M-N
INDICE REMISSIVO POR AUTORES (M-N) - 36 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.75/2021)
MACED, Dion Davi
- O arco e a lira - o inaudito na Erótica de Safo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 91 a 112).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1006
MACEDO, Aldenora Conceição de
- Solidariedade intelectual: Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64209
MACEDO, Leosino Bizinoto
- Liberdade e responsabilidade objetiva e subjetiva (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 125 a 150).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1920
- Racionalização e diferenciação (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 155 a 170).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1922
- O mito da caverna: segundo a ordem das razões e da sensibilidade (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 29 a 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1988
- A segurança em Descartes (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 41 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071
- Liberdade e responsabilidade objetiva e subjetiva (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 125 a 150).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1920
- “Ninguém filosofa entre os Deuses” (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 43 a 56).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1152
- Implicações estéticas do pensamento cartesiano (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 119 a 124).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1075
MACHADO, Diandra Dal Sent
- Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 27).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59480
MACHADO, Glaé Corrêa
- As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 241 a 267).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60460
MACHADO, Liliane Campos
- CICILINI, Graça A.; BARAÚNA, Silvana Malusa (Org.). Formação docente: saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: Edufu, 2006 (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 481 a 486).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7977
MACHADO, Lucas Nascimento
- Apresentação - Dossiê Perspectivas da Filosofia Intercultural (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1099 a 1108) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58697
MACHADO, Maria Clara Tomaz
- A história de Uberlândia por um outro viés - a sociedade do trabalho (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 25 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2069
MACHADO, Maria Cristina Gomes
- Um precursor do manifesto dos pioneiros da educação nova: as contribuições de Carneiro Leão (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 353 a 365).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/598
MACIEL, Carlos César Macêdo
- A formação política do professor: um olhar sobre a história (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53523
MACIEL, Francisca Izabel Pereira
- O caminho suave no cotidiano das professoras alfabetizadoras (v.26 n. Especial 2012 p. 305 a 328).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17955
MADUREIRA, Elizabeth
- A historiografia "clássica" da educação de Mato Grosso e avanços contemporâneos implementados pelo grupo de pesquisa em história do IE/UFMT (v. 18 n. Especial 2004 p. 41 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11221
MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano
- Formar um homem para o meio rural em benefício do desenvolvimento nacional: ruralismo pedagógico na escola normal rural de Juazeiro do Norte (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 99 a 118).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2190
MAGALHÃES, Justino Pereira de
- O elemento civilizatório e a educação nas relações históricas Portugal-Brasil/Brasil-Portugal (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 35 a 50).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/606
- Apresentação (Orgs.) Dossiê: A história do ensino primário em Portugal. Variações temático curriculares ou convergências do olhar? (v.27 n. Especial 2013 p. 15 a 20).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23145
- O rural e a escolarização em Portugal. (v.27 n. Especial 2013 p. 63 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688
- Os Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 83 a 108) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47899
MAIA FILHO, Osterne Nonato
- O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares (v.33 n.68 maio/ago. 2019 p. 925 a 957) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46626
MAIA, Tatiana Vargas
- The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 375 a 401)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50382
MAIMONI, Eulália H.
- Relato verbal e julgamento da professora sobre o rendimento do aluno: relação com os comportamentos observados em sala de aula (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 53 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1004
MAINARDES, Jefferson
- A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal: uma análise de documentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (v.28 n. Especial 2014 p. 155 a 179).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24608
MALARD, Letícia
- Ficção e história na narrativa contemporânea (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 105 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/970
MALUSÁ, Silvana
- Saberes contemporâneos e docência universitária (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 253 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577
- A socialização profissional de professores na educação superior (v.26 n. Especial 2012 p. 259 a 288).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676
MANIERI, Dagmar
- HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 323 a 328).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2199
MANO, Marcel
- Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363
MANOEL, Ivan Aparecido
- O movimento histórico: produto da (des) razão (um ensaio sobre a filosofia católica da história) 1800 – 1960 (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 63 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/627
MANTOVANI, Harley Juliano
- Arqueologia da criação em Merleau-Ponty: plástica da des-figuração (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 61 a 88).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/464
- Música e civilização em Adorno: a assimetria da música e a mortificação da audição (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 631 a 658).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17731
MANZI FILHO, Ronaldo
- A metafísica da presença dissimulada na fenomenologia husserliana e a máquina de escrever freudiana – revisitando Derrida. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 381 a 408).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24040
MARANGON, Márcio Luís
- A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62463
MARCELLINO, Nelson Carvalho
- GUIMARÃES, Áurea Maria. Vigilância, punição e depredação escolar. Campinas, Papirus, 1985, 183 p. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 126 a 127).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2004
- OLIVEIRA, Paulo de Salles. Brinquedo e indústria cultural. Petrópolis, Vozes, 1986, 96 p. (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 129 a 130).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2082
MARCOLINI, Cristina Guimarães
- O dentista educador e sua competência para avaliar (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 11 a 22).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1022
MARIN, Lucas Josias
- Universidade Contemporânea Pressões da Modernidade Líquida (v.36 n.77 maio./ago. 2022).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59936
MAROCCO, Angelo
- Logos, carità intellettuale e testimonianza nella ricerca e didattica scientifica (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 185 a 197).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1974
MARQUES, Alexsandro da Silva
- A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 253 a 270).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50899
MARQUES, Davina
- Ciranda de experimentações: giros que ressoam forças (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1539 a 1557) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40667
MARQUES, Eliana Sousa Alencar
- Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 765 a 792)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37463
MARQUES, Jordino F.
- Éthos e ética em Heidegger (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 59 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1866
MARQUES, Luciana Pacheco
- Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidade de (des)encaixes do tempo (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 771 a 796).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23800
- A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças (v.36 n.77 maio./ago. 2022). https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782
MARQUES, Lúcio Álvaro
- Corpus Paraensis (v.35 n.74 maio./ago. 2021 p. 1 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63280
MARQUES, Mara Rúbia Alves
- O professor pedagogo e licenciado nos projetos de educação à distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – 2000/2003 (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 331 a 352).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/597
MARQUES, Tânia Mendonça
- Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863
MARQUEZ, Damáris Naim
- Aspectos (Lingüístico) - Cognitivos do processo de interpretação textual (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 214).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1086
MARQUEZ-FERNANDEZ, Alvaro
- La epistemología como disciplina científica para el desarrollo de la investigación en los estudios de postgrado (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 89 a 102).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/767
MARSICO, Rosanna
- GIACOMO, G. di. Estetica e Letteratura, il grande romanzo tra Otto e Novecento. Bari: Laterza, 1999. 258 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 293 a 296).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/728
- Vv., Senso e storia dell' estetica, a cura di Pietro Montani, Parma, Pratiche Editrice, 1999, V ristampa, pp, 885. (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 195 a 198).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/705
MARSON, Fernando
- Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/932
MARTINAZZO, Celso José
- A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivo (v.31 n.61 jan./abr. 2017 p. 345 a 368) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31375
- O sentido do ato de educar em Edgar Morin (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 401 a 426) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39154
MARTINS, Carlos José
- Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 31 a 44) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55513
MARTINS, Custódia Alexandra Almeida
- Rousseau e o seu discurso: variações entre o eu e as justificações. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 71 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17599
MARTINS, Ernesto Candeias
- A filosofia da educação na actualidade (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 155 a 178).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122
- O conceito de emancipação como uma nova meta educativa na formação humana (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 39 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1070
- Os humanismos e a sua re-ligação ao homem (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 93 a 114).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/927
- Epistemologia das possibilidades educativas: reconstruir o conhecimento pedagógico (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 89 a 120).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/255
- Perspectiva epistemológica da realidade: “independência coexistência” nas formas de conhecimento. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 263 a 288).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6257
MARTINS, Leandro José de Souza
- Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64064
MARTINS, Liziane
- Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24953
MARTINS, Maria do Carmo Fernandes
- A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil (v.12 n.24 jun./dez. 1998 p. 11 a 47).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844
MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
- Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 27 a 36).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750
- Política de identificação de estudantes em situação de deficiência em uma universidade pública brasileira (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 65 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61976
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira
- O governo das diferenças e a potência da vida surda na escola (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 73 a 101) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51978
MARTIRANO, Maurizio
- Alcune considerazioni sul tema del’Oriente nella storiografiadi Carlo Cattaneo (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 37 a 60).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/473
MASCIA, Márcia Aparecia Amador
- Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 279 a 306)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51259
MATA, Vilson Aparecido da
- LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas: Editora Alínea, 2011. 265 p. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 383 a 392).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17411
MATOS JÚNIOR, Fábio Amorim de
- A limitação do élenchos e sua implicação na defesa de Sócrates conforme a Apologia de Platão (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 119 a 153).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/466
MATOS, José Cláudio Moreli
- Concepções evolucionistas da cultura e a questão da educação (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 33 a 61).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/910
- A interpretação de textos e a formação da pessoa reflexiva – sobre a concepção deweyana da leitura. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 579 a 596).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13781
MATOS, Junot Cornélio
- Desvelando a máscara da religião: uma reflexão desde a filosofia de Nietzsche (v.32 n.64 jan./abr. 2018 p. 233 a 242)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32386
MATSUI, Sussumo
- O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30949
MATTHIESEN, Sara Quenzer
- Das críticas de Herbert Marcuse a Wilhelm Reich (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 57 a 76).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/765
MAZZOTTA, Giuseppe
- RATTO, Franco. Materiali per un confronto: Hobbes – Vico. Studi sul Linguaggio, sulla Comunicazione e sull’Apprendimento. Collana direta da Roberto Fedi e Marcel Danesi. Guerra Edizioni, Perugia, 2000. Pp. 181. ____. Hobbes, tra scieza della política e teoria dele passioni. Legas, Brooklyn, N.Y., Ottawa, Ontario, y Toronto, Ontario, 2000. p. 160. (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 199 a 204).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/706
MEDEIROS, Djalma
- O memorável erro de Descartes segundo Leibniz: a questão da força viva. (v.25 n. Especial 2011 p. 267 a 291).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30018
MEDEIROS, Fernanda de
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795
MEDEIROS, Marilu Fontoura de
- Eixos emergentes na proposta habermasiana e a possibilidade da ação pedagógica crítica e reflexiva (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 49 a 66).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1052
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/795
MEDICA, Celestino
- CAPORALINI, José Beluci. Reflexões sobre O Essencial de Santo Agostinho. Maringá: Clichetec Gráfica Editora, 2007. 132 p (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 183 a 187).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/916
MEDICI, Rita
- Coercizione e formazione. Il rapporto tra progetto educativo eteoria politica nel pensiero di Gramsci. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 39 a 57).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24961
MEGALE, Claudia
- The new ratio studiorum: Vico contra Arnauld (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 841 a 856).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22961
- Strategie interpretative e didattiche intorno alla Vita del Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 41 a 75).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24830
MEIRA, José Normando Gonçalves
- ENKVIST, Inger. Educação: Guia para perplexos. Campinas-SP: Kirion, 2019. 142 p. (v.35 n.73 jan./abr. 2021 p. 521 a 530).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57621
MELÉNDEZ, Luis Arturo Ávila
- Universidades locales: Ejemplos de marcos de interacción para el establecimiento contencioso de convenciones culturales (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 139 a 170).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/630
MELO, Geovana Ferreira
- A socialização profissional de professores na educação superior (v.26 n. Especial 2012 p. 259 a 288). https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676
MELO, José Joaquim Pereira
- A educação senequiana (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 61 a 87).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/254
- Santo Agostinho e a educação como um fenômeno divino (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 409 a 434).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7975
MELO, Nelio Vieira
- Da desconstrução do logos à via curta do saber outramente (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 703 a 724).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26489
MELO, Vinícius Dias de
- Sobre a continuidade metodológica em Michel Foucault: da fundamentação de uma teoria do enunciado para o cuidado de si (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 30).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59471
MENDES, Elise Barbosa
- Algumas implicações pedagógicas da epistemologia de Piaget (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 2010 p. 293 a 294).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/956
MENDES, Geovana Mendonça Lunardi
- Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes (v.34 n.72 set./dez. 2020 p. 1409 a 1444)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54751
MENDES, Olenir Maria
- A formação de professores no contexto educacional brasileiro (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 75 a 92).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682
- Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709
- O direito de aprender e a produção da qualidade na escola pública a partir da avaliação. (v.28 n. Especial 2014 p. 245 a 262).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24612
MENDEZ, Evaristo
- La epistemología como disciplina científica para el desarrollo de la investigación en los estudios de postgrado (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 89 a 102).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/767
MENDONÇA, Samuel
- A autonomia do aluno nas concepções clássica e iluminista de educação. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 25 a 46).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596
MENEGHETTI, Rosa Gitana Krob
- A proposta educacional metodista no Brasil (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 205 a 226).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/853
MENEZES NETO, Antonio Júlio de
- Participação e educação: o caso das políticas sociais em Minas Gerais (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 155 a 168).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/930
MENEZES, Edmilson
- Kant e a idéia de educação das luzes. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 113 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/737
MERCAU, Horacio Héctor
- Educação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 219 a 241)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47803
MERÇON, Juliana
- História e liberdade: a esperança de Freire e de Spinoza (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 551 a 563).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378
MESQUITA, Ilka Miglio de
- FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papiros, 1996. 248 p. (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 287 a 292).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/813
MEYER, Gil
- BANKS-LEITE, Lucci (org) Percursos Piagetianos. São Paulo, Cortez, 1997 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 273 a 276).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/809
MIGLIORI, Maurizio
- Come scrive platone. Esempi di una scrittura a carattere “protrettico”. (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 41 a 80).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/242
- Un caso estremo: il progetto educativo di Platone, scrittore di filosofia¹: la centralità dell’educazione per la società ateniense (v.31 n.61 jan./abr. 2017) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37866
MILITÃO, Maria Socorro Ramos
- Apresentação Dossiê: Filosofia da Educação: Atualidade de Marx e Gramsci (Orgs) (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 23 a 25).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27788
- Apresentação Dossiê: Filosofia Política: atualidade de Marx e Gramsci (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 531 a 533).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27806
- Formação política e movimentos sociais: uma perspectiva gramsciana. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 617 a 641).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25039
MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo
- Estudo descritivo da interação verbal professora-aluno em uma classe de alfabetização em diferentes momentos do ano letivo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 209 a 210).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/982
- A socialização profissional de professores na educação superior (v.26 n. Especial 2012 p. 259 a 288).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17676
MIRANDA, Luiz Francisco A.
- Voltaire e o século de Luiz XIV: a vitória das luzes (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 457 a 480).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2154
MIRANDA, Maria Irene
- A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 239 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576
- Epistemologia genética, alfabetização e letramento (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 141 a 158).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1972
- Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2147
MIRANDA, Tereza Yoshico Tanizaki de
- Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1863
MIRANDA, Theresinha Guimarães
- Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal uma reflexão sobre a sua inclusão (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 269 a 310).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469
MÖLLMANN, Andrea Doróthee Stephan
- Tradução: Trabalho, Amor e Reconhecimento. Jürgen Habermas (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 337 a 341).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13352
MONTALVO, Márcia Rodrigues Soler
- Saberes contemporâneos e docência universitária. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 253 a 272).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577
MONTEIRO, Alexandrina
- Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 133 a 154)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51974
MONTEIRO, Joaquim
- Ética e subjetividade no Budismo chinês contemporâneo (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1189 a 1221) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56386
MORAES, Ana Cristina
- O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1373 a 1400)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001
MORAIS, Régis de
- Esboço de uma teoria da educação superior (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 51 a 58).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1911
MOREAU, Didier
- Différence et désidentification: une théorie de l'émancipation éducative (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1475 a 1495)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36999
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa
- Identidades, saberes e práticas (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 137 a 157).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/245
MOREIRA, Fernando de Sá
- Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche (v.32 n.65 maio/ago. 2018 p. 607 a 650) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613
MOREIRA, Jacqueline de Oliveira
- O problema da fundamentação da ética na filosofia de Schopenhauer (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 207 a 241).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/248
- A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 55 a 72).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7413
MOREIRA, José Antônio Marques
- Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 857 a 885).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17333
MOREIRA, Laélia Portela
- MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 331 a 346).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351
MOREIRA, Maria José M.
- A propósito da promoção do docente na UFU (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 247 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1933
MORO, Pe. Ulpiano Vazquez
- A concepção de subjetividade em Lévinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 55 a 72).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7413
MOSSI, Cristian Poletti
- Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação (v.31 n.63 set./dez. 2017 p. 1571 a 1589)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40669
MOTA, Maria Veranilda Soares
- Sexualidade silenciada na escola (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 220).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1092
- Teoria reichiana e seus reflexos na educação (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 261 a 268).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807
- Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751
MOURA SOBRINHO, Vicente Batista de
- (Re)Leitura do ensino através da imprensa jornalística: uma abordagem sócio-histórica (Uberlândia, MG, 1940 – 1960) (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 165 – 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/612
MÜHL, Eldon Henrique
- Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional (v.34 n.70 jan./abr. 2020 p. 251 a 277)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642
MÜLLER, Fernando Leonardo
- Educação em Feyerabend (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 35 a 52).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/695
MÜLLER, Marcos Lutz
- Liberdade e eticidade: o diagnóstico crítico da modernidade política em Hegel (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1255 a 1294)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56408
MURARO, Darcisio Natal
- A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 243 a 274)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646
MURCHO, Desidério
- A natureza da filosofia e o seu ensino (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 79 a 99).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1968
MUSSE, Ricardo
- TODOROV, Tzvetan. Nós e os Outros: A reflexão francesa sobre a diversidade humana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 194p., 1993 (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 309).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1041
MUTTI, Gabriele de Sousa Lins
- Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino (v.33 n.69 set./dez. 2019 p. 1623 a 1658) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47793
NALDINHO, Thiago Canonenco
- A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8201
NASCIMENTO, Alvimar Ferreira
- Avaliação docente: rumo à qualificação do trabalho acadêmico (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 19 a 24).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1223
- Uma análise do curso de graduação em engenharia química da UFU (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 135 a 146).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1235
NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do
- Estruturalismo e teologia (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 51 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/863
- Roberto Grosseteste: física e matemática. Comentário de Roberto Grosseteste à física (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 201 a 228).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2180
NASCIMENTO, David Inácio
- A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo Possibilidades para pensar a “Atualidade” (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 537 a 558).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64851
NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães
- La Filosofía realista y naturalista de John Dewey: Contribuciones para una epistemología en la actualidad (v.31 n.62 maio/ago. 2017 p. 909 a 942) http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34741
NASCIMENTO, Ruben de Oliveira
- Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski. (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 95 a 123).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27893
NAVIA, Ricardo J.
- Modalidade de uma forma alternativa de fazer filosofia: análise de um texto de Max Horkheimer (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 61 a 78).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1071
- En torno a una polemica sobre la fundamentacion de los juicios eticos (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 09 a 22).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1048
- El argumento del lenguaje privado en Wittgenstein y algunas de sus repercusiones filosóficas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 21 a 32).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/762
NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza
- Especialização em ensino de geociências: análise de uma prática (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 103 a 128).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/768
NEITZEL, Odair
- Os processos de constituição do eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofia. (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 811 a 827).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24738
NERY, Paulo Roberto Albieri
- Labirinto dos sentidos (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 93 a 98).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1073
NERY, Vanda Cunha Albieri
- Teorias éticas como parâmetro da gestão das organizações educacionais superiores (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 219 a 252).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/420
NETTO, Mário Borges
- Reforma do Estado e do ensino superior: flexibilização curricular e mundo do trabalho (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 193 a 226).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/469
- Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021 (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 6).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849
NEUBAUER, Vanessa Steigleder
- Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23371
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre
- A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível? (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 647 a 663).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016
NIGGLI, Ursula
- Heloisa oder die Sehnsucht nach Freundschaft (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 173 a 206).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/247
NOBRE, Maria Teresa
- Dispositivos da Formação Teórica Queer contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida (v.35 n.75 set./dez. 2021 p. 1 a 34).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63270
NOGUEIRA, Carla Maria Leite
- Percepções sobre as abordagens à aprendizagem – estudo de variáveis psicológicas. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 323 a 372).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21649
NOGUEIRA, Eliete Jussara
- Educação, psicastenia e intelectualidade. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 539 a 558).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14367
NOGUEIRA, Mário Lúcio de Lima
- A importância da educação para os portadores de necessidades especiais (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 159 a 172).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/246
NOGUEIRA, Sandra Vidal
- O Redimensionamento teórico da perspectiva interdisciplinar nos anos 90: limites e possibilidades (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/743
NOVAIS, Gercina Santana
- Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709
NUNES, Clarice
- Anísio Teixeira: uma vocação pública a serviço da educação do país (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 11 a 48).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/732
NUNES, Lina Cardoso
- A abordagem reflexivo-dialógica na formação de formadores on-line: possibilidades e desafios (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 13 a 38).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/295
NUNES, Luciana de Souza
- Formação Médica e Processos Inclusivos práticas interdisciplinares de ensino balizadas pelos saberes da educação especial (v.36 n.76 jan./abr. 2022 p. 311 a 332).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60452
NUNES, Marcus Vinicius de Souza
- Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital (v.35 n.74 maio/ago 2021 p. 757 a 778)
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58994
NUNES, Mário Luiz Ferrari
- O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos (v.34 n.71 maio/ago. 2020 p. 789 a 818)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52940
NUNES, Silma do Carmo
- Resistência a novas propostas de história nas escolas estaduais (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 115 a 126).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1157
- Concepções de mundo veiculadas no ensino de história do curso ginasial em Minas: 1954-1964 (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 83 a 96).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/968
- Concepções de mundo no ensino de história de 5º a 8º séries na escola estadual em Minas Gerais (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 286).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/945
NUNES SOBRINHO, Rubens Garcia
- Educação e filosofia da libertação (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 61 a 74).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1245
- Inteligência e psykhé: a epistemologia de Platão (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 89 a 117).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/465
- A epistemologia charroniana de Descartes (I) (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 351 a 372).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2098
- A epistemologia charroniana de Descartes (II) (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 121 a 147).
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13338
NÚÑEZ, Isauro Beltrán
- O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da química: reflexões didático-filosóficas (v.33 n.67 jan./abr. 2019 p. 275 a 305)
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46410