A-B

INDICE REMISSIVO POR AUTORES (A-B)  - 35 ANOS DE PUBLICAÇÕES (n.1/1986 – n.72/2020)

ABDALA, Mônica Chaves

ADAMS, Adair

ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva

  • A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 193 a 216).

ADRIÃO, Theresa

  • Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública (v.28 n. Especial 2014 p. 263 a 282).

AFONSO, José António

  • A escola pública laica em Portugal: a República e os republicanos– um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910- 1926) (v.27 n. Especial 2013 p. 21 a 62).

AGOSTINI, Igor

AGOSTINI, Siegrid

AGUIAR, Fernando          

  • Confianza y racionalidad (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 239 a 246).

AGUIAR, Odílio Alves

  • Condição humana e educação em Hannah Arendt (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 23 a 42).

ALCOFORADO, Paulo     

  • Roteiro para o estudo do Órganon (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 09 a 32).
  • Cronologia das obras lógicas de Aristóteles (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 43 a 56).
  • Tradução: Pensamentos compostos. Uma investigação lógica. Gottlob Frege. Paulo Alcoforado (trad.) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 243 a 268).

ALEXANDRE, Bruno Santos

ALGARTE, Roberto A.    

  • Modernidade e cidadania nas relações estado e sociedade (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 141 a 162).

ALMADA, Leonardo Ferreira

  • A neurociência afetiva como orientação filosófica: por uma ressignificação neurofilosófica do papel das emoções na estruturação do comportamento (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 201 a 226).
  • VIII Colóquio Antero de Quental, 2009, São João Del-Rey. Atas do VIII Colóquio Antero de Quental. São João Del-Rey: Estudos Filosóficos, n. 3, jul./dez. 2009. 368 p. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 321 a 326).

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de

  • Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).

ALMEIDA, Alzira Jeronimo de Melo

  • ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p. (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 263 a 270).

ALMEIDA, Davi da Costa

ALMEIDA, Paulo Roberto Andrade de

  • MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da comunicação: para uma crítica da modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 237 a 241).

ALMEIDA, Rogério de

  • O imaginário trágico de Ricardo Reis: uma educação para a indiferença. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 635 a 654).

ALVARENGA, André Martins

ALVES JÚNIOR, Douglas Garcia

  • Reconciliação e rememoração da natureza no sujeito: Adorno e a questão da possibilidade da filosofia (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 117 a 130).

ALVES, Antônio José Lopes

ALVES, Claudia

ALVES, Flávio Soares

AMADO, Wolmir               

  • A Universidade e a regionalização na filosofia da libertação (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 147 a 162).
  • O ensino colonial pré-pombalino no Brasil - 1549 a 1759 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 57 a 78).

AMARAL FILHO, Fausto dos Santos

AMARAL, Giana Lange do

AMATO, Rita de Cássia Fucci

  • Santo Agostinho: “De Musica” (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 131 a 164).

AMITRANO, Georgia

  • Apresentação (Orgs.) Dossiê Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 543 a 545).
  • Com-por, rastros e espectros de Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 615 a 630).

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de

  • GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciências para professores do 1° grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas, 1992. (tese de doutorado) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 123 a 126).

AMORIM, Filipi Vieira

ANDRADE, Antônio dos Santos de

  • Quem são os alunos repetentes da primeira série do primeiro grau do município de Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 127 a 152).

ANDRADE, Ciro Schmidt

  • “El amor a la sabiduría” como fundamento didáctico (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.07 a 14).
  • Proyectos educativos desde la hermenéutica analógica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 297 a 322).

ANDRADE, Julia Pinheiro

  • Educação e democracia: um ensaio sobre o conceito de experiência em John Dewey (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 15 a 42).

ANDRADE, Marcelo

  • Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).

ANGIONI, Lucas               

  • BERTI, Enrico. Aristóteles no século XX; tradução de Dion David Macedo. São Paulo, Loyola, 1997 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 277 a 282).
  • BERTI, Enrico. As Razões de Aristóteles, tradução de Dion David Macedo. São Paulo: Edições Loyola, São Paulo, 1998. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 277 a 282).
  • BOLOTIN, D. An approach to Aristotle’s Physics (with particular attention to his manner of writing) (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 183 a 190).

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos

  • Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883) (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 233 a 263).

AQUINO, Julio Groppa

  • Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 21).

AQUINO, Orlando Fernández

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
  • Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).
  • A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).

ARAÚJO, Abelardo Bento

  • HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobreas origens da mudança cultural. 15. ed. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 677 a 681).

ARAUJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu

  • A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 887 a 914).

ARAÚJO, Cícero               

  • A moral humeana em contexto (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 45 a 58).

ARAÚJO, Elizabeth Adorno de

  • Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 185 a 200).

ARAÚJO, Hugo Filgueiras de

ARAÚJO, José Carlos Souza

  • Em busca dos fundamentos filosóficos da Educação Nova (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 25 a 34).
  • Algumas notas sobre as pesquisas educacionais na Universidade Federal de Uberlândia (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 113 a 116).
  • Da ideologia: para o exorcismo de um instrumento de análise (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 163 a 176).
  • Episteme e método para o resgate da memória educacional de Uberlândia (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 41 a 50).
  • História de vida e símbolo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 79 a 82).
  • Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
  • Ensino laico e religioso na ótica da imprensa Uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).

ARAÚJO, Marta Maria de

  • Apresentação do Dossiê Escolas, escolarizações e utensilagens materiais no espaço luso-brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 15 a 18).
  • A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 19 a 36).

ARAÚJO, Ricardo Corrêa de

  • A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 665 a 686).

ARAÚJO, Rita de Cássia Pimenta de

  • A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva

  • História e Psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 159 a 184).

ARMOGATHE, Jean-Robert

  • Descartes em seu século (v.25 n. Especial 2011 p. 17 a 36).

ARRUDA, Marina Patricio

ASCOLANI, Adrían

  • Apología y crítica de la educación pública en Argentina: los dilemas del pensamiento historiográfico en el siglo XX (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 17 a 46).

ASSUNÇÃO, Washington Luiz

  • A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 290).

AXT, Margarete

AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de

AZEVEDO, Marta Maria

  • Jejuka - Suicídio entre os Kaiowá (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 115 a 124).

BACH, Augusto

BACH JUNIOR, Jonas

  • Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).

BACK, Rainri

BAKOS, Margarete M.     

  • Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).

BANNELL, Ralph

  • The practice of reason: rationality, language and social ontology. (v.26 n. Especial 2012 p. 73 a 114).

BARBOSA, Camila Palhares

BARBOSA, Claúdio Luis de Alvarenga

  • A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 65 a 80).
  • A fundamentação da felicidade em Marx (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 147 a 162).

BARBOSA, Cristiane Aparecida

  • A desigualdade nos clássicos políticos: de Platão a Rousseau (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 145 a 164).

BARBOSA, Cristiano

BARBOSA, Vanderlei

BARCELOS, Nora-Ney Santos

  • A técnica de problema como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de uma experiência (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 137 a 142).
  • A prática de ensino de biologia na Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição para a formação didático-pedagógica do biólogo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 159 a 168).

BARCELOS, Tânia Maia

  • Subjetividade: inquietudes contemporâneas (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.149 a 160).

BARONI, Vivian

BARREIRA, Marcelo Martins

  • Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 105 a 124).

BARREIRO, Aguida Celina de Méo

  • Psicologia da educação nas licenciaturas em física, química e matemática (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 83 a 88).
  • Modelos de ensino (v.8 n.15 jan./jun. 1993p. 109 a 116).

BARROS, Josemir Almeida

  • As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).

BASSANI, Jaison José

  • Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questão para educação do corpo (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 641 a 669).

BASSI, Romana

  • Aspetti etici del rapporto mente-corpo nella Scienza Nuova. (v.28 n. Especial 2014 p. 77 a 91).

BASTOS, Adriana Teixeira

BASTOS, Maria Helena Camara

  • A educação do caráter nacional: leituras de formação (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 31 a 50).
  • CASPARD-KARYDIS, Penélope (dir.) La Presse d´éducation et d´enseignement. 1941 – 1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. tome 1: A –D. 763 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 287 a 292).

BATISTA, Aline Maria de Melo

  • Práxis, consciência de práxis e educação popular: algumas reflexões sobre suas conexões (v.21 n.42 jul./dez. 2007p. 169 a 192).

BATISTA, Gustavo Araújo

  • As categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-políticas do pensamento lockeano (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 35 a 82).

BATISTA, Sueli Soares dos Santos

  • Reflexões sobre arte e educação: a história, a filosofia, a sociedade... (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 365 a 380).

BATTISTI, César Augusto

  • A prova da existência da multiplicidade de corpos na Sexta Meditação. (v.25 n. Especial 2011 p. 181 a 214).

BELGIOIOSO, Giulia

  • Le débat sur l’union dans les lettres de René Descartes: un esquisse (v.29 n. Especial 2015 p. 17 a 84).

BENGOETXEA, Juan Bautista

  • Filosofía y enseñanza de la química sin reducionismos (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 233 a 258).

BENJAMIM, Cássio Correia

  • Família, sociedade civil e estado na filosofia do direito de Hegel (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 89 a 112).
  • O jusnaturalismo moderno (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 117 a 142).

BERNAL, Juan Guillermo Diaz

BERNARDES, Adriana A. Martins

  • KRAMER, Sônia (Coord.) e outras. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo, Ática, 6a ed., 1993. (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 301 a 302).

BERNARDO, Fernanda

  • O cogito do adeus - o sujeito em auto-desconstrução (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 587 a 614).

BERTELLONI, Francisco

  • La filosofía explica la revelación. Sobre el “averroismo político” en el Defensor Pacis de Marsilio de Pádua (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 475 a 500).

BERWIG, Aldemir

BETLINSKI, Carlos

 

BEZERRA, Gustavo Cunha

BICCAS, Maurilane de Souza

  • Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).

BISBAL, Josep Martínez

  • Sobre José Gaos y el absurdo de enseñar filosofía (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 159 a 182).

BISSOTO, Maria Luisa

BITTAR, Marisa

  • História, política e idéias pedagógicas na educação pública de Mato Grosso do Sul (v. 18 n. Especial 2004 p. 193 a 212).

BITTENCOURT, Agueda Bernardete

  • De documento religioso a fonte histórica: as atas do I Concílio Plenário da América Latina. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 135 a 158).

BITTENCOURT, Jane     

  • Para além da epistemologia do professor (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 89 a 103).

BLANC, Joan Pagès

  • Enseñar a enseñar a participar. Sugerencias, experiencias e investigaciones (v.26 n. Especial 2012 p. 203 a 228).

BOCCA, Francisco Verardi

BOCHETTI, Andrea

BOGÉA, Diogo

BOGGINO, Norberto A.   

  • Psicogenesis o sociogenesis del conocimiento? Una cuestión a precisar (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 93 a 104).
  • Prevención de dificultades en el aprendizaje de aritmética: hipótesis y creencias pedagógicas y psicológicas (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 203 a 224).
  • Obstáculos em el aprendizaje de las ciencias naturales: Indicadores didacticos para prevenis problemas em el aprendizaje (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 141 a 154).

BOM-TEMPO, Juliana Soares

BONACCINI, Juan Adolfo

  • Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. (v.27 n. Especial 2013 p. 211 a 232).

BONACINI, Irma Luiz

  • A maior aula em praça pública: trabalho, política e imaginário das professoras primárias em Minas Gerais (1979 - 1980) (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 216).

BONELLA, Alcino Eduardo

  • Moral deontológica e princípio de universalização: um estudo a partir da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 207 a 208).
  • A ética de Kant (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 37 a 50).
  • GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamentais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E.P.U., 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.277 a 278).
  • VITA, Álvaro. Justiça Liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 315 a 320).
  • Justiça como equidade e utilitarismo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 129 a 140).
  • Teoria crítica e teoria liberal de justiça. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 211 a 224).

BONI, Luis Alberto de

  • A influência da filosofia européia sobre o pensamento brasileiro (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 75 a 90).

BONILLA, Luis

  • Educación y anarquismo: uma mirada luego del desmantelamiento del socialismo real y ante auge de las ideas posmodernistas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 95 a 105).

BONTEMPI JÚNIOR, Bruno

BORGES, Bento Itamar

  • Teoria crítica e pesquisa empírica (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 59 a 66).
  • Os sentidos da “crítica” (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 61 a 80).
  • HACKING, Ian. Representing and Intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge University Press, 1983. 287 p. (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 133).
  • O problema da justificação de teorias: do fundamento último à fundamentação provisória (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 109 a 126).
  • CARVALHO, Maria Cecília M, de (org.) Paradigmas filosóficos da atualidade. Campinas, Papirus, 1989, 305p (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 147 a 152).
  • INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Uberlândia, Gráfica da UFU, 1992. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 219 a 223).
  • MISSIONSWISSENSCHAFTLICHES Institut Missio e. V., Jahrbuch für kontextuelle Theologien/Yearbook of Contextual Theologies/Anuario de Teologías contextuales/Annuaire des Theologies contextuelles.Frankfurt, Verlag für Interkulturelle Kommunikation, 1993 (1994) (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 135).
  • CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250p. (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 189 a 194).
  • Homenagem a Engels no centenário de sua morte (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 77 a 92).
  • FORNET-BETANCOURT, Raúl. O marxismo na América Latina; Trad. Egídio F. Schmitz. São Leopoldo, Editora Unisinos, 1995, 362 p. (Ed. original: Ein Anderer Marxismus? Die Philosophische Rezeption des Marxismus in Lateinamerika, Editora Grünewald, 1994) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 271 a 276).
  • BAHM, Archie J. Comparative Philosophy: Western, Indian and Chinese Philosophies Campared.Edição Revisada. Albuquerque, World Books, 1995, 103 p. (Primeira Edição: 1977) (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 287 a 292).
  • Ethos e Estado Moderno no último Habermas (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 75 a 88).
  • CARVALHO, José Maurício. História da filosofia brasileira: balanço e perspectivas. Londrina, Ed. UEL/Cefil, 1997. 293 p. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 229 a 234).
  • Conflito, troca e justiça: o esclarecimento desde os pré-socráticos (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 49 a 64).
  • PAIM, Antônio. Etapas iniciais da filosofia brasileira. Londrina, UEL, 1998, 272 p.(v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 293 a 296).
  • Crise e democracia (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 33 a 42).
  • Ética e narratividade (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 85 a 96).
  • Obituário: Moacir Bortolozo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 299 a 303).
  • FORNET-BETANCOURT, Raúl (org) Migration und Interkulturalität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade] (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 199 a 210).
  • Tradução: Sobre o filósofo Lichtenberg - Günther Patzig (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 213 a 219).
  • GOMES, LUIZ Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas, Alínea, 2007. 162p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 295 a 302).
  • A presença de Simmel na obra de Habermas (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 247 a 262).
  • NAVIA, Ricardo. Richard Rorty: emplazamiento ala tradición filosófica. Montevidéu, Universidade de la República, 2008, 256 p. (Coleção Carlos Vaz Ferreira) (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 191 a 196).
  • Tradução: Formação e perspectividade. Controvertibilidade e proibição de doutrinação como componentes básicos da formação e da ciência. - Wolfgang Sander. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 757 a 784).
  • Tradução: Controvertibilidade sem controvérsia? - Marcelo Dascal. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 785 a 792).
  • LUBENOW, Jorge A. A categoria de esfera pública em Jürgen Habermas: para uma reconstrução da autocrítica. João Pessoa: Editora Manufatura, 2012. 158 p. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 473 a 477).
  • SILVA, Marconi Oliveira de. Wittgenstein: para além da linguagem agostiniana. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2012. 195 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 921 a 927).

BORGES, Bruno Gonçalves

BORGES, Dinorah Maria de Almeida e

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).

BORGES, Magali de Fátima Dias

  • Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).

BORGES, Paulo

BORGES, Teresa Maria Machado

  • Leitura: da escrita da fala à fala da escrita. Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 292).

BORGES, Vera Lúcia Abraão

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
  • DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés-Editora, 1984, 398 pp (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 299 a 304).
  • Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino, 1925 a 1929 (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 111 a 134).

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves

  • O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 73 a 86).

BORTOLOZO, Moacir     

  • FORNET-BETANCOURT, Raúl. Comentario a la fenomenologia del Espíritu. México, D.F., México, Ediciones de la Universidad la Salle, 1987.(v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 141 a 142).

BOTELHO, Octavio da Cunha

  • A história do reconhecimento da filosofia indiana no ocidente (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 173 a 194).
  • BECK, Heinrich e SCHMIRBER, Gisela (Editores). Paz creativa a partir del Encuentro de Culturas del Mundo. Maracaibo: Rectorado de la Universidade del Zulia, 1996, 482 pp. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 287 a 292).
  • O início da reflexão do conhecimento sobre si mesmo na Índia antiga (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 259 a 278).
  • CAVALIERE, Arlete O. (Ed.). Revista de Estudos Orientais. São Paulo: Departamento de Letras Orientais – FFLCH-USP/Ateliê Editorial, nr. 4, Agosto 2003, 224p.(v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 381 a 386).

BOTO, Carlota J. Malta dos Reis   

  • Emílio: cidadão do mundo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 13 a 18).
  • A pedagogia científica em finais do XIX: alguma leitura e escrita do debate português (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 27 a 48).

BOUFLEUER, José Pedro

BRAGA, Antônio Saturnino

  • Biblioteconomia, filosofia da informação e epistemologia social. Notas para uma possível discussão entre Floridi e Habermas (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 453 a 476).

BRANCATTI, Paulo Roberto

BRANCO, Maria Luísa

  • O modelo da escola cultural como exemplo de uma perspectiva integradora e democrática de educação cívica (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 97 a 114).

BRANCO, Maria Luísa Frazão

  • O "especificamente pedagógico" (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 797 a 810).

BRAVO, Francisco

  • La naturaleza del placer en el Filebo de Platón (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 139 a 160).

BRITO, Ângela Xavier de               

  • A fabricação dos destinos das alunas do colégio Notre-Dame de Sion. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 53 a 79).

BRITO, Maria dos Remédios de

BRITO, Silvia Helena Andrade de

  • Ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954) (v. 18 n. Especial 2004 p. 151 a 172).

BRITTO, Fabiano de Lemos

  • Uma pedagogia da solidão em Nietzsche (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 251 a 262).

BRUNO, Marilda Moraes Garcia

  • A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).

BRUTTI, Tiago Anderson

BUENO, Sinésio Ferraz

  • ADORNO, Theodor W. Emancipação e Educação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 259 a 262).