M-N

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (M-N)  - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)

MACED, Dion Davi

  • O arco e a lira - o inaudito na Erótica de Safo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 91 a 112).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1006

MACEDO, Aldenora Conceição de

  • Solidariedade intelectual: Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64209

MACEDO, Leosino Bizinoto

  • Liberdade e responsabilidade objetiva e subjetiva (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 125 a 150).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1920

  • Racionalização e diferenciação (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 155 a 170).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1922

  • O mito da caverna: segundo a ordem das razões e da sensibilidade (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 29 a 48).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1988

  • A segurança em Descartes (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 41 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071

  • Liberdade e responsabilidade objetiva e subjetiva (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 125 a 150).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1920

  • “Ninguém filosofa entre os Deuses” (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 43 a 56).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1152

  • Implicações estéticas do pensamento cartesiano (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 119 a 124).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1075

MACHADO, Diandra Dal Sent

  • Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 27).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59480

MACHADO, Glaé Corrêa

  • As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 241 a 267).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460

MACHADO, Liliane Campos

  • CICILINI, Graça A.; BARAÚNA, Silvana Malusa (Org.). Formação docente: saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: Edufu, 2006 (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 481 a 486).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7977

MACHADO, Lucas Nascimento

MACHADO, Maria Clara Tomaz

  • A história de Uberlândia por um outro viés - a sociedade do trabalho (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 25 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2069

MACHADO, Maria Cristina Gomes

  • Um precursor do manifesto dos pioneiros da educação nova: as contribuições de Carneiro Leão (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 353 a 365).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/598

MACIEL, Carlos César Macêdo

  • A formação política do professor: um olhar sobre a história (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53523

MACIEL, Francisca Izabel Pereira

  • O caminho suave no cotidiano das professoras alfabetizadoras (v.26 n. Especial 2012 p. 305 a 328).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17955

MADUREIRA, Elizabeth

  • A historiografia "clássica" da educação de Mato Grosso e avanços contemporâneos implementados pelo grupo de pesquisa em história do IE/UFMT (v. 18 n. Especial 2004 p. 41 a 66).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11221

MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano

  • Formar um homem para o meio rural em benefício do desenvolvimento nacional: ruralismo pedagógico na escola normal rural de Juazeiro do Norte (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 99 a 118).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2190

MAGALHÃES, Justino Pereira de

  • O elemento civilizatório e a educação nas relações históricas Portugal-Brasil/Brasil-Portugal (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 35 a 50).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/606

  • Apresentação (Orgs.) Dossiê: A história do ensino primário em Portugal. Variações temático curriculares ou convergências do olhar? (v.27 n. Especial 2013 p. 15 a 20).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23145

  • O rural e a escolarização em Portugal. (v.27 n. Especial 2013 p. 63 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688

MAIA FILHO, Osterne Nonato

MAIA, Tatiana Vargas

  • The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 375 a 401)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50382

MAIMONI, Eulália H.      

  • Relato verbal e julgamento da professora sobre o rendimento do aluno: relação com os comportamentos observados em sala de aula (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 53 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1004

MAINARDES, Jefferson  

  • A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal: uma análise de documentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (v.28 n. Especial 2014 p. 155 a 179).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24608

MALARD, Letícia             

  • Ficção e história na narrativa contemporânea (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 105 a 114).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/970

MALUSÁ, Silvana            

  • Saberes contemporâneos e docência universitária (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 253 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577

  • A socialização profissional de professores na educação superior (v.26 n. Especial 2012 p. 259 a 288).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676

MANIERI, Dagmar

  • HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 323 a 328).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2199

MANO, Marcel             

  • Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363

MANOEL, Ivan Aparecido

  • O movimento histórico: produto da (des) razão (um ensaio sobre a filosofia católica da história) 1800 – 1960 (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 63 a 92).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/627

MANTOVANI, Harley Juliano

  • Arqueologia da criação em Merleau-Ponty: plástica da des-figuração (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 61 a 88).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/464

  • Música e civilização em Adorno: a assimetria da música e a mortificação da audição (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 631 a 658).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17731

MANZI FILHO, Ronaldo

  • A metafísica da presença dissimulada na fenomenologia husserliana e a máquina de escrever freudiana – revisitando Derrida. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 381 a 408).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24040

MARANGON, Márcio Luís

  • A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463

MARCELLINO, Nelson Carvalho

  • GUIMARÃES, Áurea Maria. Vigilância, punição e depredação escolar. Campinas, Papirus, 1985, 183 p. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 126 a 127).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2004

  • OLIVEIRA, Paulo de Salles. Brinquedo e indústria cultural. Petrópolis, Vozes, 1986, 96 p. (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 129 a 130).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2082

MARCOLINI, Cristina Guimarães

  • O dentista educador e sua competência para avaliar (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 11 a 22).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1022

MARIN, Lucas Josias

  • Universidade Contemporânea Pressões da Modernidade Líquida (v.36 n.77 maio./ago. 2022).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59936

MAROCCO, Angelo

  • Logos, carità intellettuale e testimonianza nella ricerca e didattica scientifica (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 185 a 197).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1974

MARQUES, Alexsandro da Silva

  • A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 253 a 270).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50899

MARQUES, Davina

MARQUES, Eliana Sousa Alencar

  • Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 765 a 792)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37463

MARQUES, Jordino F.     

  • Éthos e ética em Heidegger (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 59 a 66).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1866

MARQUES, Luciana Pacheco

  • Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidade de (des)encaixes do tempo (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 771 a 796).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23800

MARQUES, Lúcio Álvaro

  • Corpus Paraensis (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63280

MARQUES, Mara Rúbia Alves

  • O professor pedagogo e licenciado nos projetos de educação à distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – 2000/2003 (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 331 a 352).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/597

MARQUES, Tânia Mendonça

  • Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863

MARQUEZ, Damáris Naim

  • Aspectos (Lingüístico) - Cognitivos do processo de interpretação textual (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 214).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1086

MARQUEZ-FERNANDEZ, Alvaro

  • La epistemología como disciplina científica para el desarrollo de la investigación en los estudios de postgrado (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 89 a 102).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/767

MARSICO, Rosanna        

  • GIACOMO, G. di. Estetica e Letteratura, il grande romanzo tra Otto e Novecento. Bari: Laterza, 1999. 258 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 293 a 296).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/728

  • Vv., Senso e storia dell' estetica, a cura di Pietro Montani, Parma, Pratiche Editrice, 1999, V ristampa, pp, 885. (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 195 a 198).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/705

MARSON, Fernando        

  • Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932

MARTINAZZO, Celso José

MARTINS, Carlos José

MARTINS, Custódia Alexandra Almeida

  • Rousseau e o seu discurso: variações entre o eu e as justificações. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 71 a 80).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17599

MARTINS, Ernesto Candeias

  • A filosofia da educação na actualidade (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 155 a 178).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122

  • O conceito de emancipação como uma nova meta educativa na formação humana (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 39 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1070

  • Os humanismos e a sua re-ligação ao homem (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 93 a 114).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/927

  • Epistemologia das possibilidades educativas: reconstruir o conhecimento pedagógico (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 89 a 120).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/255

  • Perspectiva epistemológica da realidade: “independência coexistência” nas formas de conhecimento. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 263 a 288).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6257

MARTINS, Leandro José de Souza

  • Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64064

MARTINS, Liziane

  • Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24953

MARTINS, Maria do Carmo Fernandes

  • A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil (v.12 n.24 jun./dez. 1998 p. 11 a 47).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844

MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira

  • Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750

  • Política de identificação de estudantes em situação de deficiência em uma universidade pública brasileira (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 65 a 96).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61976

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira

MARTIRANO, Maurizio

  • Alcune considerazioni sul tema del’Oriente nella storiografiadi Carlo Cattaneo (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 37 a 60).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/473

MASCIA, Márcia Aparecia Amador

  • Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 279 a 306)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51259

MATA, Vilson Aparecido da

  • LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas: Editora Alínea, 2011. 265 p. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 383 a 392).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17411

MATOS JÚNIOR, Fábio Amorim de

  • A limitação do élenchos e sua implicação na defesa de Sócrates conforme a Apologia de Platão (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 119 a 153).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/466

MATOS, José Cláudio Moreli

  • Concepções evolucionistas da cultura e a questão da educação (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 33 a 61).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/910

  • A interpretação de textos e a formação da pessoa reflexiva – sobre a concepção deweyana da leitura. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 579 a 596).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13781

MATOS, Junot Cornélio

  • Desvelando a máscara da religião: uma reflexão desde a filosofia de Nietzsche (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 233 a 242)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32386

MATSUI, Sussumo

  • O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30949

MATTHIESEN, Sara Quenzer       

  • Das críticas de Herbert Marcuse a Wilhelm Reich (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 57 a 76).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/765

MAZZOTTA, Giuseppe

  • RATTO, Franco. Materiali per un confronto: Hobbes – Vico. Studi sul Linguaggio, sulla Comunicazione e sull’Apprendimento. Collana direta da Roberto Fedi e Marcel Danesi. Guerra Edizioni, Perugia, 2000. Pp. 181. ­____. Hobbes, tra scieza della política e teoria dele passioni. Legas, Brooklyn, N.Y., Ottawa, Ontario, y Toronto, Ontario, 2000. p. 160. (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 199 a 204).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/706

MEDEIROS, Djalma

  • O memorável erro de Descartes segundo Leibniz: a questão da força viva. (v.25 n. Especial 2011 p. 267 a 291).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30018

MEDEIROS, Fernanda de

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795

MEDEIROS, Marilu Fontoura de

  • Eixos emergentes na proposta habermasiana e a possibilidade da ação pedagógica crítica e reflexiva (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 49 a 66).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1052

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795  

MEDICA, Celestino

  • CAPORALINI, José Beluci. Reflexões sobre O Essencial de Santo Agostinho. Maringá: Clichetec Gráfica Editora, 2007. 132 p (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 183 a 187).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/916

MEDICI, Rita

  • Coercizione e formazione. Il rapporto tra progetto educativo eteoria politica nel pensiero di Gramsci. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 39 a 57).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24961

MEGALE, Claudia

  • The new ratio studiorum: Vico contra Arnauld (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 841 a 856).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22961

  • Strategie interpretative e didattiche intorno alla Vita del Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 41 a 75).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24830

MEIRA, José Normando Gonçalves

  • ENKVIST, Inger. Educação: Guia para perplexos. Campinas-SP: Kirion, 2019. 142 p. (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 521 a 530).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57621

MELÉNDEZ, Luis Arturo Ávila

  • Universidades locales: Ejemplos de marcos de interacción para el establecimiento contencioso de convenciones culturales (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 139 a 170).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/630

MELO, Geovana Ferreira

MELO, José Joaquim Pereira

  • A educação senequiana (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 61 a 87).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/254

  • Santo Agostinho e a educação como um fenômeno divino (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 409 a 434).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7975

MELO, Nelio Vieira

  • Da desconstrução do logos à via curta do saber outramente (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 703 a 724).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26489

MELO, Vinícius Dias de

  • Sobre a continuidade metodológica em Michel Foucault: da fundamentação de uma teoria do enunciado para o cuidado de si (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 30).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59471

MENDES, Elise Barbosa

  • Algumas implicações pedagógicas da epistemologia de Piaget (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 2010 p. 293 a 294).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/956

MENDES, Geovana Mendonça Lunardi

  • Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1409 a 1444)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54751

MENDES, Olenir Maria

  • A formação de professores no contexto educacional brasileiro (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 75 a 92).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682

  • Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709

  • O direito de aprender e a produção da qualidade na escola pública a partir da avaliação. (v.28 n. Especial 2014 p. 245 a 262).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24612

MENDEZ, Evaristo           

  • La epistemología como disciplina científica para el desarrollo de la investigación en los estudios de postgrado (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 89 a 102).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/767

MENDONÇA, Samuel

  • A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educação. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 25 a 46).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596

MENEGHETTI, Rosa Gitana Krob

  • A proposta educacional metodista no Brasil (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 205 a 226).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/853

MENEZES NETO, Antonio Júlio de

  • Participação e educação: o caso das políticas sociais em Minas Gerais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 155 a 168).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/930

MENEZES, Edmilson       

  • Kant e a idéia de educação das luzes. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 113 a 126).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/737

MERCAU, Horacio Héctor

  • Educação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 219 a 241)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47803

MERÇON, Juliana

  • História e liberdade: a esperança de Freire e de Spinoza (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 551 a 563).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378

MESQUITA, Ilka Miglio de

  • FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papiros, 1996. 248 p. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 287 a 292).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/813

MEYER, Gil        

  • BANKS-LEITE, Lucci (org) Percursos Piagetianos. São Paulo, Cortez, 1997 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 273 a 276).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809

MIGLIORI, Maurizio

  • Come scrive platone. Esempi di una scrittura a carattere “protrettico”. (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 41 a 80).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/242

MILITÃO, Maria Socorro Ramos

  • Apresentação Dossiê: Filosofia da Educação: Atualidade de Marx e Gramsci (Orgs) (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 23 a 25).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27788

  • Apresentação Dossiê: Filosofia Política: atualidade de Marx e Gramsci (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 531 a 533).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27806

  • Formação política e movimentos sociais: uma perspectiva gramsciana. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 617 a 641).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25039

MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo

  • Estudo descritivo da interação verbal professora-aluno em uma classe de alfabetização em diferentes momentos do ano letivo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 209 a 210).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/982

  • A socialização profissional de professores na educação superior (v.26 n. Especial 2012 p. 259 a 288).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676

MIRANDA, Luiz Francisco A.

  • Voltaire e o século de Luiz XIV: a vitória das luzes (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 457 a 480).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2154

MIRANDA, Maria Irene

  • A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 239 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576

  • Epistemologia genética, alfabetização e letramento (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 141 a 158).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1972

  • Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2147

MIRANDA, Tereza Yoshico Tanizaki de

  • Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863

MIRANDA, Theresinha Guimarães

  • Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal uma reflexão sobre a sua inclusão (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 269 a 310).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469

MÖLLMANN, Andrea Doróthee Stephan

  • Tradução: Trabalho, Amor e Reconhecimento. Jürgen Habermas (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 337 a 341).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13352

MONTALVO, Márcia Rodrigues Soler

  • Saberes contemporâneos e docência universitária. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 253 a 272).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577

MONTEIRO, Alexandrina

  • Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 133 a 154)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51974

MONTEIRO, Joaquim

MORAES, Ana Cristina

  • O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1373 a 1400)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001

MORAIS, Régis de

  • Esboço de uma teoria da educação superior (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 51 a 58).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1911

MOREAU, Didier

  • Différence et désidentification: une théorie de l'émancipation éducative (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1475 a 1495)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36999

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa

  • Identidades, saberes e práticas (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 137 a 157).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/245

MOREIRA, Fernando de Sá

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira

  • O problema da fundamentação da ética na filosofia de Schopenhauer (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 207 a 241).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/248

  • A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 55 a 72).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7413

MOREIRA, José Antônio Marques

  • Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 857 a 885).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17333

MOREIRA, Laélia Portela

  • MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 331 a 346).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351

MOREIRA, Maria José M.

  • A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933

MORO, Pe. Ulpiano Vazquez         

  • A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 55 a 72).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7413

MOSSI, Cristian Poletti

  • Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1571 a 1589)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669

MOTA, Maria Veranilda Soares

  • Sexualidade silenciada na escola (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 220).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1092

  • Teoria reichiana e seus reflexos na educação (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 261 a 268).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807

  • Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751

MOURA SOBRINHO, Vicente Batista de   

  • (Re)Leitura do ensino através da imprensa jornalística: uma abordagem sócio-histórica (Uberlândia, MG, 1940 – 1960) (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 165 – 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/612  

MÜHL, Eldon Henrique

  • Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 251 a 277)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642

MÜLLER, Fernando Leonardo

  • Educação em Feyerabend (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 35 a 52).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/695

MÜLLER, Marcos Lutz

  • Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1255 a 1294)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56408

MURARO, Darcisio Natal

  • A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 243 a 274)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646

MURCHO, Desidério

  • A natureza da filosofia e o seu ensino (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 79 a 99).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1968  

MUSSE, Ricardo               

  • TODOROV, Tzvetan. Nós e os Outros: A reflexão francesa sobre a diversidade humana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 194p., 1993 (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 309).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1041

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins

NALDINHO, Thiago Canonenco

  • A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8201

NASCIMENTO, Alvimar Ferreira

  • Avaliação docente: rumo à qualificação do trabalho acadêmico (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 19 a 24).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1223

  • Uma análise do curso de graduação em engenharia química da UFU (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 135 a 146).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1235

NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do

  • Estruturalismo e teologia (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 51 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/863

  • Roberto Grosseteste: física e matemática. Comentário de Roberto Grosseteste à física (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 201 a 228).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2180

NASCIMENTO, David Inácio

  • A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo Possibilidades para pensar a “Atualidade” (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 537 a 558).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64851

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães

NASCIMENTO, Ruben de Oliveira

  • Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 95 a 123).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27893

NAVIA, Ricardo J.            

  • Modalidade de uma forma alternativa de fazer filosofia: análise de um texto de Max Horkheimer (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 61 a 78).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1071

  • En torno a una polemica sobre la fundamentacion de los juicios eticos (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 09 a 22).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1048

  • El argumento del lenguaje privado en Wittgenstein y algunas de sus repercusiones filosóficas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 21 a 32).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/762

NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza

  • Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 103 a 128).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768

NEITZEL, Odair

  • Os processos de constituição do eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofia. (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 811 a 827).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24738

NERY, Paulo Roberto Albieri

  • Labirinto dos sentidos (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 93 a 98).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1073

NERY, Vanda Cunha Albieri

  • Teorias éticas como parâmetro da gestão das organizações educacionais superiores (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 219 a 252).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/420

NETTO, Mário Borges

  • Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 193 a 226).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/469

  • Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021 (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 6).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849

NEUBAUER, Vanessa Steigleder

  • Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23371

NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre

  • A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível? (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 647 a 663).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016

NIGGLI, Ursula

  • Heloisa oder die Sehnsucht nach Freundschaft (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 173 a 206).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/247

NOBRE, Maria Teresa

  • Dispositivos da Formação Teórica Queer contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63270

NOGUEIRA, Carla Maria Leite

  • Percepções sobre as abordagens à aprendizagem – estudo de variáveis psicológicas. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 323 a 372).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21649

NOGUEIRA, Eliete Jussara

  • Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367

NOGUEIRA, Mário Lúcio de Lima

  • A importância da educação para os portadores de necessidades especiais (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 159 a 172).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/246

NOGUEIRA, Sandra Vidal

  • O Redimensionamento teórico da perspectiva interdisciplinar nos anos 90: limites e possibilidades (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/743

NOVAIS, Gercina Santana

  • Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709

NUNES, Clarice  

  • Anísio Teixeira: uma vocação pública a serviço da educação do país (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 11 a 48).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/732

NUNES, Lina Cardoso

  • A abordagem reflexivo-dialógica na formação de formadores on-line: possibilidades e desafios (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 13 a 38).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/295

NUNES, Luciana de Souza

  • Formação Médica e Processos Inclusivos práticas interdisciplinares de ensino balizadas pelos saberes da educação especial (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 311 a 332).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60452

NUNES, Marcus Vinicius de Souza

  • Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 757 a 778)

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58994

NUNES, Mário Luiz Ferrari

  • O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 789 a 818)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52940

NUNES, Silma do Carmo

  • Resistência a novas propostas de história nas escolas estaduais (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 115 a 126).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1157

  • Concepções de mundo veiculadas no ensino de história do curso ginasial em Minas: 1954-1964 (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 83 a 96).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/968

  • Concepções de mundo no ensino de história de 5º a 8º séries na escola estadual em Minas Gerais (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 286).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/945

NUNES SOBRINHO, Rubens Garcia

  • Educação e filosofia da libertação (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 61 a 74).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1245

  • Inteligência e psykhé: a epistemologia de Platão (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 89 a 117).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/465

  • A epistemologia charroniana de Descartes (I) (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 351 a 372).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2098

  • A epistemologia charroniana de Descartes (II) (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 121 a 147).

https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13338

NÚÑEZ, Isauro Beltrán

  • O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da química: reflexões didático-filosóficas (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 275 a 305)

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46410