MEMÓRIAS DE DIRETORES

ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • João Pedro Pezzato
  • Joyce Mary Adam de Paula e Silva
  • Magali de Fátima Dias Borges
  • Maria Isabel Nogueira Tuppy

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257

Palavras-chave:

Memória, Política pedagógica, Práticas

Resumo

O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação.

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Biografia do Autor

  • João Pedro Pezzato
    Doutor em Educação e professor da disciplina Prática de Ensino de Geografia do curso de Geografia da UNESP- Rio Claro.
  • Joyce Mary Adam de Paula e Silva
    Doutora em Educação e professora da disciplina Políticas Públicas do curso de Pedagogia da UNESP- Rio Claro
  • Magali de Fátima Dias Borges
    M estre em Educação, diretora e professora da rede pública de municípios do Sul de M inas Gerais
  • Maria Isabel Nogueira Tuppy
    Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia da UNESP- Rio Claro

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Publicado

2008-03-27

Como Citar

MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 41, p. 135–154, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257. Acesso em: 26 mar. 2025.