilia, 1992. Pp. 255-290. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.73i174.1092

PERRENOUD, Philippe. Oficio de aluno e sentido do trabalho escolar. Paris, Editora Porto, 1994.

PINA, Margarita Bartolome. Escuela-comunidade: hacia una interacción dinamica. Madrid, Editora Narcea, 1992.

SCHWARTMAN, Simon. "Funções e metodologias de avaliação do ensino superior" CRUB - Estudos e Debates, n. 14 Brasília, 1988

SILVA, Jefferson Ildefonso da Formação do educador e educação política. São Paulo Cortez. Coleção polêmicas do nosso tempo, 1994.

VILLAS BOAS, Benigna M. de F. A organização do trabalho pedagógico, UNICAMP, 1993 (Capitulo da Tese de doutoramento). https://doi.org/10.18222/eae00819932344

Downloads

Publicado

2008-09-04

Como Citar

DA SILVA, L. C. Participação e sucesso escolar: construções cotidianas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 215–235, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776. Acesso em: 23 nov. 2024.